Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Ok , é que da maneira como está escrito parece que estávamos a falar das máximas..:thumbsup:

:thumbsup: quis referir que de facto o calor desagravou por ai, o porquê não sei, apesar dos modelos limitarem o calor no limite até ao Norte do pais, na Galiza o calor já é pouco significativo.... mas não só por ai em outras partes do território junto ao Litoral também. Ai no Litoral Norte por hoje e olhando para os fornos dai Pinhão, Melgaço, Braga, acho que o dia ficou muito aquém do que prometeu há uns dias atrás. Muito calor sim, mas longe de ser memorável.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
:thumbsup: quis referir que de facto o calor desagravou por ai, o porquê não sei, apesar dos modelos limitarem o calor no limite até ao Norte do pais, na Galiza o calor já é pouco significativo.... mas não só por ai em outras partes do território junto ao Litoral também. Ai no Litoral Norte por hoje e olhando para os fornos dai Pinhão, Melgaço, Braga, acho que o dia ficou muito aquém do que prometeu há uns dias atrás. Muito calor sim, mas longe de ser memorável.

No Pinhão as máximas costumam registar-se por volta das 17-18h UTC.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
No Pinhão as máximas costumam registar-se por volta das 17-18h UTC.

Obrigado pela informação, mas mesmo que suba um ou até dois graus( o que duvido) não chegará aos 40º e como se registou uma tendência de descida na ultima hora, não sei até que ponto pode subir significativamente nas próximas duas horas. O evento no Litoral Norte por hoje e com os dados oficiais do IPMA, não está a ser memorável, ficou aquém das grandes expectativas criadas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
quis referir que de facto o calor desagravou por ai, o porquê não sei, apesar dos modelos limitarem o calor no limite até ao Norte do pais, na Galiza o calor já é pouco significativo.... mas não só por ai em outras partes do território junto ao Litoral também. Ai no Litoral Norte por hoje e olhando para os fornos dai Pinhão, Melgaço, Braga, acho que o dia ficou muito aquém do que prometeu há uns dias atrás. Muito calor sim, mas longe de ser memorável.
Penso que amanhã será mais quente, o Pinhão deve ultrapassar (se não os atingir hoje ) os 40, pena que outra das estações com potencial (Mirandela) esteja off line há já algum tempo..Braga pode andar a tocar os 40 amanhã, não sei se os vai atingir, vamos ver.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Penso que amanhã será mais quente, o Pinhão deve ultrapassar (se não os atingir hoje ) os 40, pena que outra das estações com potencial (Mirandela) esteja off line há já algum tempo..Braga pode andar a tocar os 40 amanhã, não sei se os vai atingir, vamos ver.

Duvido que em relação a hoje haja golos no tempo de descontos. Pode até subir mas...
A temperatura em Braga nos 36,8º e baixou na ultima hora, acho que chegou aos 38, Melgaço é melhor nem falar. Hoje não foi um dia memorável para o Norte.
A terra quente transmontana e o interior Norte ainda piora. Pois o calor junto á raia ainda diminui mais.
Amanha poderá subir, mas a partir do fim da tarde a massa de ar quente começa a deslocar-se para Oeste.
por vezes é bom olhar-se para as previsões espanholas tanto na Galiza como, Zamora, Salamanca para podermos ver o que pode-se ter no Norte de Portugal. Quando vi que Ourense não iria aquecer muito, suspeitei logo que por exemplo Melgaço chegasse sequer perto dos 40º.
Amanha a massa de ar quente instala-se mais um pouco a Norte mas não prevejo grandes diferenças em relação a hoje, o calor ficará muito retido no centro e centro-sul do pais, vale do tejo e sado.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obrigado pela informação, mas mesmo que suba um ou até dois graus( o que duvido) não chegará aos 40º e como se registou uma tendência de descida na ultima hora, não sei até que ponto pode subir significativamente nas próximas duas horas. O evento no Litoral Norte por hoje e com os dados oficiais do IPMA, não está a ser memorável, ficou aquém das grandes expectativas criadas.

Mas Topê, a previsão para o Porto era de 34ºC, valor que foi superado.
Se vires no AROME, e na previsão horária, para as 15h estavam previstos 31ºC. No entanto, às 15h UTC no Porto (P.Rubras estavam 32,7ºC).
Para amanhã a previsão horária diz que a máxima no Porto será às 13h. Depois, tal como aconteceu hoje, entra a nortada e arrefece.

Quanto ao Pinhão, eu não tinha tantas certezas. Às 15h já ia nos 38,1ºC . E, à partida, ainda faltam 2h para o Pinhão atingir a máxima. Deve chegar aos 40ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Mas Topê, a previsão para o Porto era de 34ºC, valor que foi superado.
Se vires no AROME, e na previsão horária, para as 15h estavam previstos 31ºC. No entanto, às 15h UTC no Porto (P.Rubras estavam 32,7ºC).
Para amanhã a previsão horária diz que a máxima no Porto será às 13h. Depois, tal como aconteceu hoje, entra a nortada e arrefece.

Quanto ao Pinhão, eu não tinha tantas certezas. Às 15h já ia nos 38,1ºC . E, à partida, ainda faltam 2h para o Pinhão atingir a máxima. Deve chegar aos 40ºC.

Não refiro ao IPMA mas as expectativas criadas uns dias antes baseadas nas previsões dos modelos.
Está nos 38,1º nesta nova actualização ás 15h sim é possivel que chegue aos 40º
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde...:)

Tatual: 35,9°C
HR: 26%

Ainda subiu na última hora.
Foguetes só mais logo após rever valores mais reais.
O vento é variável na sua direcção. Por isso a temperatura ainda não tem uma tendência bem definida de subida/descida.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Já em descida, natural...

Tactual: 34,0°C
Hr: 28%

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk