Seguimento Litoral Centro - Junho 2016



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Sem muito para relatar, dias amenos e pouco ventosos.
Olhando para as previsões, teremos lestada na terça e quarta, portanto fará algum calor, daí para a frente a forte nortada regressa por estas bandas.
Tenho andado pela serra, não me lembro de em junho ver as fontes / nascentes que rodeiam a Peninha correrem tanta água.
A titulo de exemplo a fonte da Peninha, mesmo por baixo, neste caso a sul, a bica da fonte enche uma garrafa de 0,5 litros em 1,5 segundos, excelente, dado que estamos em junho.
A nascente que brota do alcatrão a caminho da Peninha tambem corre bastante água.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ninguém fez fotos/vídeos do pôr-do-sol de ontem? Foi fenomenal! Rosa puro. Até teria feito se o meu telemóvel não estivesse a arranjar

Boa tarde

Vídeos de 6ªfeira, a luz clara e a pureza das cores pela manhã foram o mais marcante num dia caracterizado por nortada de noroeste e cordão de nuvens baixas ao largo da costa. Passagem de alguns estratocumulus, cumulus humilis e fractocumulus ao amanhecer, possivelmente desgarrados da serra de Sintra:



Pelo início da tarde, a entrada da nebulosidade baixa acentuou-se, até 7/8 ficarem cobertos, mas dissipando-se na maior parte até ao entardecer:



As temperaturas máximas destes cinco primeiros dias de Junho (não há mínimas a reportar, a estação é desligada durante a noite):

4ª dia 1 - 27,9ºC
5ª dia 2 - 26,3ºC
6ª dia 3 - 20,8ºC, pouco antes das 16h (15utc)
Ontem - 21,9ºC, às 18h
Hoje - 21,5ºC, pouco antes das 18h
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Time-lapse do amanhecer de ontem dia 4, cobertura de estratocumulus a ser varrida pelo vento noroeste, o qual depois rodou para oeste durante a tarde, aparecendo alguns cumulus mediocris e cirrus com virga, a norte, não visíveis daqui.




Hoje
, já com o sol do início da manhã e sob um cortejo de nuvens altas em fluxo de sudoeste e de nuvens médias/baixas de oeste, observou-se aqui um baile de nevoeiro costeiro espectacular, soprado por vento à superfície de sueste:



Com o avançar da manhã, desapareceu quase tudo, restando o típico cordão de nuvens baixas no horizonte, mas mais perto do que o costume, e dando lugar a um dia bastante azulado:



Grande invasão de nuvens médias e altas, altocumulus especialmente, agora ao entardecer.