Seguimento Litoral Norte - Outubro 2009

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Bem 9.5mm em P.Rubras :eek:

E isto é só o começo. Com vários dias de chuva anunciados esta semana, cheira-me a um Outubro bem chuvoso. Pena que no Porto não faça falta nenhuma lol. Já mais para o interior do distrito, a história é outra, e lá não chove :(
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É sempre interessante verificar a validade da lei de Weber-Fechner nas mais diversas ocasiões. :)

O primeiro round está a começar no litoral norte e centro ainda um pouco desorganizado mas nos sítios onde os cluster's de aguaceiros passarem a chuva deve carregar bem...

semttulonj.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É sempre interessante verificar a validade da lei de Weber-Fechner nas mais diversas ocasiões.
O primeiro round está a começar no litoral norte e centro ainda um pouco desorganizado mas nos sítios onde os cluster's de aguaceiros passarem a chuva deve carregar bem...
Quanto à lei é verdade - a expectativa tende a ser alta mesmo que se saiba de antemão que há uma razoabilidade que não deve ser ultrapassada. O facto de olharmos para a massa de nuvens que está na imagem de satélite faz-nos aumentar notoriamente as expectativas de uma boa precipitação - mas a realidade é que apenas poderá trazer alguma chuva e não aquela que a nossa mente "vai buscar" às imagens; há mais do que isso para observar - pequenas massas de nuvens podem trazer bem mais precipitação e no entanto não nos trazem particular entusiasmo antes do evento. É caso para dizer que nós aqui "temos mais olhos que barriga".

Quanto ao 1º round - por aqui está fraquito, fraquito; a minha expectativa está não neste mas nos próximos rounds, nomeadamente a partir de Novembro. Embora esteja "em pulgas" para ver chover em grande quantidade tenho uma dose realista do meu lado que me diz que apenas daqui a umas semanas é que é!
Levo um acumulado de precipitação entre ontem (0,5mm) e hoje (2 mm) de 2,5 mm - muito pouco, muito pouco.
Enfim...:shocking:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
update 20UTC Porto



acumulados hoje:

P.Rubras (Maia) - 12.5mm
Massarelos (Porto) - 0.6mm
S.Pilar (Gaia) - 3.0mm

Alô , alô ,
daqui, de um dos poucos lugares que choveu de verdade ,
em todo o luso rectângulo ,
já se vê o luar com as clareiras que há no céu.
Estranho este valor isolado de precipitação, mas asseguro-vos
que esteve quase uma hora aqui, no Aeroporto,
a chover moderadamente com períodos até de alguma intensidade.
Daí a acumulação...
Aqui tanto e mesmo aqui ao lado, tão pouco...
Agora , com o luar a espreitar entre altocúmulos ,
prossegue este "calor de Verão" ...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

a chuva já parou há algum tempo e agora vê-se mesmo a lua entre as nuvens..

Dados actuais:

Temp: 18.9ºc

Vento ESE:7Km/h

Humidade: 85 %

Pressão 1014.3 hpa

Precipitação acumulada desde as 00 h : 4.3 mm
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Bem definitivamente a chuva não quer nada com Aveiro:confused:, ainda estou com 0.0mm e uma camada de pó no pluviómetro:D
Não quero, nem devo desanimar, pois o episódio ainda está agora a começar, mas ler todos a relatar chuva é doloroso:hehe::)

Eu também tenho 0mm neste episódio:p. Mas tenho esperanças que isto suba para uns 2 dígitos (3 dígitos até se for possível).
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por aqui depois das chuvas consistentes entre as 18 e as 20 UTC de ontem,
o céu tem-se mantido encoberto , mas quase sem chuva ( apenas 0.5 mm desde a meia-noite) que perfaz o total de 15.8 mm desde o início das precipitações no fim da tarde de ontem.
E com esta humidade ( 96% ) e ainda 20,0º, noite tropicalíssima ...
Mas o interessante disto tudo , não é o ocorrido mas sim o que estará para vir:

imageashxs.gif
[/URL][/IMG]

Forte instabilidade "avulsa" mas organizada no Atlântico adjacente em deslocação para Leste/Nordeste e no cantinho superior esquerdo a nossa rebaptizada Grace...
Seguirá o seu destino (nordeste) e em breve dissipar-se-á.
Mas não é todos os dias que temos assim alguém a "olhar " para nós de tão próximo lugar.
E que hoje haja já relatos significativos dos nossos "enviados especiais" espalhados pelos 4 cantos do Continente...
Assim seja...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Bom dia. Manhã de céu encoberto, não chove, registo 21,5º, para uma mínima de 20,5º. Continua o ambiente tropical, com muita humidade e abafado:unsure:.

Não me admira que as depressões tropicais rondem o nosso rectângulo, só falta a água do mar a temperaturas mais elevadas para lhes estendermos a passadeira vermelha:p.