Aviso MeteoPT.com As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas. Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Sobrepus a imagem da precipitação acumulada no registo horário de radar do IPMA, entre as 22h e as 23h com o mapa onde figura a estação da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas e mesmo com o escasso detalhe é possível perceber que a estação está mesmo na periferia da área de cor correspondente ao máximo da escala de precipitação horária (>20). Logo os 18mm são aceitáveis e também se conclui que não terá sido o local do máximo de precipitação na zona.
Nesta altura a linha de instabilidade pré-frontal já passou de Coimbra. Virá agora a frente que parece ter só precipitação fraca e a actividade eléctrica praticamente cessou em todo o lado. A precipitação mais significativa parece estar a sudoeste de Lisboa e é espalhada, não tem de momento actividade eléctrica. Sobre o que se vai passar de madrugada não faço previsões. Era durante a madrugada que estava prevista começar a trovoada mas uma vez que já ocorreu não faço ideia do que resta ali para vir.
Praia del rey 20 graus Caldas da Rainha 17.5 graus.. Está a cair uma chuva certa com pingos bem grossos mas nada de alarmante..
Acho que deve ir mudar, pelo menos o radar mostra que deve estar a frente a roçar por aí, não sei é quanto tempo vai demorar a passar realmente.
Já chove por aqui, que belo cheiro a terra molhada. Pingos grossos relativamente espalhados, ainda não acumula. Vento fraco, de Leste! Mas as nuvens vêm de sudoeste. Mais longe nessa direcção vê-se no radar uma mancha importante de precipitação mais intensa, resta saber se chega aqui.
A chuva fraca pouco molhou. O céu continua coberto a 7/8 em geral por altostratus. De vez em quando caiem mais uns pingos que se ouvem por serem grandes. Há abertas do lado do nascente. A sudoeste vêem-se no horizonte, sob o manto de altostratus, linhas de cumulus ou estratocumulus.
A zona de geração de células, à qual têm ficado agarradas as células mais intensas em precipitação, tem derivado lentamente para ESE enquanto as nuvens em geral continuam a progredir para NE. Assim não espero que as células venham a atingir o litoral centro nas próximas horas ou pelo menos com intensidade significativa. A precipitação deve continuar fraca como aliás está na previsão. A única actividade eléctrica registada:
Bom Dia! Ontem caiu um forte aguaceiro entre as 22 e 23 horas. Neste momento o Sol é visível por entre algumas nuvens. O vento está fraco.