Seguimento Litoral Norte - Agosto 2012

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Provavelmente condensação no vaso do udómetro devido à elevada humidade relativa que se faz sentir durante a noite no litoral. Ontem na estação AveiroSul (Davis Vantage Pro2 Plus) também tinha registado 0,25mm (Clicar para ver).


E relativamente á terra humida/molhada isto também deveu-se há elevada humidade que se fez sentir durante a noite?
Ao menos já fico esclarecido e muito obrigado CptRena, foi a 1ª vez que me aconteceu e já agora contabilizo esses 0,2 mm de hoje na precipitação acumulada aqui no mes de Agosto?
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
E relativamente á terra humida/molhada isto também deveu-se há elevada humidade que se fez sentir durante a noite?
Ao menos já fico esclarecido e muito obrigado CptRena, foi a 1ª vez que me aconteceu e já agora contabilizo esses 0,2 mm de hoje na precipitação acumulada aqui no mes de Agosto?

Quanto à terra molhada, depende do molhado; Se mexeres a terra e estiver toda seca por baixo é da condensação, senão, e se estiver molhada para baixo, até pode ser que tenha chovido qualquer coisa por aí, de tão elevado o nível de saturação do ar. Ou então andaram a regar :D (estou a brincar
Quanto à contabilização dos dados isso é melhor falar com pessoal aqui do fórum que tem estação meteorológica e que fazem resumos mensais a ver o que dizem, é que as estações do IM têm, além do udómetro, um sensor de precipitação que calcula a taxa de precipitação e se este der 0 mm/h enquanto que o udómetro contabiliza acumulação, esta acumulação não é contabilizada.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Muito nevoeiro á beira mar, fica a 450 metros daqui e como podem ver na camara do oceanlook de espinho a visibilidade é para ai 15 metros, não dá para ver nada já não via um nevoeiro tão denso há muito tempo,o que faz com que o tempo fresco permaneça.

Sigo com 19,9ºC, 79% de HR e Vento Fraco a 6 km/h de NNE.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Muito nevoeiro á beira mar, fica a 450 metros daqui e como podem ver na camara do oceanlook de espinho a visibilidade é para ai 5 metros, não dá para ver nada já não via um nevoeiro tão denso há muito tempo,o que faz com que o tempo fresco permaneça.

Sigo com 19,9ºC, 79% de HR e Vento Fraco a 6 km/h de NNE.

Está mesmo muito nevoeiro à beira mar. Assim como em Espinho, na Praia da Barra está que não se pode Camera. Mesmo assim há resistentes :p
Aqui está sol e estou bem perto (≈2,5km linha recta da costa).
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Situação sinóptica para 10/08/2012

Na altitude de 500mb temos uma circulação ondulatória e continuaremos sob a influência de uma crista anticiclónica proveniente da faixa de altas pressões subtropicais. Com o passar do dia começaremos lentamente a passar para a vertente ocidental desta crista anticiclónica devido ao afastamento desta para Espanha.Portanto condições para forte estabilidade. Os ventos a essa altitude serão de sul-sudoeste.

Em superfície estaremos em pântano barométrico mas para a tarde uma tímida crista anticiclónica irá colocar-se sobre o litoral norte.

Teremos, então céu limpo, embora os modelos prevejam alguma nubelosidade média para a tarde. Os ventos serão inicialmente fracos e variavéis, tornando-se para a tarde de oeste-noroeste continuando fracos (sem Nortada)

5c8cce4b.jpg
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Boa Noite!!!

Extremos de hoje:

Temperatura Máxima atingida: 20,5ºC ás 12:57 horas

Temperatura Mínima atingida: 14,9ºC ás 6:55 horas

Resumo do Dia:

Hoje foi um dia praticamente de nevoeiro á beira mar, hoje fui á praia de tarde e sentia-se os salpicos do nevoeiro na cara e também poucos foram os corajosos a aparecerem.
A 450 metros da praia, quer dizer na minha casa esteve sol toda a tarde, mas se fosse mais para o interior já se sentia as elevadas temperaturas.
Isto sim é litoral.


Neste momento:

Temperatura: 17.1ºC

Humidade Relativa: 92%

Pressão Atmosférica: 1017,4 hPa (Estavél)

Vento: Muito Fraco de Norte a 3 km/h

Precipitação Total Mês de Agosto: 0,4 mm
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

Hoje já se sentiu um "cheirinho" a calor, dia de céu geralmente limpo.

Extremos de hoje

tempª mínima: 15.6 ºc

tempª máxima: 26.4 ºc ( a mais alta do mês até ao momento )


Actual

tempª: 23.4 ºc

Vento: nulo

Pressão: 1017.8 hpa

Humidade: 62 %


Apesar de a máxima não ter sido muito elevada, de momento a noite segue tropical , não corre ponta de vento.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Pouco há a registar hoje a não ser a subida de temperatura (noite e dia), isto é, mais quente de dia e menos fresco de noite.
As janelas estão abertas para refrescar a casa, não há vento, mas já estou abaixo de valores "tropicais";)

Extremos
Tmín: 12,9ºC
Tmáx: 34,0ºC

Atual
T: 17,1ºC
Hr: 58%
P.Condensação: 9,0ºC
Pressão: 1017,0 hPa​
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Bons Dias!!!:)

Sigo com Nevoeiro Cerrado, 18,1ºC, 89% de Humidade Relativa, Vento Muito Fraco a 1,6 km/h e 1019,4 hPa de Pressão Atmosférica.