Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2022



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não será uma onda de calor, mas que é calor excessivo para a altura do ano lá isso é...

Hoje ao final da tarde fiz uma pequena caminhada no passadiço junto ao mar entre a Granja e Espinho. O ambiente que se observava era de tudo menos de final de janeiro... magotes de gente nas esplanadas e a caminhar, areal com muitas pessoas, sol radioso, mar calmo e com um ar muito apetecível e calor... o casaco saiu logo 5 minutos depois de começar a andar... :calor:

Até a cor do brilho do sol, que costuma pintar o mar de prateado nos dias de inverno, já está com as tonalidades douradas de primavera/verão... :sweat:

O cérebro tem alguma dificuldade em processar o que os olhos veem... :D

Pelo Porto, 15,7 ºC e HR nos 27% agora. A máxima foi de 19,9 ºC e a HR desceu até aos 21%.
Eu sei que a memória é seletiva, mas acho que nem no verão me lembro de ver valores de HR tão baixos no Porto.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Onda de calor? Menos...
Onda de calor é estabelecida por 6 dias consecutivos com temperatura 5ºC acima da média da temperatura máxima.

De acordo com as normais de Braga e Porto, ambas têm médias abaixo de 15ºC.

Braga já segue dois dias com 20ºC, ainda estão previstos mais dias até ao dia 4 de Fevereiro.
Tudo indica onda de calor.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Pois...
Ó chuva, andá cá! Eu gosto de ti! Gosto mesmo muito de ti. Porque me abandonaste miserável? Nem te despediste...bruta!

Bem, é assim a vida.
Não há chuva, haja sol.

Frio de noite. Temperado de dia. Muito sol.
Que mais dizer? Apontei há uma semana para uma pequena mudança lá para dia 5. Poderemos ver alguns restos de chuva\nuvens, com ar mais de norte a entrar, mas os dias de chuva tão desejados ficam para mais tarde. Veremos quando...

Ontem, junto ao pequeno rio Eiriz, registei Tmín de -3,4ºC, hoje -2,6ºC. :cold:
Por seu lado a Tmín da EMA de Paços de Ferreira foi de -1,8ºC ontem, hoje de -0,1ºC.
Cá em casa registei ontem Tmín de -0,7ºC, hoje 1,0ºC.
Tem sido bem consistentes os valores noturnos aqui a 300 metros de distância...pelas18.15h já lá estavam 3,4ºC. O vento estava calmo.


Tactual: 1,5ºC
HR: 51%

Continuação de um excelente fim de semana.

Ahhhhh...e vão votar! :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Belo dia sim senhor. Belo dia para sair à rua e ir votar. Mas os portugueses gostam pouco de usufruir da cividade e muito da "boa vida"...
De manhã bem cedo lá saí de casa, fui votar às 8h (a fila tinha 1 pessoa) :D e o trabalho impediu-me de apanhar sol.
A geada hoje era fraca mas estava frio.
Junto ao rio Eiriz a Tmín desceu aos -2,8ºC.
Já a EMA de Paços de Ferreira atingiu os -2,1ºC.
Cá em casa, por seu lado, apenas desceu até aos -0,6ºC.

O dia foi quentinho, com Tmáx de 18,7ºC tanto na EMA como aqui por casa.

A noite vai fria, com negativos -0,2ºC junto ao rio Eiriz (23.15h).
Aqui tenho uma Tactual de 2,2ºC e Hr de 58%.

Tenham uma excelente semana:thumbsup:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Apesar do frio pela noite, parece-me haver onda de calor pelo litoral norte. Várias estações a passar dos 20ºC hoje. Braga nos 20ºC nos últimos 2 dias e para continuar. Valores de humidade a baixar dos 25%. Lamas de Mouro com 11% ontem!
E porque não onda de frio também?
As temperaturas minimas têm estado sempre em valores negativo nos últimos 8 dias, numa diferença igual ou superior à anomalia das máximas em algumas estações!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E porque não onda de frio também?
As temperaturas minimas têm estado sempre em valores negativo nos últimos 8 dias, numa diferença igual ou superior à anomalia das máximas em algumas estações!
Podes apresentar um resumo com dados concretos que sustentem essa ideia? Quantas estações? Não serão meras inversões?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ora bom final de dia.

Sol...felizmente hoje com menos "fume" que em dias anteriores.
Pelas 13.30h (+/-) vi 2 canadair a regressar do interior, provavelmente estiveram em frentes de incêndio pelo interior norte.
A noite voltou a ser gelada, o dia muito agradável, tanto que às primeiras horas da tarde até uma T-shirt assentava bem - o vento estava calmo.

Junto ao Rio Eiriz a Tmín desceu aos -2,6ºC.
Já a EMA de paços de Ferreira foi aos -1,8ºC
Cá por casa a Tmín não passou dos -0,7ºC

Em relação às máximas, junto ao rio Eiriz o sensor claramente não lida bem com o dia, subindo aos 23,2ºC, mesmo com RS de pratos - sem radiação solar é muto eficaz.
A EMA de paços subiu aos 18,7ºC.
Cá em casa também chegou aos 18,7ºC; tal como ontem, a EMA e a minha estação tiveram a mesma máxima.

Tactual: 7,6ºC (EMA: 7,0ºC)
Hr: 48%
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Hoje Merelim teve mais uma mínima negativa. Pela minha zona, mais acima um bocado, não houve geada, mas certamente já mais abaixo, à altura de Merelim, deve-se ter formado.
Apesar das mínima negativas dos últimos dias nem tenho tido muito interesse em ir ver/fotografar pois a humidade tem sido baixa.
Hoje já deve ter havido mais alguma que os outros dias dado que a noite já foi mais húmida.

Partilho uns registos do início do mês e depois das geadas que houve no início da semana que passou:

H36ywWp.jpg

am7Fo7v.jpg

6X1bhbY.jpg

jSh3TjK.jpg

eMmZ2G0.jpg

2tKRPps.jpg

R7fogW3.jpg

CG0HEYU.jpg


tRmPDG9.jpg

goxKSnL.jpg

Q3SYMAM.jpg

uArSqiZ.jpg

poy90we.jpg

eAqtibm.jpg

eMZEhRZ.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Partilho uns registos do início do mês e depois das geadas que houve no início da semana que passou:

:thumbsup: e que belos registos! Fascinantes aquelas composições das árvores no nevoeiro, um tema favorito a par dos nevoeiros matinais nas zonas baixas. Realço sempre que são fotos "corajosas", estas madrugadas. :palmas: