Seguimento Litoral Norte - Abril 2013

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Existe essa possibilidade, pelo menos aqui tem-se formado algumas células, ainda à pouco via uma a norte com uma grande cortina de chuva, porém sem actividade. Mas mesmo que haja alguma coisa será isolado e pouco significativo, dadas as condições desfavoráveis para tal.

Caiu à pouco um aguaceiro fraco por estes lados, prepara-se outro a norte.
 


Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Expliquem-me uma situação sff,ainda há dois dias atrás anunciavam a presença do AA na sua posição original a partir de dia 10 mas continuo a ver alguns dias de chuva depois desse dia,alguém me pode ilucidar do que se passa na realidade?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Expliquem-me uma situação sff,ainda há dois dias atrás anunciavam a presença do AA na sua posição original a partir de dia 10 mas continuo a ver alguns dias de chuva depois desse dia,alguém me pode ilucidar do que se passa na realidade?

Boa noite,

O ECMWF (Modelo Europeu) hoje na sua RUN 12Z não parece mostrar com tanta facilidade a estabilização da atmosfera na segunda metade da próxima semana para os nossos lados em comparação com o GFS (Modelo Americano).

Pois o modelo Europeu mostra por exemplo para a próxima 6ªFeira dia 12 de Abril um Anticiclone centrado na Irlanda e um sistema de Baixas Pressões por cima de Portugal.

Vamos aguardar com calma os próximos outputs relembrando ao colega que as questões relacionadas com previsões sejam colocadas no tópico apropriado e não neste que é de seguimento Litoral Norte.

Obrigado pela cooperação.

Cmps.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Por cá a precipitação fez-se sentir de forma leve no início da manhã com chuviscos. Mas nada acumulou.
Entretanto o céu esteve muito nublado, progressivamente a perder a capa nebulosa - neste momento o céu encontra-se limpo na zona, observando-se nebulosidade para oeste.
O vento sopra fraco de NE.

Tatual: 8,5ºC
Hr: 59%
P.Orvalho: 1,0ºC
Pressão: 1005,0 hPa​

Amanhã e sábado deverão ser excelentes dias de sol, comparando com o que tivemos nas últimas 2 semanas.
Já domingo deverá encobrir e ao final do dia a chuva poderá aparecer.
No médio prazo, os modelos meteorológicos mostram que ainda há muitas dúvidas sobre o que se sucederá. Mas relembro que estamos em abril, um mês tradicionalmente que oscila entre a abundância de sol e a abundância de chuva. É um mês típico de transição, as variáveis são muitas, e por isso os modelos tem dificuldade em apresentar previsões semelhantes.
Para já venha o sol para alegrar as hostes do nosso cantinho.:w00t:
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Obrigado ELJICUATRO,fiquei elucidado.Peço desculpa pelo local do post
Boa noite,

O ECMWF (Modelo Europeu) hoje na sua RUN 12Z não parece mostrar com tanta facilidade a estabilização da atmosfera na segunda metade da próxima semana para os nossos lados em comparação com o GFS (Modelo Americano).

Pois o modelo Europeu mostra por exemplo para a próxima 6ªFeira dia 12 de Abril um Anticiclone centrado na Irlanda e um sistema de Baixas Pressões por cima de Portugal.

Vamos aguardar com calma os próximos outputs relembrando ao colega que as questões relacionadas com previsões sejam colocadas no tópico apropriado e não neste que é de seguimento Litoral Norte.

Obrigado pela cooperação.

Cmps.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Obrigado ELJICUATRO,fiquei elucidado.Peço desculpa pelo local do post

Não tem que pedir desculpa, também pode colocar essas questões neste tópico mas não será o mais indicado, apenas isso.:p

Como resumiu e bem o nosso amigo Aristocrata, o mês de Abril "É um mês típico de transição, as variáveis são muitas".

Podem surgir dias de sol, secos com temperaturas agradáveis como também podem aparecer dias de chuva com temperaturas poreiras mas com bastante humidade. Tudo é possível. O mês de Maio na nossa região é bastante favorável ao desenvolvimento de situações convectivas (dias abafados).

É verdade que os modelos por vezes lidam muito mal nas fases de transição, a primavera "de calendário" já começou mas não em termos meteorológicos, como disse ao Sunrise na sua primeira intervenção se a minha memória não falha é preferível termos chuva agora que em Junho-Julho, os 2 melhores meses (quentes e soalheiros) na nossa região onde muita gente gosta de ir até a praia no litoral Norte.

Cmps.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias:cold:

aí está a frescura, mínima de 4.9 ºc

Neste momento 5.7 ºc

Vento de N : 28 Km/h
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde

Sigo com céu pouco nublado, vento forte.
T.atual:13.4ºC
Rajada max.49.9km/h

Tmin.7.0ºC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde.

A luz ainda está presente, mas o sol já se foi.
Não foi um dia muito apetecível para andar na rua. O vento Soprou moderado com rajadas e a sensação térmica de frio foi acentuada.
A nebulosidade esteve sempre presente, pelo que o sol foi-se mostrando por períodos.

Tmín: 5,1ºC
Tmáx: 13,8ºC

Atual
T: 8,9ºC
Hr: 36%
P.Orvalho: -5,0ºC
Pressão: 1016,0 hPa​
 

aikkoset

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
263
Local
Melres-Gondomar
Boa noite e bom fim de semana a todos:)
Por Melres-Gondomar céu limpo e vento quase nulo neste momento.
Temp. atual 5.4ºC.
Obs. tenho andado por fora mas sempre atento aos vossos relatos.
Abraços;)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas,
Pelas serras de Fafe/Lameirinha, grande ambiente e pela primeira vez este ano o sol até chegou a incomodar, bom rali. :cool:

O dia esteve quente, tirando o vento que quando apareceia refrescava bem.

Ora nem mais Rui!!! O sol esteve bem intenso durante todo o dia, aquecendo (por vezes ate demais) a alma das mais de 100mil pessoas que estiveram no mítico troço da Lameirinha. Mais uma grande festa dos ralis!

De momento, fresquinho... 8 ºC