Seguimento Litoral Norte - Maio 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
O que se passa normalmente no Verão é o seguinte: durante a noite e até à hora do almoço, a lestada sopra forte e entra pelo mar dentro, basta ver o efeito curioso que provoca nas ondas. Em seguida, o mais normal é o aparecimento de uma ligeira brisa de noroeste, que impede a temperatura de subir ainda mais, junto ao mar.;)

Em certos dias, a lestada dá lugar a uma acalmia em que não sopra vento de lado nenhum. Bem, nesses dias, só se consegue aguentar meios metidos na água, nem no Algarve faz tanto calor na praia:p. Contudo, são raros esses dias.

No interior do Porto, tanto num caso como no outro, a temperatura continua elevada. Já defendi a ideia que pelo vale do rio Douro sopra uma brisa de leste, que quando chega à Invicta parece que saiu do forno.:D
 


vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Geralmente quando saio de casa (Famalicão que já é perto da costa) no verão e vou até à praia, as temperaturas em minha casa são superiores em cerca de 8/10ºC

Por isso tenho sérias dúvidas que quando estiverem cerca de 40ºC em Mirandela durante o verão, o Porto com vento de leste tenha temperaturas superiores.

O problema é que são extremamente raros os dias em que o vento sopra de leste junto ao mar. Eu tenho um apartamento junto ao mar na Póvoa de Varzim e reparo que há alguns dias de verão em que o vento de manhã sopra de leste e é muito quente. Mas por volta das 11:00-12:00 horas muda para noroeste e a temperatura arrefece logo. São muito poucos os dias em que o vento sopra de leste durante a tarde no verão junto ao mar. E nesses dias é um verdadeiro sufoco.

Na minha opinião, se em Mirandela estiverem 40ºC e vento de leste a correr até ao mar, então no Porto estará mais quente que em Mirandela.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
O problema é que são extremamente raros os dias em que o vento sopra de leste junto ao mar. Eu tenho um apartamento junto ao mar na Póvoa de Varzim e reparo que há alguns dias de verão em que o vento de manhã sopra de leste e é muito quente. Mas por volta das 11:00-12:00 horas muda para noroeste e a temperatura arrefece logo. São muito poucos os dias em que o vento sopra de leste durante a tarde no verão junto ao mar. E nesses dias é um verdadeiro sufoco.

Na minha opinião, se em Mirandela estiverem 40ºC e vento de leste a correr até ao mar, então no Porto estará mais quente que em Mirandela.

Bem, como vivo ligeiramente perto do mar, presencio muito esse facto.
O Vento de Leste aparece entre as 23h-00h (como ontem) e prolonga-se durante a noite e manhã. Por volta do 12h o vento roda de Este para Norte ou para Oeste, e várias vezes de NW. Se o vento for de W recebo brisa marítima (vinda do mar) se o vento for de N recebo a brisa do Rio, assim a minha temperatura arrefece.
E, como bem dizes são raros os dias em que o vento de Este se prolonga o dia todo.

Mirandela não está no Vale do Douro, o Rio Tua e que vai desaguar ao Douro, mas em Tua. E como Mirandela está num vale é diferente. Mas, por exemplo, o Peso da Régua pode "concentrar" o calor com o Vento de Este, mas o esse vento for por ali abaixo, vai chegar ao Porto o que vai fazer um aumento de temperatura no Porto superior as restantes zonas do Vale do Douro. Como o Porto está "no fim" o mar vai fazer uma espécie de barreira contra o vento de Este, este volta par trás e acontece um tipo de estufa sobre a cidade, logo ela aquece e muito.
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Como previsto hoje foi batida a máxima do ano aqui na Trofa. 29,9ºC :angry:

A máxima foi atingida imediatamente antes de o vento rodar de leste para oeste.

Agora sigo com 26,9ºC 43%HR 1017,8mb.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Como aqui já foi dito, com vento leste o Porto transforma-se numa das cidades mais quentes do país;).

Que me lembre, é das poucas coisas em termos meteorológicos que não se alterou ao longo das últimas décadas...:D

Esqueci-me de dizer que durante a madrugada de 6 para sabdo esteve uma grande ventania.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa noite,
O trabalho não me tem dado tempo para passar por aqui quantas vezes eu queria, mas assim que posso passo por cá.
Dia quente para estes lados com a max. a chegar aos 27.6ºC.

Sigo com,
Tactual: 17.9ºC
HR: 67%
Pressão: 1019.7hPa

Tmin. 14.5ºC
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 04-Maio-2009

Temperatura Máxima: 25,8ºC
Temperatura Mínima: 16,5ºC [batida às 23h55]

Precipitação acumulada: 0,0mm

__________________________________________________________________

Céu limpo e vento muito fraco de W

Temperatura Actual: 16,3ºC
Humidade Relativa: 84%