Seguimento Litoral Norte - Agosto 2014

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Bom dia a todos

São apenas pormenores, é mais metro, menos metro.
Por vezes há confusão porque em mapas oficiais aparece determinada altitude e nas cartas militares outras.
Nos mapas de Informação Geográfica (http://www.igeo.pt/) a altitude que por lá aparece relativo ao alto do Larouco é de 1520 mts. Noto que os mapas estão pouco actualizados...
Acredito que os mapas do instituto geográfico do exército possam estar mais exactos. Mas a página está off - será por ser fim de semana?:rolleyes::malandro:
Isto faz-me confusão...

Ora por cá temos céu muito nublado, com o sol a espreitar.
Não choveu esta noite (que eu visse ou ouvisse) e o nevoeiro era cerrado. O vento está a soprar fraco.

Tatual: 18,8ºC
Hr: 86%​

Uma nota: ultrapassei ontem a fasquia dos 2400 mm de precipitação neste ano hidrológico. Quer-me parecer que um destes anos vou ter menos de 1000 mm para compensar...:p

Continuação de bom domingo e boa semana

Segundo as cartas militares do IGOE(julgo que agora será a DGT?...), que são a informação mais credivel em altimetria, o segundo ponto mais alto de PT continental é a Nevosa (Serra do Gerês) com 1548 msnm, seguindo se o Altar de Cabrões (no Gerês tambem) com 1538 msnm. Depois vem na Serra do Larouco a Fonte da Pipa com 1536 msnm, seguindo se o marco Geodésico do Larouco (mesmo ao lado) com 1527 msnm.:thumbsup:
 


Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Segundo as cartas militares do IGOE(julgo que agora será a DGT?...), que são a informação mais credivel em altimetria, o segundo ponto mais alto de PT continental é a Nevosa (Serra do Gerês) com 1548 msnm, seguindo se o Altar de Cabrões (no Gerês tambem) com 1538 msnm. Depois vem na Serra do Larouco a Fonte da Pipa com 1536 msnm, seguindo se o marco Geodésico do Larouco (mesmo ao lado) com 1527 msnm.:thumbsup:

Bem, mais importante que tudo isso é que agora temos, no norte do país, uma estrada asfaltada até aos 1527m (+ coisa - coisa). :thumbsup: :cold:

Por aqui estão a entrar nuvens altas e a temperatura está agradável (+- 22 ºC).
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Bem, mais importante que tudo isso é que agora temos, no norte do país, uma estrada asfaltada até aos 1527m (+ coisa - coisa). :thumbsup: :cold:

Por aqui estão a entrar nuvens altas e a temperatura está agradável (+- 22 ºC).

sim, é verdade! se por um lado permitirá aceder facilmente ao planalto do Larouco, por outro lado a questão da perturbação da fauna local (tem uma boa comunidade de lobo ibérico e eventualmente poderá ser uma das "portas" de entrada priviligeadas do urso)´preocupa me!
Segundo informações da câmara de Montalegre o acesso será condicionado, o que é uma excelente noticia:thumbsup:
O ciclismo tem uma outra subida no Norte do País interessante...que é a subida à Senhora da Serra, ponto mais alto da Serra do Marão, a 1416msnm
:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui máxima de 20.8 ºc

Neste momento 18.2 ºc

Foto que tirei há poucos minutos ( 20 segundos de exposição com o filtro lee big stopper )

Fluxo de NW bem visível no movimento das nuvens:

92mNqM7.jpg
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Boa noite

A malta do litoral norte anda desaparecida :dry:

Hoje esteve um dia agradável de sol com a temperatura a chegar aos 27º.

Neste momento sigo com céu limpo e 21.2ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Incêndio muito preocupante em zona sensível, haverá habitações em perigo?

Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
6/8 14:31 Telhe Arouca Aveiro Em Curso Inc. em Floresta
6/8 14:45 No Teatro de Operações (TO), encontra-se a atuar um Helicóptero Bombardeiro do Agrupamento Complementar de Empresas do Grupo Portucel Soporcel e do grupo ALTRI (AFOCELCA).
6/8 15:10 Acionado Helicóptero Bombardeiro Pesado.
6/8 15:48 Comandante Operações Socorro (COS): Comandante do Corpo de Bombeiros de Arouca.
6/8 15:50 Incêndio ativo com uma frente.
6/8 16:04 Posto de Comando Operacional (PCO) instalado na Estrada de Silveiras (N 40º 54' 04'' W 008º 10' 00'').
6/8 16:14 Vereador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Arouca no Posto de Comando Operacional (PCO).
6/8 16:15 Incêndio ativo com uma frente.
6/8 16:24 Acionada Equipa Posto Comando Operacional (EPCO) Distrital de Aveiro.
6/8 16:32 Acionados dois Aviões Bombardeiros Médios Anfíbios.
6/8 16:59 Acionados dois Aviões Bombardeiros Pesados Anfíbios.
6/8 17:09 2º Comandante Operacional Distrital de Aveiro em trânsito para o Teatro de Operações (TO).
6/8 17:10 Acionado Veículo de Comando e Comunicações (VCOC) de Aveiro para o Teatro de Operações (TO).
6/8 17:10 Incêndio ativo com duas frentes.
6/8 17:15 Acionada uma Equipa do Grupo de Análise e Uso do Fogo.
6/8 18:01 Incêndio ativo com uma frente.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=722835

6/8 18:31 Incêndio dominado. :thumbsup:
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

céu encoberto, alguma chuva, 0.8 mm acumulados até ao momento :rain:

19.0ºc actuais e 98 % de humidade :sweat:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Dia bem quente em Santa Maria da Feira ontem, com uma diferença bastante sensível em relação ao Porto ao final da tarde, sendo que neste misteriosamente sentia-se até ar mais fresco que na Senhora da Hora.

Quente mas divertido, e já agora desculpem o off-topic mas precisava de ajuda para identificar melhor uma espécie de ave que lá estava na falcoaria. Para não me estender com o off-topic, onde será a melhor secção para colocar uma foto da ave (lindíssima, aliás) em questão?

Quanto a hoje, temperatura bem mais agradável aqui na Senhora da Hora (imho). O isep regista actualmente 22,6C e será desnecessário dizer que o céu está agradavelmente nublado (mas não sinto o ar abafado).

edit. desculpem mas desconsiderem a identificação da ave - fui ver melhor a foto (a ave não estava muito perto de mim na ocasião da foto) e cheguei à conclusão que estava a usar um capuz de falcoaria (caparão), o que estava a dificultar a identificação; de qualquer maneira deve ser um urubú de cabeça preta.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Aqui em Braga tem chovido quase continuamente esta manhã. Neste mês de Agosto ainda não precisei de regar o jardim.



Desde que comecou o verao , ainda so reguei a minha relva 4 vezes .

Por aqui , choveu bem durante a manha , mas o ceu continua muito carregado .

Para o fim de semana que se avizinha , mais chuva em perspetiva , para manter bem verde a nossa provincia do Minho , como ela deve ser .
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
(Ler o post com sotaque brasileiro)

Aí galera, tudo legal?

Por aqui está parecendo que estou em Manaus.

A temperatura está rondando os 25 ºC e a humidade os 80%.

Daqui a pouco vou ali à floresta amazônica e já venho... :calor: :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já chove por aqui, ambiente de sauna...:rain: :sweat:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
(Ler o post com sotaque brasileiro)

Aí galera, tudo legal?

Por aqui está parecendo que estou em Manaus.

A temperatura está rondando os 25 ºC e a humidade os 80%.

Daqui a pouco vou ali à floresta amazônica e já venho... :calor: :D

Ainda há uns 3 minutos, só por curiosidade, fui ver os valores registados pela estação da Ilha do Corvo (que nem fica na zona mais quente da Ilha e nem sequer é a ilha mais quente dos Açores), e estavam 26ºc e 74% de humidade!
Assim já se tem uma pequena ideia do que é. lol
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e jonas_87