Seguimento Litoral Norte - Junho 2014

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já com 25.0 ºc a esta hora. :calor:

Belo dia :cool:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu vou com 24.6ºC, vais um pouco á frente :p

Ontem a máxima foi de 30.8ºC, a ver se hoje ultrapasso os 32 :rolleyes:

Nessa zona mais interior é perfeitamente possível atingires esse valor de 32ºc ou superior, por aqui, e devido a este vento fraco de Leste/Nordeste, a temperatura vai subindo a bom ritmo, contudo é uma circulação bastante fraca, por isso a brisa marítima deverá aparecer daqui a algum tempo, fazendo descer e evitando subidas maiores da temperatura.

Talvez hoje a minha máxima fique entre os 28 e 29 graus, vamos ver..:calor:

Sigo com 25.7 ºc actuais

Numa zona mais baixa e junto ao Hospital de S João o ISEP segue com 26.8 C

http://meteo.isep.ipp.pt/
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Pois, bastante calor e logo cedo, o isep regista agora 28C. Gostava de ver os valores de S. Gens (esta é outra estação que desapareceu do mapa, literalmente), mas de qualquer modo estes valores são quase sempre coincidentes com o Isep e, dentro da rede de estações do ipma para o Grande Porto, só perderá em termos de máximas mais baixas da estação de Pedras Rubras. Acredito que a proximidade da costa marítima seja o factor determinante para que isso aconteça.

Agora, se o ipma prevê uma máxima de 28C para o Porto, das duas uma:

1) o ipma está redondamente enganado e a temperatura irá bem acima dos 30C hoje;

2) como diz o Snifa, a brisa irá começar a sentir-se mais a partir da tarde, fazendo descer a temperatura e assim teríamos uma tarde menos quente que a manhã (o que acho possível, mas que não deixava de ser curioso). Pelo que notei ontem, houve dois picos de temperatura durante o dia, um próximo das 13:00 e outro perto das 18:00, que assinalou a máxima do dia.

edit. 28,5C agora no isep, a subida verificou-se enquanto escrevia o post.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No Wunderground existem 3 estações perto da zona de Braga que apresentam temperaturas a esta hora na ordem dos 35/36º :huh:
Estarão correctos os valores ou faltará ali uma RS !
Parece demasiado elevados os valores mas como se trata de escolas públicas, teoricamente os dados deveriam ser fiáveis ...:huh:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No Wunderground existem 3 estações perto da zona de Braga que apresentam temperaturas a esta hora na ordem dos 35/36º :huh:
Estarão correctos os valores ou faltará ali uma RS !
Parece demasiado elevados os valores mas como se trata de escolas públicas, teoricamente os dados deveriam ser fiáveis ...:huh:

Valores claramente inflacionados, talvez uns 3 a 5 graus quer por uma instalação deficiente ou falta de um RS eficiente ( o mais provável).
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Continua esta aragem de Leste, nem sinal da brisa marítima para já, sigo com uns quentes 28.6 ºc ( penso que a previsão de máxima na minha estação de 28 a 29ºc irá ser superada ):calor:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Depois de ultrapassar os 30C às 11:44, o isep regista 28.9C neste momento. Estou curiosa para ver se esta descida irá manter-se durante a tarde.

Que eu já tenha observado, o ipma, quando há vários dias que pertençam a um mesmo evento ou situaçâo, erra frequentemente ao estabelecer qual será o mais quente ou frio, embora acerte numa média destes dias.

Assim, talvez hoje seja afinal o dia mais quente deste evento, ou talvez eu esteja a ser demasiadamente optimista.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde!!!:D

Temos uma nuvem em desenvolvimento vertical a Este, como podemos ver nesta fotografia.
Espinho segue com 21,9ºC, Vento fraco e 76% de humidade relativa.

OjfdugK.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena