Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2022

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
47iVYGz.gif



Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas!
Passei o ano na zona ribeirinha do Seixal. Apanhei cá um frio!
A temperatura estava certamente abaixo dos 10°C. Mais tarde, chego a Carnaxide e estavam 16°C.

Neste momento vamos com 20,1°C. Toca a aproveitar este solinho!
Bem-vindo às ribeiras da Margem Sul, amigo! A Baía do Seixal é, de facto, um autêntico glaciar em dias de tempo anticiclónico, mas acredita em mim: há zonas bem piores que essa! :hehe:
Ontem tentei a minha sorte indo a Cacilhas ver o fogo de artifício. Infelizmente a Câmara de Almada teve outras ideias, pondo o fogo de artifício no Cristo Rei e, ao mesmo tempo, impedindo o acesso ao monumento por causa da pandemia. Bem, pelo menos vi alguma coisa, porque no ano passado não vi nada! Por lá estava bem ameno, com 16ºC de temperatura, mas aqui em casa estava um gelo tremendo, com 13ºC e humidade relativa elevada. :cold:

2021 terminou sendo um ano muito seco e muito quente, com uma temperatura claramente acima do normal (de facto, apenas novembro é que realmente teve uma anomalia negativa, porque todos os restantes meses tiveram anomalia ligeiramente positiva ou positiva em relação à média). O ano terminou seco, apesar de até ter começado bem: o mês de 20/1 a 20/2 foi um dos períodos chuvosos de maior intensidade pela zona, com quase 200 mm acumulados em apenas 30 dias. No resto do ano, o único período chuvoso foi a semana de Natal, porque tirando eventos esporádicos de instabilidade, frentes em dissipação ou aquela tempestade no final de outubro, pouco ou nada choveu. E o pior é que as previsões neste momento até metem dó nesta questão!!! :angry: :rain:

Hoje foi o dia mais quente, mais frio e mais chuvoso do ano, até ao momento. Tal como ontem, foi também um dia ameno, com uma temperatura máxima superior a 20ºC, e durante a madrugada, pouco depois da meia-noite, ainda se formou nevoeiro espesso que acumulou 0,5 mm. Depois dum dia ameno, a temperatura caiu de forma brusca na última hora e meia e parece que a temperatura mínima será batida antes da meia-noite. Sigo com 13,3ºC e céu pouco nublado. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,392
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Antes de mais, desejo um feliz 2022 com muita saúde, paz e felicidade para todos, e também bons eventos meteorológicos :)

2021 despediu-se com uma temperatura bastante agradável para Dezembro, 22,2ºC :hehe:
O mês terminou com 43,8 mm (-53,3 mm) e o ano com 297,5 mm (-243,2 mm), uma autêntica miséria, em que apenas Setembro e Fevereiro tiveram precipitação igual ou superior à média :(

Ontem:
8,0ºC / 22,2ºC

O primeiro dia deste ano começou com tempo novamente soalheiro e ameno, com muita nebulosidade alta a enfeitar :D
Vento muito fraco a nulo de E/NE.

Hoje: 8,3ºC / 18,4ºC

T. Atual: 12,2ºC
HR: 82%
Vento: Nulo

 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Dia ligeiramente mais fresco hoje por Samora, com a máxima a chegar aos 17,8 ºC. Ao entardecer fui queimar calorias ao sítio do costume e estavam cerca de 15 ºC; já soube bem o casaquinho :)

Outra novidade agradável foi a de que hoje já não havia mosquitos. Nos últimos dias era incrível a quantidade deles, isto em pleno inverno... :disgust:

Começaram também a ver-se ontem e hoje delicados tapetes de neblina quase rente ao solo ao entardecer. Bonito e algo fantasmagórico :D

A noite segue fresca com 13,2 ºC.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje a manhã começou com morrinha e nevoeiro, que ainda acumulou 0,3 mm. Entretanto a coisa parece ter limpado e estão 17,0ºC neste momento, com céu pouco nublado. :)

O dia de ontem, o primeiro do ano, acabou assim:
Máx: 20,6ºC
Mín: 10,8ºC
Prec: 0,6 mm (orvalho)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,392
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Hoje o dia já foi bem diferente, com céu encoberto e nevoeiro até final da manhã e a partir do inicio da noite, apresentando-se com abertas durante a tarde.
O vento soprou muito fraco e geralmente do quadrante sul.

Extremos: 11,1ºC / 17,5ºC

T. Atual: 13,8ºC
HR: 88%
Vento: S / 1,1 Km/h