Seguimento Marítimo 2011 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para quem não pode ir mas gosta de acompanhar aqui fica mais 2 webcam da praia da nazaré.


http://www.cm-nazare.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=012b4126-c111-4918-bd4f-83e021bf816f

É possível ver a rebentação a chegar mesmo junto à marginal.

semttulo2qn.png
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)


Na bóia ondógrafo ao largo de Peniche foram registadas alturas significativas muito próximas de 10m. Os gráficos não mostram a altura máxima, mas é muito provável que tenham sido registadas algumas ondas com cerca de 15 metros durante esse período crítico.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Num passeio marítimo, entre Canidelo e Valadares, o cenário foi este:

Passadiço de Marbelo:
A aventura de passar por aqui resultou numa queda para cima das Dunas :lol:



Madalena - Paredão:










Mesmo com as ondas normais de Inverno, quando está maré cheia o mar chega aos passadiços. :eek::eek:
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

Peço desculpa ser assim, mas não estou a conseguir carregar o vídeo no ImageShack. Deixo assim o link de acesso. Fiz este vídeo em São Pedro de Moel.

 
Editado por um moderador:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Esse vídeo mostra bem a força do mar e a altura da maré no momento. A natureza na sua grande força.

Mas é assim mosto que metes o vídeo. Esta no YouTube fica postado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Mau tempo: Ondas chegaram aos 20 metros

A Marinha através da rede de ‘bóias ondógrafo’ registou ondas de 20 metros na costa ocidental, durante os últimos dias de mau tempo.

A Marinha, através do Instituto Hidrográfico e da rede de bóias ondógrafo, registou a agitação marítima em vários pontos da costa portuguesa, no período de mau tempo desde 12 de Fevereiro e cujo agravamento se intensificou consideravelmente, nos dias 15 e 16 e na madrugada do dia 17, registando-se a partir daí um progressivo enfraquecimento.

Das medições efetuadas por duas bóias ao largo de Leixões e da Nazaré, a cerca de 40 e 20 milhas da costa, as ondas subiram para cerca de 6 metros no dia 12 e assim se mantiveram ao longo dos dias 13 e 14, atingiram 9 metros no dia 15 e excederam 11 metros no dia 16.

Relativamente às máximas alturas de onda, observaram-se durante o dia 16 e madrugada do dia 17, valores acima dos 16 metros, com máximos registados ao largo de Leixões e da Nazaré de 18 e 20 metros, respetivamente.

Fonte: Observatório do Algarve

:surprise:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Continuam desaparecidos os dois jovens desaparecidos no sábado na praia de Lavadores, Canidelo, Vila Nova de Gaia.

24 horas depois e perto do mesmo local, 4 pessoas tiveram que ser resgatadas do mar.

Perto do local onde desapareceram dois jovens
Polícia Marítima resgata quatro pessoas numa praia de Canidelo


Quatro pessoas foram na tarde deste domingo resgatadas numa praia de Canidelo, Gaia, depois de terem caído ao mar quando andavam em motos de água perto do local onde decorriam as buscas dos dois jovens desaparecidos ontem na praia de Lavadores.


Duas das pessoas foram socorridas já na areal por elementos da Polícia Marítima e dos bombeiros e duas outras retiradas da água com o apoio de um helicóptero, adiantou a Polícia Marítima do Douro ao PÚBLICO.

A mesma fonte indicou que as quatro pessoas, incluindo uma criança e uma mulher, encontravam-se na altura do acidente próximo do local onde desapareceram no sábado dois jovens. “Caíram ao mar enquanto praticavam desportos náuticos e com a força das ondas não conseguiram chegar até à praia”, avançou a Polícia Marítima, sublinhando que nenhuma das vítimas estava ligada às operações de busca. A mesma fonte indicou que as quatro pessoas, que se encontravam conscientes durante o seu resgate do mar, foram transportadas para o Hospital Santos Silva, em Gaia.

Até ao por-do-sol, prosseguiram este domingo as operações para encontrar os dois jovens de 20 e 23 anos, que desapareceram no sábado. De manhã foi encontrada uma sapatilha que pertencia a uma das vítimas. Depois de uma noite de festa, os dois amigos acabaram engolidos pelas águas quando estavam nas rochas da praia de Lavadores, um deles depois de se atirar à água para tentar salvar o outro, que fora arrastado para o mar por uma onda.

Ao PÚBLICO, o capitão Fragoso Gouveia diz acreditar que os corpos dos dois estudantes “podem estar ainda na mesma zona” onde caíram ao mar, ou “ter sido arrastados pelas correntes intermédias para sul”.

O estado do mar continuava a não permitir a intervenção das equipas de mergulhadores. Esta segunda-feira as buscas serão retomadas com uma segunda moto-quatro a apoiar em terra, já que o perimetro será alargado, para sul, até à Praia da Aguda. Com P.C. e A.N.C.

Vídeo do resgate onde se vê bem a força do mar e o quão complicado é um resgate com condições assim.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Continuam desaparecidos os dois jovens desaparecidos no sábado na praia de Lavadores, Canidelo, Vila Nova de Gaia.

24 horas depois e perto do mesmo local, 4 pessoas tiveram que ser resgatadas do mar.

Vídeo do resgate onde se vê bem a força do mar e o quão complicado é um resgate com condições assim.

O Soares já me tinha mostrado esse vídeo, ele assistiu ao resgate. Felizmente foram salvos.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Quatro desportistas resgatados do mar

Voltaram a viver-se longos minutos de pânico, ontem à tarde, na praia de Lavadores, em Canidelo, Gaia.


Precisamente no local onde dois jovens desapareceram anteontem, levados por uma onda, o helicóptero da Força Aérea, que procurava os corpos, resgatou quatro amigos que praticavam desportos náuticos numa mota de água. José Ferreira, de 42 anos, e o filho, de 13, assim como Márcia Ribeiro, de 28, e o marido, Valter, de 35, foram salvos do gélido mar. Tanto a Márcia como o pai do menor, que foram projectados várias vezes contra as rochas, sofreram graves ferimentos e foram transportados para o Hospital de Gaia.

"Seguiam duas pessoas em cada mota. Estavam a dirigir-se para a costa quando uma forte onda fez com que colidissem. Os quatro ocupantes caíram e a corrente empurrou-os contra os rochedos. Pensei que tivessem morrido", começou por explicar Jorge Alves, de 64 anos. "Depois os bombeiros conseguiram resgatar duas pessoas [o menor e o marido de Márcia Ribeiro]", acrescentou.

As embarcações da Polícia Marítima ainda tentaram resgatar os outros dois náufragos. No entanto, a forte corrente na zona impediu a aproximação às vítimas. Depois das várias investidas foi accionado o helicóptero. "Um mergulhador desceu por uma corda para salvar as duas pessoas que estavam na água. Retirou um de cada vez. O segundo [a mulher] foi elevado duas vezes, mas acabou por escorregar e voltou a cair ao mar", reforçou Jorge Alves.

Os quatro foram levados para o Hospital de Gaia. Ao fecho desta edição só Márcia Ribeiro e José Ferreira inspiravam cuidados.

SOCORRIDOS EM PLENO AREAL

Após terem sido resgatados do mar da praia de Lavadores, em Canidelo, as duas vítimas foram deixadas pelo helicóptero da Força Aérea no areal. No local, os bombeiros prestaram os primeiros socorros às vítimas. Depois de estabilizadas, os voluntários de Coimbrões transportaram-nas ao hospital.

NOVE MORTES EM DOIS MESES

Só este ano já morreram pelo menos nove pessoas no mar. Duas jovens na Madeira; dois pescadores nos Açores; dois ingleses na Póvoa de Varzim; um pescador das Caxinas, e Ricardo Pinto e Tiago Meireles, que caíram ao mar anteontem e ainda continuam desaparecidos.

DISCURSO DIRECTO

"PESSOAS NÃO TÊM CONSCIÊNCIA", Fragoso Gouveia, Comandante da Capitania do Douro

Correio da Manhã - Em dois dias este é o segundo caso no mesmo local. Como é isso possível?

Fragoso Gouveia - Não há consciência da parte das pessoas. Se eu não mandei os mergulhadores efectuar as buscas para o mar é porque não havia condições. A corrente estava muito forte.

- O facto de se estarem aqui a proceder a buscas contribuiu para resgatar os náufragos com vida?

- Sem dúvida. Se não estivessem aqui tantos homens a controlar o terreno o fim daquelas quatro pessoas não seria feliz mas sim trágico. A verdade é que eles foram visionados por 30 mil olhos desde o início.

NAMORADA DE TIAGO DIZ QUE QUER "MORRER COM ELE"

Continuam por encontrar os corpos dos dois jovens que, anteontem de manhã, desapareceram no mar da praia de Lavadores, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. A família de Ricardo Pinto, de 21 anos, e de Tiago Meireles, de 20, não arredaram pé, ontem, do local trágico.

"Eles já se mentalizaram que os filhos morreram. Agora só querem é que os corpos apareçam para lhes poderem fazer um funeral digno e uma última homenagem", disse ao CM um primo de Ricardo Pinto. Tanto a mãe como a tia de Ricardo tiveram de receber tratamento hospitalar, pois voltaram a sentir--se mal durante as operações de buscas. Também Rita Sousa, a namorada de Tiago Meireles, e Bruno Almeida, amigo dos dois jovens desaparecidos, acorreram ao local e desesperaram por notícias. "A namorada passou a noite em claro. Diz que quer morrer com ele", referiu uma estudante, visivelmente abalada. Já no Facebook a jovem diz: "Eu amo-te e fui contigo para onde foste. És meu para sempre".

Apesar de ontem, pela manhã, ter aparecido a sapatilha de um dos jovens, a verdade é que as buscas se mostraram infrutíferas. "Hoje [ontem] alargamos o perímetro para cerca de quatro milhas. Amanhã [hoje] ainda serão mais alargadas, até à praia da Aguda", disse fonte da Polícia Marítima. As operações são hoje retomadas às 07h00.

"A MÃE NÃO CONSEGUE SAIR DA CAMA"

Já mentalizados de que os filhos estão mortos, os familiares directos de Tiago Meireles e de Ricardo Pinto, carinhosamente tratado por ‘Piu', apareceram ontem na praia de Lavadores, em Vila Nova de Gaia, vestidos de preto. Jaime Meireles, pai de Tiago, não se conteve e voltou a chorar quando olhou para o mar que lhe levou o filho.

"O Jaime tinha tanto orgulho no filho que dizia que queria ser fisioterapeuta para ajudar os outros. Davam-se todos lindamente. É muito triste um desfecho destes", começou por dizer ao CM António Tavares, tio de Tiago. "A minha irmã ainda não conseguiu sair da cama. Só chora e grita pelo filho", acrescentou o familiar, de lágrimas nos olhos.

[ame="http://videos.sapo.pt/VdCAfAqeJw8cMIEui8FG"]Resgate em Gaia - SAPO Vídeos[/ame]

Nesse mesmo vídeo, apareço eu (o da camisola as riscas) :hehe:

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Alentejo - Abertura da Lagoa de Santo André ao mar
No próximo dia 18, a Lagoa de Santo André, no litoral alentejano, vai ser aberta ao mar. A lagoa inserida na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha é aberta, geralmente em Março, para renovação das águas. O facto atrai anualmente um grande número de visitantes.
Café Portugal; foto - CM Santiago do Cacém | quarta-feira, 16 de Março de 2011

A Lagoa de Santo André é Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha desde 2000, classificação atribuída por ser um local estratégico para a nidificação de muitas espécies de aves migratórias. Todos os anos, com o chegar da Primavera, a lagoa é aberta ao mar de forma artificial.

O objectivo é «permitir a renovação as águas e a exportação de matéria orgânica e nutrientes para a faixa costeira adjacente, diminuindo os riscos de anoxia (falta de oxigenação da água) e eutrofização (excesso de nutrientes)», explica o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), entidade responsável pelo processo.

Além de libertação de impurezas e renovação das águas, a abertura da lagoa permite ainda a entrada de «sedimentos arenosos e de organismos de origem marinha (peixes e invertebrados), garantindo-se, assim, a continuidade da actividade piscatória na Lagoa», acrescenta a mesma entidade.

A pesca é uma das principais actividades económicas da Reserva Natural, além do turismo, sector que tem vindo a crescer. As principais artes de pesca são as «nassas», para a captura, sobretudo, de Enguia-europeia (Anguilla anguilla), embora existam também outras espécies.

http://www.cafeportugal.net/pages/agenda_detalhe.aspx?id=3286
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Época balnear abre a 1 de Maio em Cascais e no Algarve


A época balnear Abre já a 01 de Maio nas 15 praias de Cascais, e em quatro de Vila de Bispo e, em meados desse mês, nas praias do concelho de Albufeira, na Rocha (Portimão) e Torre (Oeiras).

A época balnear para o presente ano foi fixada em portaria publicada na terça-feira em Diário da República, na qual são identificados os locais, costeiros e interiores, onde é permitida a prática balnear no período estabelecido. Embora na maioria das praias a época balnear vigore entre 01 ou 15 de Junho e 15 ou 30 de Setembro, nas 15 praias do concelho de Cascais esse período será alargado entre 01 de maio e 15 de Setembro. Quatro praias do concelho de Vila do Bispo (Algarve) - Burgau, Mareta, Martinhal e Salema - exibem o período mais alargado de permissão de prática balnear, entre 01 de maio e 31 de Outubro.

Nas 25 praias existentes no concelho de Albufeira e ainda na praia da Rocha (Portimão) a época balnear foi fixada entre 14 de maio e 16 de Outubro e na Torre (Oeiras) entre 15 de maio e 15 de Setembro. As águas balneares costeiras com período mínimo fixado - entre 01 de Julho e 31 de Agosto - são Palheirão, no concelho de Cantanhede, e Légua e Água Madeiros (Alcobaça). Quanto às águas balneares interiores, apenas Pego Fundo, no concelho de Alcoutim (Algarve), inicia a sua época balnear em maio - funcionando entre 14 de maio e 18 de Setembro.

As praias do Carvoeiro, no concelho de Mação (de 17 de junho a 18 de setembro) e de Castanheira/Lago Azul, no concelho de Ferreira do Zêzere (de 01 de Julho a 31 de Agosto), ambas no distrito de Santarém, são outras que escapam ao período fixado para a esmagadora maioria das 83 praias interiores identificadas (entre 01 ou 15 de junho e 15 ou 30 de setembro). Também para as praias do Alvôco das Várzeas e de Avô (Oliveira do Hospital), Loriga e Sandomil (Seia) e Canaveias e Pego Fundo (Góis) a época balnear foi fixada apenas para os meses de julho e agosto.

DN

Ainda a um mês da abertura da época balnear na praia da Torre em Oeiras, e este ano contam-se já 10 dias em que a praia apresenta uma boa afluência de banhistas.
E se em Março a água estava gelada, agora nem por isso.
Hoje havia muita gente na água.

Esta tarde:
semttulo1bf.jpg


Há pessoas já com bronzes invejáveis. :hehe:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Uma chamada de atenção a todos a ondulação de sueste no Algarve está forte, logo ir ao mar é um verdadeiro perigo. Não estamos no Verão nem o mar é de Verão e tenham bom senso para não correrem riscos e colocar os outros em risco também, para irem salvá-los.

A ondulação encontra-se nos 3 metros.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na última semana:

sst_eu.png


Previsão da AEMET para hoje, foz do Guadiana: 18ºC.

Água fresca, mas temperaturas dentro do normal para a época. Mais um mês e já teremos água a mais de 20ºC no sotavento algarvio :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Número recorde de 271 bandeiras azuis em Portugal

A bandeira azul vai estar hasteada este ano em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa, disse, quinta-feira, o presidente José Archer.

"Pela primeira vez ultrapassamos as 250 praias. É um recorde", constatou na conferência de imprensa para apresentar as praias galardoadas.

Este ano há a registar a entrada de 12 novas praias, de 28 regressos e de 10 praias que deixaram de ter a bandeira azul.

O Algarve continua a ser a zona com mais bandeiras azuis (74), seguida da região Norte (63), do Tejo (45), do Alentejo (22) e do Centro (18).

A região autónoma dos Açores foi contemplada com 33 bandeiras azuis e a da Madeira com 14.

Em declarações à Lusa, José Archer disse que Portugal vai hastear bandeiras azuis em "50 por cento das zonas designadas".

"Isso coloca-nos largamente à frente de todos os outros países com bandeiras azuis e nível mundial, em termos de percentagem", afirmou.

Para os próximos anos, o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) estabeleceu o mar como um dos desafios.

"Vamos voltar a olhar para o mar, a recentrar o mapa de Portugal no mar. Está em curso uma proposta de alargamento da nossa Zona Económica Exclusiva que, se for atingida, Portugal passará a ser, em termos de superfície, um dos dez maiores países do mundo", sublinhou.

"Os recursos económicos que daí podem advir leva a que isto seja considerado um desafio", acrescentou.

Durante a apresentação das praias com Bandeira Azul, a ABAE assinalou também os 25 anos de existência em Portugal.

Comparando as praias de hoje com as de há 25 anos, José Archer concluiu que o comportamento das pessoas é, actualmente, muito mais responsável e educado.

"Em 1987 as praias eram muito pouco recomendáveis: o ordenamento era caótico, o estacionamento anárquico, havia poluição nas águas, lixo no areal e construção clandestina. Passados 25 anos o panorama é diferente: o ordenamento é exemplar, as condições de utilização óptimas e as praias limpas, de qualidade", defendeu.

Irão ainda hastear a Bandeira Azul 14 marinas, número idêntico ao do ano passado, nove das quais no continente: Porto de Recreio de Oeiras e Parque das Nações (Lisboa e Vale do Tejo), Tróia, Porto de Recreio de Sines e Amieira (Alentejo) e as marinas de Vilamoura, Albufeira, Portimão e Lagos, no Algarve.

Nos Açores, a Bandeira Azul vai estar presente em quatro marinas (Horta, Ponta Delgada, Angra e Vila).

Na Madeira, mantém-se com o galardão a marina do Funchal.

As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.

Fonte: Jornal de Noticias