Seguimento Litoral Norte - Agosto 2010



MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Dia sem muito para contar, mantém-se céu limpo embora na praia dificilmente esteja muito agradável, mesmo aqui a cerca de 2km da praia sente-se a nortada moderada...

Dados actuais

Temperatura: 26,6
Pressão: 1012,4
Humidade relativa: 48%
Vento: Oeste 10km/h
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa Tarde a todos. Sigo com 30.4°C.

A máxima do dia foi 37.2°C às 16h14, e a mínima foi de 13.7°C às 6h44
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa Tarde a todos. Sigo com 30.4°C.

A máxima do dia foi 37.2°C às 16h14, e a mínima foi de 13.7°C às 6h44

Parece-me um pouco exagerada a máxima...atendendo a que nas proximidade, por exemplo em cabeceiras de basto a temperatura não foi além dos 35ºC.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mantém-se tudo na mesma, céu limpo com temperatura amena e um vento agradável para refrescar as casas...

Dados actuais

Temperatura: 23,9ºC
Pressão: 1011,2hPa
Humidade relativa: 52%
Vento: fraco de N/NW, rajadas na ordem dos 7km/h
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites!

por aqui mais um dia quente sem ser em demasia, céu em geral limpo e bastante fumo de incêndios ( que se notava particularmente ao pôr do sol )proveniente da zona do Gerês.

temp: 22.7 ºc ( mínima 16.8ºc ) ( máxima 28.4ºc )

Vento N 15 Km/h

Humidade: 53 %

Pressão: 1011.7 hpa
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Parece-me um pouco exagerada a máxima...atendendo a que nas proximidade, por exemplo em cabeceiras de basto a temperatura não foi além dos 35ºC.

Qual é a distância entre ambas as localidades?
De salientar que por vezes basta até o vento rodar por uns minutos de direcção para a temperatura disparar, para não dizer outros tantos factores que explicam diferenças de temperatura entre locais próximos.
Aqui onde moro, por vezes, basta virar a esquina e notar diferenças perceptíveis de temperatura, sobretudo por causa do vento. :D
Imagino que uma estação meteorológica ainda deve ser mais sensível a estas variações.
Mas isto são explicações para os casos em que os registos são bem feitos. :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
As altas temperaturas e baixa HR estão a ajudar ao aparecimento de vários incêndios pelo Grande Porto.

No Avis registo 28,4º e HR nos 34%.

Bastantes incêndios mesmo, o mais grave que ameaçou habitações, destruiu algumas culturas, e matou animais nomeadamente galinhas foi na Sra da Hora - Matosinhos.

Pelas 13:30h era este o panorama que tinha desse incêndio, visto de minha casa para Oeste:

srdahora.jpg


Dados actuais

temp: 29.4ºc ( mínima 21.3ºc ) ( máxima 31.9ºc )

Vento NNW: 16Km/h ( máximo 46 Km/h de E às 09:23h)

Humidade: 37%

Pressão: 1010.5 hpa
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bastantes incêndios mesmo, o mais grave que ameaçou habitações, destruiu algumas culturas, e matou animais nomeadamente galinhas foi na Sra da Hora - Matosinhos.

Pelas 13:30h era este o panorama que tinha desse incêndio, visto de minha casa para Oeste:

srdahora.jpg


Dados actuais

temp: 29.4ºc ( mínima 21.3ºc ) ( máxima 31.9ºc )

Vento NNW: 16Km/h ( máximo 46 Km/h de E às 09:23h)

Humidade: 37%

Pressão: 1010.5 hpa

Este incêndio distou cerca de 100metros da minha casa, por isso podem imaginar como seria a situação por aqui...um verdadeiro inferno...infelizmente não me encontrava em casa, estava a chegar ao trabalho no IPO mas pela direcção da origem do fumo suspeitei logo de onde seria...e como tal não tenho umas fotos mais explicitas do que esta publicada aqui...
Contudo o local já é reincidente, lembro-me há cerca de 7anos um incêndio aqui também, o local é bastante denso em silvado e mato...junto a uns caulinos...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
De resto posso acrescentar que aqui o dia foi bastante quente, a máxima igual à atingida no marquês (31,9ºC), o que não é muito habitual, mas pode ser explicado pelo incêndio aqui bem perto (máxima às 14:07)...tal como as rajadas de vento superiores a 30 km/h...

É curioso o facto de quase todos os dias estar preocupado com a situação dos incendios florestais em mangualde, gouveia e arredores...e hoje tive um bem junto à minha porta...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O vento leste, que por estas bandas traz olfactos giesteiros,
hoje, o seu cartão de visita é este cheiro a incêndio circunscrito ou por circunscrever, com fumo intenso desde o anoitecer.
Com este fedor , oh brisa marítima , não querereis vós trazer-nos um pouco de maresia e acabar com este horror?
Pois. Compreendi-te . Não tens condições de cá chegar, não é?
É mesmo para aguentar o cheirete e o calor ( 24.8 º na EMA e 22.1º no SIO) .
Bom…
Boas noites, ainda que não será certamente lá muito bom adormecer.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Lá fora está um cheiro ainda intenso a queimado, sobe a lua avermelhada pelo acumular do fumo dos incêndios que marcaram o dia de ontem... mas parece que a alvoroço de ontem já teve um termino mais que aguardado...a temperatura ao contrário do fumo é que não dá tréguas...

Dados actuais

Temperatura: 23,4ºC
Pressão: 1012,3pHa
Humidade relativa: 41%
Vento: moderado de este, já tive rajadas nos 20km/h

Tudo indica que será um dia em tudo idêntico ao de ontem, mas mais quente ainda...
 

Fi

Cumulus
Registo
3 Jul 2010
Mensagens
212
Local
Granja, Vila Nova de Gaia
Bom dia a todos. Pela Granja, o vento do Leste marca presença e o calor também. Uma noite "tropical", moro a 1km da praia. Junto à mesma, a diferença de temperatura era considerável em relação ao "interior" no final de noite de ontem.

Gostava de perguntar aos membros deste forum se têm uma ideia, um pequeno insight, sobre o estado do tempo em Sever do Vouga no fim de semana de 13 a 15 de Agosto. Estou de férias marcadas e não queria torrar num bungalow de madeira sem ar condicionado, nem ficar fechada dentro do mesmo por causa de chuva :huh: Ecoturismo... Modernices ;)

Desde já o meu obrigada e um bom fim de semana a todos!