Seguimento Litoral Norte - Novembro 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Como em boa parte da região, um enxurrozito para fechar estes dois meses bem agradáveis de precipitação.

Boa noite Sócio,

Realmente nestas 2 últimas horas tem chovido bem e não estava a espera de tanto!!! Amanhã temos mais uns trocos e no sábado também!!! e depois vem aí o Verão de S.Martinho.

Cmps.
 


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Por aqui vento de O/NO, com alguns aguaceiros! :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

madrugada de chuva por vezes forte,acumulados 14.4 mm até ao momento..:rain:

12.2 ºc actuais.

O ISEP , perto do Hospital de S.João, acumulou: 15.75 mm.:rain: e atingiu um rain rate máximo de 115.32 mm/h às 01:46.

http://meteo.isep.ipp.pt/
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bom dia,

madrugada de chuva por vezes forte,acumulados 14.4 mm até ao momento..:rain:

12.2 ºc actuais.

O ISEP , perto do Hospital de S.João, acumulou: 15.75 mm.:rain: e atingiu um rain rate máximo de 115.32 mm/h às 01:46.

http://meteo.isep.ipp.pt/

Eu coloco algumas dúvidas quanto à localização da estação meteorológica do isep, aliás tenho inquirido aqui se alguém sabe dizer ao certo onde fica mas não obtive resposta até agora. Segui as coordenadas apresentadas na página deles e o googlemaps apontou para uma localização em S. Mamede, ao norte da R. de S. Tomé, esta sim no Porto, onde está localizado o isep. Também é possível que haja um erro nas coordenadas apresentadas no site, é verdade. Ainda assim será uma localização mais próxima do Porto que Pedras Rubras, e julgo ser uma excelente referência, muitíssimo completa e bem apresentada, para as condições meteorológicas do Grande Porto.

Se a localização do gmaps estiver correcta, no entanto, é preciso notar que a área terá uma densidade populacional inferior à da cidade do Porto, e é sabido que as temperaturas de S. Mamede são, via de regra, inferiores às do Porto. Pena que a estação meteorológica da feup não apresente dados muito fiáveis (basta um pouco de sol para o termómetro disparar, por exemplo, e a direcção do vento é sempre algo absurdo), pois acredito que seja muito necessária uma estação profissional e institucional dentro do Porto, algo que possa orientar os futuros arquitectos e engenheiros civis para as condições meteorológicas urbanas.

Já agora, os dados de temperatura do isep:

temperatura actual: 14,8 C
temperatura máxima: 16,8 C às 01:45
temperatura mínima: 13,5 C às 07:31

Uma noite quase que insuportavelmente quente, mas que refrescou durante a madrugada e manhã. Agora, a acreditar na previsão do ipma, teremos mínimas mais baixas, se bem que eles já andem de novo a adiar as mínimas de um dígito, prometidas durante toda a semana para amanhã... agora eles dizem que só na segunda, e se for assim :/

Segunda, terça e quarta serão os dias com máximas mais altas (18 C, 18 C e 19 C), que ainda assim não vão ser muito mais altas (ou mesmo nada) do que aquelas que temos tido até agora, a acreditar na previsão do ipma.

Um outono bem quente, este, estive a comparar, através da página do isep, com os mesmos dias de 2011 e efectivamente está mais quente agora. :s
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Olá Névoa,

A estação do ISEP fica localizada no Polo Universitário, ali perto do Hospital de S.João, eu diria a uns 400 m em linha recta do Hospital de S João.

Está montada no topo do edifício da faculdade de Engenharia.:thumbsup:

Sensivelmente à altura de 3 andares.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
É uma vergonha o que se passa no IPMA, grande parte das estações desapareceram do mapa, a de Ponte de Lima já desapareceu á mais de 1 semana, bem como a de pedras rubras no Porto, e agora o mapa está quase todo vazio no norte, enfim, é pra isto que pagamos...
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Olá Névoa,

A estação do ISEP fica localizada no Polo Universitário, ali perto do Hospital de S.João, eu diria a uns 400 m em linha recta do Hospital de S João.

Está montada no topo do edifício da faculdade de Engenharia.:thumbsup:

Sensivelmente à altura de 3 andares.

Se está no isep, então está na R. de S. Tomé, eu conheço bem a região e da próxima vez que estiver por lá vou tentar vê-la. O site deles poderia ficar ainda melhor com fotografias e com um texto sobre a estação, o seu projecto, a sua história. E já agora, podem então corrigir as coordenadas que apontam para S. Mamede... (se o erro for deles e não do googlemaps, mas acho mais provável ser deles). De qualquer forma, melhor assim para nós que moramos no Porto.


@1337, acho que a de Pedras Rubras não desapareceu, pelo menos ainda não... :shocking:

edit. já agora alguém sabe de algum link onde se possa encontrar um historial das temperaturas registadas em Pedras Rubras? Eu estive a consultar o freemeteo mas aquilo não bate bem, por vezes há temperaturas para horas futuras, o que não deveria acontecer se é um historial, e por outras vezes a temperatura mínima registada num determinado dia não é aquela que vai aparecer aqui neste site, por exemplo, como mínima do dia.

edit 2: 1337 acho que tens razão, mesmo no freemeteo já não aparecem muitos dos valores do dia. Estranho!!! :surprise:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bela chuvada que se abateu por aqui, o acumulado subiu para os 18.6 mm actuais :rain:

Está fresquinho, 12.8 ºc neste momento.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Eu coloco algumas dúvidas quanto à localização da estação meteorológica do isep, aliás tenho inquirido aqui se alguém sabe dizer ao certo onde fica mas não obtive resposta até agora. Segui as coordenadas apresentadas na página deles e o googlemaps apontou para uma localização em S. Mamede, ao norte da R. de S. Tomé, esta sim no Porto, onde está localizado o isep. Também é possível que haja um erro nas coordenadas apresentadas no site, é verdade. Ainda assim será uma localização mais próxima do Porto que Pedras Rubras, e julgo ser uma excelente referência, muitíssimo completa e bem apresentada, para as condições meteorológicas do Grande Porto.

Se a localização do gmaps estiver correcta, no entanto, é preciso notar que a área terá uma densidade populacional inferior à da cidade do Porto, e é sabido que as temperaturas de S. Mamede são, via de regra, inferiores às do Porto. Pena que a estação meteorológica da feup não apresente dados muito fiáveis (basta um pouco de sol para o termómetro disparar, por exemplo, e a direcção do vento é sempre algo absurdo), pois acredito que seja muito necessária uma estação profissional e institucional dentro do Porto, algo que possa orientar os futuros arquitectos e engenheiros civis para as condições meteorológicas urbanas.

Penso que se está a referir a estas coordenadas que se encontram no site meteo do ISEP(41.2N 8.6W). Pois, este é o problema que estou a ter para descobrir a EMA de Arouca e o problema é o seguinte: essas coordenadas em formato decimal são muito pouco exactas, isto é apenas usam uma casa decimal (no caso do IPMA usam duas e mesmo assim a discrepância é enorme). O melhor seria ou usarem pelo menos 4 casas decimais ou então usarem o formato DMS (graus, minutos, segundos) que são muito mais exactos)

---

Por aqui tem estado sol mas encobriu e está um azul escuro lá fora, mas não deve chover se se houver algum aguaceiro perdido a passar por aqui :D

Quanto à EMA da UA ainda não há electricidade no parque meteo, mas a possível causa já foi tratada esta manhã. Penso que terá sido devido a uma caixa eléctrica que tinha uma abertura e com esta chuva estratiforme e com pouco vento meteu água suficiente para que tenha desligado um disjuntor diferencial. A de Anadia andou/anda meia marada.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Penso que se está a referir a estas coordenadas que se encontram no site meteo do ISEP(41.2N 8.6W). Pois, este é o problema que estou a ter para descobrir a EMA de Arouca e o problema é o seguinte: essas coordenadas em formato decimal são muito pouco precisas, isto é apenas usam uma casa decimal (no caso do IPMA usam duas e mesmo assim a discrepância é enorme). O melhor seria ou usarem pelo menos 4 casas decimais ou então usarem o formato DMS (graus, minutos, segundos) que são muito mais precisos)

Muitíssimo bem pensado, deve ser isso mesmo! :)

Eu tinha imaginado que seria algum problema na conversão para decimais, mas ao mesmo tempo pensei que o pessoal de engenharia não faria isso... e realmente, não é um problema de contas erradas ao menos lol ;)

Uma segunda alternativa é também resolver o problema à moda antiga: colocarem a morada da estação no website e as coordenadas apenas entrariam, e na forma de graus, para complementar a informação. O site da estação da feup, por exemplo, prima por dar estas informações (objectivo, projecto, história, fotos, e até uma webcam que não funciona) mas uma pessoa fica na dúvida em relação aos dados fornecidos pela estação.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de dia.

Tivemos durante o dia aguaceiros, depois dos períodos de chuva durante a madrugada.
O tempo está fresco, tipicamente outonal, com bastante humidade no ar.
O vento tem soprado fraco a moderado; pelas 14.40h tivemos vento moderado com rajadas a acompanhar um aguaceiro.
O acumulado do dia é de 12,7 mm.

Tmín: 10,9ºC (Tatual)
Tmáx: 15,3ºC

Tatual: 10,9ºC
Hr: 84%​
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

Está fresco lá fora, 11.4 ºC actuais que é a mínima do dia.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A noite segue fresca, sigo com 9.5 ºc actuais, já ocorre a formação de algum nevoeiro junto ao Rio Douro.