Seguimento Litoral Centro - Julho 2020

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
47iVYGz.gif



Aviso MeteoPT.com

As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Hoje estive na zona de Leiria, mais concretamente em São Pedro de Moel. Na ida para lá, da Serra de Aire para oeste estava nublado, mas a partir da hora de almoço acabou por limpar. Durante a tarde permaneceram apenas algumas nuvens no horizonte e algum vento, mas pouco. Até estava bastante agradável.
Já tinha saudades de ver o mar! :D
Deixo algumas fotos:
Eq2ubJc.jpg

Bd0m85N.jpg

j5BDrQh.jpg

WSM0Svg.jpg

ngIhSCo.jpg

SXWEs93.jpg

PnsaRwt.jpg
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui o dia de hoje foi um dia de céu limpo com algumas abertas. De facto, o tempo aqui é ótimo para aqueles do Oeste, com inveja do tempo que faz por aqui... Aqui o tempo ao final da tarde estava soalheiro e até senti algum calor, acentuado pela falta de vento no dia de hoje. :calor:

Não saía para ver o bairro há quase dois meses, mas as diferenças são notáveis: ervas secas, chão duro, mas com algumas flores. Contudo, no ano passado as coisas estavam bem piores...
PzOyt49.jpg

PzOyt49.jpg


O caminho que entra para a floresta está seco e muitas das ervas estão pisadas. Na ribeira ainda está tudo verde (infelizmente não consegui fotografar).
2HNkAHo.jpg


Nos últimos anos, a Charneca de Caparica teve um grande crescimento populacional, com uma grande comunidade estrangeira de brasileiros, espanhóis, franceses reformados e de venezuelanos. De facto, isso foi notável na retoma da crise de 2008, com a construção de diversas casas, e algumas a serem construídas neste preciso momento.
MEA1mwa.jpg

u3rUfm9.jpg


A freguesia é também uma das que tem maior desenvolvimento económico em Almada, com um setor terciário forte e com o segundo maior PIB per capita de Almada, somente atrás de Almada, Pragal e Cacilhas (em 2018). Apesar disso, o concelho de Almada é talvez um dos que piores serviços de manutenção tem em todo o país. Esta placa, por exemplo, foi posta em 2006 e já perdeu a cor, mas não foi retirada:
osuHWxK.jpg


Ou, por exemplo, esta rua que 15 anos depois do bairro ter sido urbanizado ainda não recebeu alcatrão:
xGiUuzM.jpg


O canil também é mais uma vergonha. Mais parece um estaleiro: :disgust:
qsiSvgS.jpg


As vistas, por outro lado, são incríveis. Vista para sul:
B1cIAW0.jpg


Vista para leste: :w00t:
eBua5uU.jpg


Esta rua tem várias lojas com o nome de "O Polícia", tanto que o bairro é comummente conhecido como o "bairro do polícia". As lojas receberam esse nome porque, segundo me disseram, quem criou as lojas tinha familiares na GNR.
64hntUm.jpg


Vista para o pinhal:
xNWwPp3.jpg


Esta é uma das passagens entre a urbanização da Marisol e a urbanização do Pinhal do Rei, e talvez a mais bonita:
69kEOUU.jpg


Um parque bonito, mas a Polícia ainda não retirou as fitas: :unsure:
lLRR1sA.jpg


Outra vista para o pinhal. Segundo me disseram, as escorrências na estrada são ainda marcas da chuva torrencial que ocorreu no dia 13 de maio. Lembro-me inclusive de ver a estação aqui ao lado e ver aqueles acumulados à hora de 60/70 mm e aqui nem chovia. Bem, pelo menos neste momento sei que esses dados foram corretos e ocorreram mesmo! Houve inclusive ruas que ficaram com poças nos baixios - e aqui ao lado nem uma gota caiu nesse período de tempo.
JI23BW6.jpg


Mais uma vista para o pinhal:
4E1XHh0.jpg


Que palmeira interessante... :surprise:
HpEiRTB.jpg

___________________________________________________________
Charneca da Caparica
Máx: 28,0ºC
Mín: 18,9ºC

Agora estão 19,6ºC, vento de noroeste e céu limpo. :)
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,392
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Julho arrancou com céu encoberto, mas rapidamente deu lugar ao céu pouco nublado/limpo e assim se tem mantido até agora.
Nortada habitual, por vezes com alguma intensidade e rajadas.

Ontem:
Mínima: 19,1ºC
Máxima: 26,8ºC

Hoje:
Mínima: 17,5ºC
Máxima: 24,6ºC

T. Atual: 20,7ºC
HR: 62%
Vento: NW / 11,9 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui o dia foi de céu limpinho, mas desta vez com uma temperatura bem agradável e mais vento que ontem. Amanhã deverá ser um dia parecido ao de hoje, mas a partir de sábado a coisa vai aquecer. Veremos a que valores chego por aqui... :surprise:

Devido à sinóptica atual, deverei registar a mínima na próxima hora.

Charneca da Caparica
Máx: 25,8ºC
Mín: 17,1ºC (???)
Rajada máxima: 35 km/h NO

Agora estão 17,6ºC e céu limpo. :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Só para partilhar que registei há momentos rajadas superiores a 100 km/h (104 e 114 km/h) ente Almoinhas Velhas e Grota. Fora a velocidade constante nos 65/75 km/h.
Este fenómeno de nortada violenta com aceleração da vertente sul é incrível. Tive dificuldade em manter me de pé.
@StormRic tenho que te passar a localização deste sítio.
Já não é a primeira vez que quando se aproximam dias quente por cá, temos um dia de nortada extremamente violenta. Logo partilho os dados e vídeos.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas,

Só para partilhar que registei há momentos rajadas superiores a 100 km/h (104 e 114 km/h) ente Almoinhas Velhas e Grota. Fora a velocidade constante nos 65/75 km/h.
Este fenómeno de nortada violenta com aceleração da vertente sul é incrível. Tive dificuldade em manter me de pé.
@StormRic tenho que te passar a localização deste sítio.
Já não é a primeira vez que quando se aproximam dias quente por cá, temos um dia de nortada extremamente violenta. Logo partilho os dados e vídeos.

Ai se eu tivesse o budget do Salgado e outros tantos senhores.. Umas Vaisala bem espiadas ui.. :cool:.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Só para partilhar que registei há momentos rajadas superiores a 100 km/h (104 e 114 km/h) ente Almoinhas Velhas e Grota. Fora a velocidade constante nos 65/75 km/h.
Este fenómeno de nortada violenta com aceleração da vertente sul é incrível. Tive dificuldade em manter me de pé.
@StormRic tenho que te passar a localização deste sítio.
Já não é a primeira vez que quando se aproximam dias quente por cá, temos um dia de nortada extremamente violenta. Logo partilho os dados e vídeos.

Ficam os registos desta manhã para quem quiser ver.
https://www.meteopt.com/forum/topico/nortada-cascais.8188/pagina-4
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,392
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Dia ameno e algo ventoso, com céu totalmente limpo.
Nortada habitual, com rajadas por vezes fortes durante a tarde.

Amanhã a conversa já vai ser outra :calor: 40ºC previstos para domingo, mas espero que não chegue a tanto. Veremos como será :hmm:

Mínima: 17,3ºC
Máxima: 25,1ºC

T. Atual: 20,6ºC
HR: 58%
Vento: NW / 7,6 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Esta provavelmente vai ser a última noite fresca antes da canícula. Estão 17,5°C e está céu limpo (nem parece que vem aí uma vaga de calor, pelas temperaturas).

Quanto ao dia de hoje, foi um dia ameno e com céu limpo durante todo o dia, e provavelmente será o dia mais fresco do mês. :calor:

Charneca da Caparica
Máx: 25,0°C
Mín: 15,9°C

Veremos o que acontece nos próximos dias! :)
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa madrugada,
Por aqui a máxima do ano já foi ultrapassada hoje. Até agora a máxima do ano tinha ocorrido no dia 3 de maio e era de 33,7°C, mas hoje a temperatura já foi aos 33,9°C. Amanhã deverei chegar aos 35°C com certeza. Mas que tareia em relação a ontem! :calor:

A noite, apesar de não ser tropical (o que é bastante normal por aqui, e ainda bem), vai ter temperaturas na ordem dos 18°C de mínima. De facto, à meia-noite e meia a temperatura ainda andava nos 20,1°C. :hehe:

Ao final da tarde foi possível ver a coluna de fumo do incêndio de Pampilhosa a nordeste/este. Se não estou em erro, o fumo estava a ir para sul, ou seja, para o Alentejo interior.

Charneca da Caparica
Máx: 33,9°C
Mín: 14,4°C

Agora estão 19,8°C, céu limpo e vento de leste. :)