Seguimento Litoral Norte - Maio 2009



vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Bom olho. O seu a seu dono. Já foi corrigido no mapa no norte, nos outros será quando houver maior disponibilidade. Obrigado pela correcção.
Já agora, o erro veio do mapa original que está no site da própria Associação Nacional de Municípios Portugueses. No mapa nacional que eles tem no site também não tem a separação, apenas no mapa de pormenor.


Como Trofense agradeço pela correcção. De facto o nosso colega Costa tem bom olho pois nem eu dei pela erro no mapa. Afinal já passaram 10 anos, não era suposto que um mapa vindo da ANMP tivesse um erro desses. É incrível como um trabalho feito por voluntários em algumas horas corrige um erro num mapa, mas o site da ANMP (feito por profissionais pagos) deve ter este erro há anos. De facto quem corre por gosto não cansa.

Sobre o tempo, hoje não posso dizer muito pois o meu sensor exterior morreu (talvez por falta de pilhas). Só posso dizer que está uma temperatura muito agradável e vento fraco. A pressão anda pelos 1022mb.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Reuma (Massarelos)

Max: 27,5ºC (aprox)
Min: 13,0ºC (aprox)

João, consegues encontrar no IM

immassarelos.png


-----------------------------------------------------------------------------

Nestes dois gráficos da semana passada de uma EMA e de uma RUEMA.
Como foi dias de chuva e vento a diferença é menor. Mas em dias como hoje de céu limpo as RUEMA's costuma ter temperaturas superiores a 5ºC(em média) que as EMA's. O que é uma diferença abismal.

immu.png


---------------------------------------------------------------------------

Céu limpo e vento fraco de NW.

Temperatura Actual: 18,6ºC
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
já registei várias vezes mais 9ºC que a EMA, e penso que a REUMA do Bonfim (a mais perto da minha zona) também. Nunca na vida o Porto pode ter uma EMA no concelho, porque todo o concelho é completamente urbanizado, por isso será sempre considerada uma REUMA. Mas lá está, nunca uma EMA vai reflectir a temperatura da cidade, que mesmo duma zona para a outra (Bonfim por exemplo vs Foz do Douro) pode ter diferenças enormes, quanto mais entre uma zona quente da cidade vs uma EMA.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mais uma vez afirmo que as RUEMA têm outros objectivos e não podem, de forma alguma, ser comparadas com as EMA nem sequer ser substituídas por estas, quando não há dados providenciados pelas EMA.
Não se encontram instaladas sobre solo coberto de relva, que evita o sobreaquecimento do ar acima desse solo, por efeito da sua proximidade e reflecção da radiação, e não cumprem uma série de outros critérios que as possam colocar num plano de igualdade em relação às EMA.
O solo tem outras características, as estações não estão tão expostas à circulação do ar, tudo isto para «recriar» e dar uma ideia das temperaturas medidas dentro de um local urbanizado, pois é mesmo esse o objectivo.
Estas estações não constam nos relatórios mensais precisamente por isso, porque seria uma grande asneira e falta de bom senso comparar valores da baixa de Lisboa com valores medidos na Amareleja, porque o suposto calor da primeira é apenas artificial e deve-se ao elevado urbanismo do local, muito por culpa da localização da RUEMA em causa, que apenas tem o objectivo de representar o calor resultante de todas as infraestraturas urbanas em coexistência naquele mesmo local.
Assim, apenas as EMA cumprem certos critérios que fazem com que possam ser comparadas com outras EMA, pois a instalação deve cumprir o mesmo método em todas, colocando-as a um nível em que podem ser comparadas.
Assim, dá-se apenas importância ao verdadeiro potencial de calor de um local, o calor «real» e não ao calor gerado pelo efeito urbano, pois as EMA encontram-se instaladas em locais protegidos, normalmente em planos um pouco elevados e bastante ajardinados, onde não é possível a construção de edifícios por questões meteorológicas, de modo a dar um seguimento devido às medições efectuadas pelas estações meteorológicas, para que seja levada a cabo uma monitorização do clima ao longo do tempo, sem que haja alterações no local.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Ninguém disse o contrário, mas a temperatura sentida na cidade não deixa de ser aquela registada pelas REUMAS, "real" ou não. Vivemos em zonas ultra urbanizadas, temos de lidar com o sobreaquecimento natural dos locais. Quem visita a cidade do Porto lida com as temperaturas registadas pelas REUMAs, e não pela temperatura dada na EMA. Nunca a temperatura de P.Rubras reflecte a temperatura de qualquer zona da cidade, e não é só por estar a uns 15km desta e junto ao mar.

Mas penso que já tinhamos discutido este assunto antes.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Um pouco à margem desta discussão, o facto é que esteve um dia agradável, o máximo que registei de temperatura foi cerca de 25º, mas passei a maior parte do dia na Madalena.

Será nesta simpática aldeia a sul do Porto, perto de Canidelo, onde milita o João;), que vejo hipóteses de instalar num futuro próximo a minha estação:thumbsup:.