Seguimento Litoral Centro - Setembro 2017



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Hoje de manhã cedo tive tempo e subi a Serra e lá entrei no capacete. Precipitação oculta a molhar me e nevoeiro. Ambiente espectacular. Logo partilho fotos.
Fiquei impressionado com a seca na serra. A fonte que está perto da Peninha, secou.
A ribeira da mula à cota 300mts corre um fio mínimo. A barragem da mula está cheia, mas isso é pouco representativo.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,

O dia, hoje, amanheceu molhado por Peniche.
Tempo muito húmido e poças de água no chão até há pouquinho tempo. Está agora a abrir e o sol já vai espreitando.
O ar da proximidade do outono já se vai notando por cá.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Qual forno, estou em Linhó e ia voando à pouco quando passei num túnel de vento da nortada, e não estou a brincar quando digo que me impossibilitou de andar para a frente durante uns segundos:D Sempre que venho cá não sei como é que os habitantes aguentam, ventos ciclonicos a toda a hora.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Qual forno, estou em Linhó e ia voando à pouco quando passei num túnel de vento da nortada, e não estou a brincar quando digo que me impossibilitou de andar para a frente durante uns segundos:D Sempre que venho cá não sei como é que os habitantes aguentam, ventos ciclonicos a toda a hora.

Interessante relato, olha em Alcabideche é bem pior que Linhó, Cabreiro pior que Alcabideche, Malveira da Serra pior que Cabreiro, Biscaia pior que a Malveira da Serra, e assim sucessivamente. Um pequeno exercício do poder do vendaval da zona, aumentando de intensidade de Este para Oeste/NO.
Resumindo, o reino do vento não é para meninos. :D
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Interessante relato, olha em Alcabideche é bem pior que Linhó, Cabreiro pior que Alcabideche, Malveira da Serra pior que Cabreiro, Biscaia pior que a Malveira da Serra, e assim sucessivamente. Um pequeno exercício do poder do vendaval da zona, aumentando de intensidade de Este para Oeste/NO.
Resumindo, o reino do vento não é para meninos. :D
Acho que nem no Inverno vi rajadas tão violentas e constantes, mas também era um efeito "túnel de vento", quando fui mais para um sítio aberto acalmou mais...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 @guisilva5000 pois, calculo que mais uma vez a Nortada tenha sido explosiva por ai.
Aqui ela só começou a acelerar pelas 17h que foi quando a temperatura deu um tombo, a rajada máxima ficou-se por uns modestos 37,8km/h :o.

Não, longe de ser explosiva, apenas dia nortada algo intensa.
Para aqui ter nortada explosiva, isso implica estragos na rede electrica, quedas de arvores entre outras ocorrências, como aconteceu 8,9,10 de Agosto deste ano.
De resto foi um dia qb ventoso, o normal. lol
Vento realmente forte, aparentemente está reservado para sexta.

Acho que nem no Inverno vi rajadas tão violentas e constantes, mas também era um efeito "túnel de vento", quando fui mais para um sítio aberto acalmou mais...

Sim é normal, aqui a rajada maxima anual é quase sempre em Julho ou Agosto ali os 85-95 km/h raramente falham.