Seguimento Litoral Norte - Novembro 2016

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima de 7.9 ºc.

Neste momento 10.6 ºc, céu com períodos de nublado.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto ( Marquês), direcção NE/NNE, ao fundo o Gerês em todo o seu esplendor e imponência apresenta boa acumulação de neve :cold:

Há muita bruma e o sol não dava na Serra, mas dá para ter uma noção da acumulação da neve vista daqui do Porto a mais de 80 km em linha recta:

geress.jpg



Há momentos caiu um pequeno aguaceiro que nada acumulou.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto:

gerez2.jpg
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.
Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto:
gerez2.jpg
Epá Snifa,,,Que grande foto! Parabéns, mais uma fotografia excelente que captas. A essa distância é fenomenal o nível de pormenor que consegues. Mas que grande foto! :surprise:

Já hoje observei que ainda há relativamente bastante neve tanto no Marão como no Alvão, visto ao longe. O Montemuro estava com o sol demasiado baixo e incidente e não permitia ver a neve - que penso será superior às outras serras vizinhas, até pelo planalto extenso acima dos 1200 mts de altitude capaz de manter uma boa capa de neve durante mais tempo.

Hoje o dia começa então com sol, muito sol, em claro contraste com os últimos dias. E a previsão até bate certo com a realidade.
Ontem, pelo contrário, a realidade contrastou com a previsão de véspera. tempo nublado, fresco e chuva fraca pela manhã. Mas nada acumulou.
O vento está calmo neste momento.
O acumulado mensal de precipitação está exatamente nos 220 mm. Já atingido o normal para novembro, vamos ver o que nos traz o dezembro.
Enquanto não acaba o novembro aproveitemos este solzinho que temos. :)

Tmín: 1,9ºC

Tatual: 11,4ºC
Hr: 91%
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Gerês?

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
é possivel,
Há momentos caiu um pequeno aguaceiro que nada acumulou.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto:

gerez2.jpg

Por curiosidade que lente usas e corpo?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É natural que o Gerês seja avistado a grande distância. Os seus picos mais altos elevam - se até quase aos 1600 metros. É uma Serra imponente, até pelos seus incríveis precipícios, que fazem lembrar os Alpes.
E Constitui( com as serras minhotas adjacentes a NO e a Sul) um prolongamento da grande cordilheira do Norte da Península Ibérica que são os Montes Cantabricos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
é possivel,


Por curiosidade que lente usas e corpo?

Boas dopedagain.

Para estas fotos usei a minha " velhinha" Canon EOS 50 d com a objectica Canon EF-100-400 mm ( em APS-c dá um equivalente a 160–640mm )

Se usasse a mesma objectiva com a Canon EOS 6 d perdia algum alcance (embora ganhasse mais qualidade de imagem ) uma vez que neste formato full -frame a lente corresponde aos 100-400 mm especificados.

No Lightroom aumentei o contraste, diminuí ligeiramente a exposição, e selectivamente aumentei o clarity em 20 % sobre a serra, para que os detalhes se vissem ainda melhor, uma vez que havia bastante bruma e a distância é grande.

A foto ainda sofreu um crop ( moderado)
 
Última edição:

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Boas dopedagain.

Para estas fotos usei a minha " velhinha" Canon EOS 50 d com a objectica Canon EF-100-400 mm ( em APS-c dá um equivalente a 160–640mm )

Se usasse a mesma objectiva com a Canon EOS 6 d perdia algum alcance (embora ganhasse mais qualidade de imagem ) uma vez que neste formato full -frame a lente corresponde aos 100-400 mm especificados.

No Lightroom aumentei o contraste, diminuí ligeiramente a exposição, e selectivamente aumentei o clarity em 20 % sobre a serra, para que os detalhes se vissem ainda melhor, uma vez que havia bastante bruma e a distância é grande.

A foto ainda sofreu um crop ( moderado)

Agora já compreendo como tiraste a foto eheh
Realmente o Porto não fica assim tão longe do Gerês e sem obstáculos pelo caminho é fácil observar as serras. Se de Alpalhão (Portalegre) se consegue ver a Estrela, já nada me admira.
Grande shot! :p
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Se de Alpalhão (Portalegre) se consegue ver a Estrela, já nada me admira.

Off-Topic: E de Marvão ainda muito melhor ;)

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto

Excelente foto @Snifa. :thumbsup: Fiquei com saudades, quer da tua bela cidade, quer da nossa pérola da natureza que é o Parque Nacional da Peneda-Gerês :rolleyes:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa noite,

Dia de céu praticamente limpo, muito sol. Os extremos de temperatura foram 6,2ºC / 13,6ºC.

Neste momento estão 10,8ºC e 90% de humidade.

Deixo aqui umas fotos que tirei no Sábado, ao final da manhã. Ao fundo, o tão falado por aqui ( quase sempre pelas piores razões :rolleyes:) , Radar de Arouca :



O Planalto da Serra da Freita e o Parque Eólico :


Serra da Boneca em primeiro plano e ao fundo, na Serra de Montemuro a neve espreitava :cold:
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Há momentos caiu um pequeno aguaceiro que nada acumulou.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto:

gerez2.jpg

Foto espectacular ! :palmas: :uau:

Sabes dizer qual a zona do Gerês abrange a foto? E se algum pico tem antenas / retransmissores ?
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Há momentos caiu um pequeno aguaceiro que nada acumulou.

Enquanto que aqui estava escuro, para o Gerês o sol incidiu por momentos na serra, tornando mais visível a cobertura de neve.

Foto que fiz há minutos aqui de minha casa no Porto:

gerez2.jpg

Grande foto Snifa. Consegues ver melhor o Gerês daí do Porto do que eu daqui de Braga.


Aqui como estou numa zona baixa e mais perto, as montanhas circundantes tapam mais de metade da vista para a serra. Na cidade já deve ser outra coisa.
Foto espectacular ! :palmas: :uau:

Sabes dizer qual a zona do Gerês abrange a foto? E se algum pico tem antenas / retransmissores ?

Boas Joaopaulo,

Parece-me claramente o maciço principal do parque (Serra do Gerês), zona pertencente a Vilar da Veiga/Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro. Consegue-se ver na foto alguns pontos de referência. Snifa espero que não te importes que pegue na tua foto. :D

94UaAsU.jpg


No verão costumo ir a uma casa perto de Vieira do Minho, que tem vista para estes cumes todos. Foto que tirei em 2015. Vista do jardim:

OhoHKTb.jpg


Rio Caldo, uma zona belíssima para visitar e claro, o rio Cávado sempre a permitir umas belas aventuras no Verão, seja de barco ou mota de água, gaivota...

Mas claro que o meu desejo era ir à casa no inverno ou naquelas tardes de trovoadas, mas como não é minha.

----------------------------------------------------

Entretanto por aqui sigo com uma noite fresca. As mínimas já andam bem baixas por aqui, no outro dia andou já nos valores negativos. A EMA às 21H marcava 7,5ºC. Céu limpo.
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Grande foto Snifa. Consegues ver melhor o Gerês daí do Porto do que eu daqui de Braga.


Aqui como estou numa zona baixa e mais perto, as montanhas circundantes tapam mais de metade da vista para a serra. Na cidade já deve ser outra coisa.


Boas Joaopaulo,

Parece-me claramente o maciço principal do parque (Serra do Gerês), zona pertencente a Vilar da Veiga/Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro. Consegue-se ver na foto alguns pontos de referência. Snifa espero que não te importes que pegue na tua foto. :D

94UaAsU.jpg


No verão costumo ir a uma casa perto de Vieira do Minho, que tem vista para estes cumes todos. Foto que tirei em 2015. Vista do jardim:

OhoHKTb.jpg


Rio Caldo, uma zona belíssima para visitar e claro, o rio Cávado sempre a permitir umas belas aventuras no Verão, seja de barco ou mota de água, gaivota...

Mas claro que o meu desejo era ir à casa no inverno ou naquelas tardes de trovoadas, mas como não é minha.

----------------------------------------------------

Entretanto por aqui sigo com uma noite fresca. As mínimas já andam bem baixas por aqui, no outro dia andou já nos valores negativos. A EMA às 21H marcava 7,5ºC. Céu limpo.

Obrigado, pela orientação.:thumbsup:

Fiz esta questão porque tenho aqui umas fotos tiradas em Abril, daqui de Gaia, com vista para NNE / NE , que tenho uma grande serra com antenas no topo. Inicialmente pensei que fosse a Serra do Marão, mas depois de ver no Google Earth a orientação, tirei a hipótese que ser o Marão.

Algum desses cumes tem Antenas ?

A Serra que falo é a da direita :
31305040495_e784e35d87_h.jpg


Com um crop e contraste aumentado :
31305042165_f1d687aaa7_h.jpg
 
Última edição: