Seguimento Litoral Centro - Novembro 2016

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Local
Setúbal
Chuva um pouco mais intensa na ultima meia hora! Acumulados desde as 00h 1,4mm

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Local
Belas
Chuva moderada volta a Lisboa, mais uns bons mm :rain:
__

Estranho como o Geofísico e outras estações WU acumularam quase ou mais de 10 mm das 23h-00h mas no radar na categoria "acumulado em 1 hora", pela escala mal chega aos 5 mm. Alguma discordância ou o radar não está a refletir a real intensidade?

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches (272m) | Leiria
Chuva moderada volta a Lisboa, mais uns bons mm :rain:
__

Estranho como o Geofísico e outras estações WU acumularam quase ou mais de 10 mm das 23h-00h mas no radar na categoria "acumulado em 1 hora", pela escala mal chega aos 5 mm. Alguma discordância ou o radar não está a refletir a real intensidade?
Penso que sim, o radar está a mostrar ecos mais fracos mas na realidade chove mais, já cheguei a ver post's onde diziam chuva forte mas no radar apenas havia ecos verdes. Por exemplo aqui na minha zona a chuva é moderada mas o radar mostra apenas eco azul.

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Local
Belas
Penso que sim, o radar está a mostrar ecos mais fracos mas na realidade chove mais, já cheguei a ver post's onde diziam chuva forte mas no radar apenas havia ecos verdes. Por exemplo aqui na minha zona a chuva é moderada mas o radar mostra apenas eco azul.
Também já tenho reparado nisso, terá a ver com a altitude a que o radar "mede" a chuva?

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches (272m) | Leiria
Também já tenho reparado nisso, terá a ver com a altitude a que o radar "mede" a chuva?
Penso que sim. Também já chegou a haver situações em que os ecos eram de chuva moderada e não passava de chuviscos, isto porque as nuvens eram baixas. Mas não sou a pessoa certa para esclarecer bem essa dúvida :p