Seguimento Litoral Centro - Maio 2016

Pressão continua a cair registando agora 999.9. Precipitação acumulada 20.0.
 
Numa volta rápida antes do almoço, com outro membro do fórum, aqui pela zona registam-se já as primeiras inundações e transbordo de valas. Inclusivo um condutor que ficou com o automóvel avariado devido à altura da água. Isto na estrada que vai para Vale Figueira / Sobreda. Aquela curva acelera a água e esta sai da vala e inunda toda a estrada.

O arrasto de detritos também é outra consequência, na volta para casa tive que tirar um ramo de dimensões médias que bloqueava a estrada a certa altura.

A maré está a encher, e isto vai-se complicar muito mais...

E isto ainda nem chegou o pior...
 
Situação a manter-se sem variações:

Chuva fraca a moderada, vento moderado a forte com rajadas de Sul, parece ( a bandeira já se foi...), mar picado com cristas de espuma. Céu encoberto de nimbostratus mas não está escuro.

Esperava que a temperatura subisse acima dos 15ºC mas talvez a frente quente ainda não tenha mesmo passado. 14,7ºC com 90%.

Pressão em queda, 1000,9 hPa ! Mas o ECMWF até previra menos de 1000 hPa para as 16h (ainda lá chega) e menos de 995 hPa pela 1h de domingo. Às 7h atingirá o mínimo nesta zona, à volta dos 993 hPa.

8,6 mm mas Carcavelos é das estações que tem registado menor acumulado hoje. Aqui à volta já há 20 mm em Nova Oeiras e São Domingos de Rana; 13 mm em Oeiras.

Na outra margem, valores entre 17 mm em Almada e 21 a 37 mm na Caparica!

Começa a ser um evento invulgar para Maio, atípico.
 
Registos possíveis até agora

E isso com apenas cerca de 20 mm, a julgar pelas estações WU da zona. Mas Caparica já ultrapassa até as estações a norte da serra de Sintra.

Lisboa Geofísico teve 12,1 mm entre as 13h e as 14h !

Nova investida de chuva forte agora aqui em Carcavelos, nimbostratus escuros a carregar sobre o mar, visibilidade a diminuir e vento a aumentar.

Eição: temporal desabrido por aqui...