Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
J4M0tYH.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: ampa62 e joselamego


guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Primeiro nascer do sol do ano visto por cima do nevoeiro:


Aqui onde estou a 250m de altura tem alguma geada. Debaixo do nevoeiro deve estar entre 0°C e -1°C. Nunca vi tanto nevoeiro aqui com temperatura a baixo de 0°C.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom Ano para todos!

2020 começa com muito frio por aqui, inclusive formação de geada ( condição rara por estas bandas) leve em algumas superfícies, mínima de 1.6ºc :cold:

Neste momento 1.9ºc, alguns bancos de nevoeiro gelado vindos de E/ESE, vento fraco e 97 % HR.

Foto de há minutos, um telhado com relva sintética numa zona baixa e abrigada aqui perto, nunca pensei, e depois dos gelos e geadas do Nordeste Transmontano, ter também alguma geada aqui no Porto:

8JxnQ5T.jpg
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Geada também, mais intensa, esta manhã na Maia ( zona rural em Silva Escura).

uH0m2RJ.jpg


uIEXWqM.jpg
 

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
757
Local
Covas, V N Cerveira
Boa noite e um excelente 2020 para todos.

Hoje foi um dia de recordes por aqui.
Temperatura mais alta do ano e da década de 20, com 8,2°C.
Temperatura mínima do ano e da década com - 0,5°C
E rajada máxima com 0 km/h.

Dia suficiente iluminado para salvar uma trintena de jovens e inocentes azevinhos da voracidade da máquina de cortar relva.

Ah.... E caiu tanta geada que registou 1.27 mm acumulados. Ou terá sido do champanhe


Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
A temperatura vai descendo certinho, 7,5ºC agora. Amanhã deverá ser mais um dia com nevoeiro.

Deixo-vos aqui duas fotos do nevoeiro de hoje de manhã e também uns registos que fiz ao fim da tarde numa zona perto de Santa Lucrécia de Algeriz.
Esta é uma zona que já mencionei aqui onde fui fazer alguns registos de temperatura. Hoje não estava a contar passar lá perto e por isso não tinha o auriol comigo, mas foi notável a diferença de temperatura antes da descida e depois lá no fundo.
Havia também algum nevoeiro já a formar-se no campo encostado a onde passa a água.
Outra coisa que reparei foi uma brisa gelada (visível no vídeo em baixo) que vinha da direção da zona mais alta. @jonas_87 seria o ar frio a descer?

Sunrise above the fog by Guilherme Silva, on Flickr
UersfDc.jpg


A estrada lá no fundo que fica sempre com gelo:
oCNUjV1.jpg



Comparação da estrada ao fim da tarde toda molhada e num dia com geada:

t5k8hkn.jpg

AW6p1Pt.jpg



pGCdqCa.jpg






Nas fotos em que comparo a estrada, esta tinha um pequeno buraco de onde vinha água e achei engraçado o borbulhar que mostra no vídeo em baixo. Alguém me sabe dizer o que se está a passar aqui?



 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A temperatura vai descendo certinho, 7,5ºC agora. Amanhã deverá ser mais um dia com nevoeiro.

Deixo-vos aqui duas fotos do nevoeiro de hoje de manhã e também uns registos que fiz ao fim da tarde numa zona perto de Santa Lucrécia de Algeriz.
Esta é uma zona que já mencionei aqui onde fui fazer alguns registos de temperatura. Hoje não estava a contar passar lá perto e por isso não tinha o auriol comigo, mas foi notável a diferença de temperatura antes da descida e depois lá no fundo.
Havia também algum nevoeiro já a formar-se no campo encostado a onde passa a água.
Outra coisa que reparei foi uma brisa gelada (visível no vídeo em baixo) que vinha da direção da zona mais alta. @jonas_87 seria o ar frio a descer?

Sunrise above the fog by Guilherme Silva, on Flickr
UersfDc.jpg


A estrada lá no fundo que fica sempre com gelo:
oCNUjV1.jpg



Comparação da estrada ao fim da tarde toda molhada e num dia com geada:

t5k8hkn.jpg

AW6p1Pt.jpg



pGCdqCa.jpg






Nas fotos em que comparo a estrada, esta tinha um pequeno buraco de onde vinha água e achei engraçado o borbulhar que mostra no vídeo em baixo. Alguém me sabe dizer o que se está a passar aqui?





Boas,
Sim é provável que fosse a brisa da inversão.
Segundo já vi em algumas estações, por norma ronda os 2 km/h quase imperceptível, mas felizmente os anemometros das estações detectam e também consequem indicar o quadrante do vento, o que dá logo ideia de onde vem o ar frio e para onde se dirige. Como é normal sempre de acordo com perda de altitude, seja uma encosta ou orientação do vale e respectiva linha de água.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite e Bom Ano!

Primeiro dia do ano novo muito semelhante aos últimos do ano velho; muito frio de manhã e ameno à tarde, sendo a mínima de 2,6ºC e a máxima de 14,8ºC.
Comecei o ano com uma caminhada no Parque da Cidade e nalguns pontos via-se aquilo que assim à vista desarmada me pareceu geada a derreter, o que seria realmente notável dada a proximidade ao oceano. Possivelmente algum ponto de inversão.

A noite segue calma, com céu limpo acompanhado por uma brisa fresquinha. 7,6ºC.

_________________________
A temperatura vai descendo certinho, 7,5ºC agora. Amanhã deverá ser mais um dia com nevoeiro.

Deixo-vos aqui duas fotos do nevoeiro de hoje de manhã e também uns registos que fiz ao fim da tarde numa zona perto de Santa Lucrécia de Algeriz.
Esta é uma zona que já mencionei aqui onde fui fazer alguns registos de temperatura. Hoje não estava a contar passar lá perto e por isso não tinha o auriol comigo, mas foi notável a diferença de temperatura antes da descida e depois lá no fundo.
Havia também algum nevoeiro já a formar-se no campo encostado a onde passa a água.
Outra coisa que reparei foi uma brisa gelada (visível no vídeo em baixo) que vinha da direção da zona mais alta. @jonas_87 seria o ar frio a descer?

Sunrise above the fog by Guilherme Silva, on Flickr
UersfDc.jpg


A estrada lá no fundo que fica sempre com gelo:
oCNUjV1.jpg



Comparação da estrada ao fim da tarde toda molhada e num dia com geada:

t5k8hkn.jpg

AW6p1Pt.jpg



pGCdqCa.jpg






Nas fotos em que comparo a estrada, esta tinha um pequeno buraco de onde vinha água e achei engraçado o borbulhar que mostra no vídeo em baixo. Alguém me sabe dizer o que se está a passar aqui?




Belos registos Guilherme! :thumbsup: Começas bem o ano :D
Quanto ao borbulhar sob o pavimento... não sei o que será, mas coisa boa não é certamente... passa algum rio/linha de água perto? Pode ter "comido" o solo por baixo da estrada durante as cheias encontrando-se este completamente saturado. Imagino que acabe por abater nos próximos dias se for esse o caso. Devias reportar a situação, pode ser perigoso.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A temperatura vai descendo certinho, 7,5ºC agora. Amanhã deverá ser mais um dia com nevoeiro.

Deixo-vos aqui duas fotos do nevoeiro de hoje de manhã e também uns registos que fiz ao fim da tarde numa zona perto de Santa Lucrécia de Algeriz.
Esta é uma zona que já mencionei aqui onde fui fazer alguns registos de temperatura. Hoje não estava a contar passar lá perto e por isso não tinha o auriol comigo, mas foi notável a diferença de temperatura antes da descida e depois lá no fundo.
Havia também algum nevoeiro já a formar-se no campo encostado a onde passa a água.
Outra coisa que reparei foi uma brisa gelada (visível no vídeo em baixo) que vinha da direção da zona mais alta. @jonas_87 seria o ar frio a descer?

Sunrise above the fog by Guilherme Silva, on Flickr
UersfDc.jpg


A estrada lá no fundo que fica sempre com gelo:
oCNUjV1.jpg



Comparação da estrada ao fim da tarde toda molhada e num dia com geada:

t5k8hkn.jpg

AW6p1Pt.jpg



pGCdqCa.jpg






Nas fotos em que comparo a estrada, esta tinha um pequeno buraco de onde vinha água e achei engraçado o borbulhar que mostra no vídeo em baixo. Alguém me sabe dizer o que se está a passar aqui?





Parabéns pela excelente reportagem fotográfica, esse nevoeiro a cobrir toda essa zona, parece incrível mesmo, e quanto a essa estrada deve ser uma verdadeira pista de gelo mesmo, o borbulhar da água no alcatrão, antes de ver o vídeo ainda pensei que podesse se tratar de um rebentamento de alguma conduta, mais aí o comportamento da água é muito diferente em relação a este, e tendo em conta já o abatimento do alcatrão nessa zona, não deve estar coisa boa lá por baixo, deve ser mesmo isso com já aqui foi referido, provavlemente alguma linha de água subterraneo que rebentou lá por baixo, e arrastou sedimentos, provocando erosão.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite e Bom Ano!

Primeiro dia do ano novo muito semelhante aos últimos do ano velho; muito frio de manhã e ameno à tarde, sendo a mínima de 2,6ºC e a máxima de 14,8ºC.
Comecei o ano com uma caminhada no Parque da Cidade e nalguns pontos via-se aquilo que assim à vista desarmada me pareceu geada a derreter, o que seria realmente notável dada a proximidade ao oceano. Possivelmente algum ponto de inversão.

A noite segue calma, com céu limpo acompanhado por uma brisa fresquinha. 7,6ºC.

_________________________

Belos registos Guilherme! :thumbsup: Começas bem o ano :D
Quanto ao borbulhar sob o pavimento... não sei o que será, mas coisa boa não é certamente... passa algum rio/linha de água perto? Pode ter "comido" o solo por baixo da estrada durante as cheias encontrando-se este completamente saturado. Imagino que acabe por abater nos próximos dias se for esse o caso. Devias reportar a situação, pode ser perigoso.

Obrigado! :thumbsup:

Sim, estava a passar uma pequena linha de água para a direita do vídeo.
Deixo aqui esta imagem do street view da google. Buraco a vermelho, linha de água a azul.

aAcmUqn.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado! :thumbsup:

Sim, estava a passar uma pequena linha de água para a direita do vídeo.
Deixo aqui esta imagem do street view da google. Buraco a vermelho, linha de água a azul.

aAcmUqn.jpg

Pois, quando se constroem as estradas e não se tem em conta que essas linhas de água podem ganhar uma grande dimensão, quando chove torrencialmente durante várias horas, como aconteceu agora com a tempestade Elsa, e depois os danos são de milhares de euros, como aconteceu no caso, em que muitas pequenas ribeiras simplesmente foram levada pela força das águas, em que nem as pontes resistiram.
Era necessário fazer um levantamento exaustivo dessas mesmas linhas de água, e construir no minimo, umas condutas, que conseguisem pelo menos vazar essa mesma água, e é isto que falham, antes de construir as estradas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.