Seguimento Litoral Norte - Junho 2010



Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Olá companheiros!:)

Hoje a relatar as observações desde a praia de Lavadores, freguesia de Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia.

Cheguei a meio da tarde com céu muito nublado mas seco. Neste momento já chove, :rain: e observo 17,5ºC de temperatura.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Precipitação acumulada nos dias anteriores:

  • Dia 08.Jun - 21 mm
  • Dia 09.Jun - 21 mm
  • Dia 10.Jun - 12 mm [Registei mais 1mm desde o último post]
Total de precipitação: 54 mm (Nada mau para Junho) :D

No entanto, ainad chove e já tenho 1 mm
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Dias de chuva, dias frescos. Pouco usual por esta altura mas ainda assim vão marcando a sua presença de tempos a tempos.
Menos usual terá sido a concentração de pluviosidade na noite de 8 para 9 de Junho. Foi acima de tudo uma boa rega.

Dias antes dizia-me um jovem, que nos seus tempos livres é bombeiro, que as matas começavam a ficar secas e com elevado risco de combustão, devido à pouca chuva nos últimos tempos e grande crescimento arbustivo também. Agora desapareceu esse risco imediato, mas parece-me que aumentará significativamente daqui a umas semanas - esta chuva acelerou o crescimento dos arbustos e quando o calor regressar teremos lenha em quantidades que não víamos há bastantes anos, prontinha a arder por "combustão espontânea" - i.e., chega-se lume e depois o incêndio começa espontaneamente a progredir ao resto da floresta.:D
---
Tmín: 12,0ºC
Tmáx: 20,0ºC
---
Céu muito nublado, vento fraco. Sem precipitação há meia dúzia de horas, e sem acumulação desde meio da manhã.
Tactual: 16,0ºC
Hr: 76%
Pressão: 1013 mb

---
Precipitação deste mês:
Dia 8 - 6,5 mm (até às 21.30h)
Dia 9 - 39,5 mm (das 21.30h do dia 8 às 24h de dia 9)
Dia 10 - 11 mm (até às 21.30h)
Dia 11 - 5 mm (das 21.30h do dia 10 até 19h de dia 11)
Total do mês (e deste evento) - 62 mm