Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,337
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Cabo Raso


bi0a6r.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Garcia e jonhfx

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
10,223
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Forte ondulação obriga ao corte da marginal da Foz do Douro

Devido à forte ondulação marítima, o trânsito encontra-se cortado na Marginal do Douro, junto à Esplanada do Castelo.

aa376cdd.jpg



A Câmara do Porto, através do seu Departamento Municipal de Proteção Civil, está atenta a esta situação e apela a todos os cidadãos para que evitem aquela zona, bem como toda a frente marítima do Porto.

http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/23190
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
856
Local
Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
Alguém na zona de Ofir?

O Hotel deve ter sido engolido...
 

Agreste

Super Célula
Registo
29 Out 2007
Mensagens
9,996
Local
Aljezur (48m) - Faro (11m)
acho que a maré desta tarde deve ter escavado o resto se é que não entrou no rés-do-chão do edifício. Eu estou surpreendido com muitas fotos que estão a ser carregadas além dos sítios que conheço.
 

Agreste

Super Célula
Registo
29 Out 2007
Mensagens
9,996
Local
Aljezur (48m) - Faro (11m)
A questão dos 8-10 metros acontece talvez 1 vez a cada 10 anos na nossa costa mas a questão que o Jorge levantou é que talvez seja uma coisa nova que é o periodo desta ondulação, muito elevado.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
5,132
Local
Porto, Campo Alegre (50m)
Boas,

Bem, um dia para recordar certamente!
Estive na Foz a fotografar cerca de uma hora e meia antes da onda, precisamente no mesmo local. O meu carrinho estava estacionado junto do senhor das castanhas assadas! Vim embora mesmo a tempo! :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
10,223
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Proteção Civil alerta para ondulação com 16 metros

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu, esta segunda-feira, um aviso à população alertando para a possibilidade de até à meia-noite poderem registar-se ondas com 16 metros na costa ocidental norte e centro de Portugal continental.

Num comunicado divulgado ao final da tarde desta segunda-feira na sua página na Internet, a ANPC alerta para a ocorrência de "agitação marítima forte, com ondulação noroeste que poderá atingir os 16 metros na costa ocidental norte e centro e 14 a 15 metros na região sul até às 24 horas de hoje".

A Proteção Civil destaca também a previsão da ocorrência de "precipitação moderada e persistente nas regiões norte e centro, com especial incidência na região do Vale do Tejo, com acumulados que podem rondar 100 milímetros no Minho e Douro Litoral e 50 milímetros da região da Área Metropolitana de Lisboa".

Devido às previsões acima descritas, e também ao vento, que deverá soprar moderado, até 30 quilómetros por hora, no litoral, e até aos 45 quilómetros por hora nas terras altas, a ANPC alerta para a "possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis" e para a "possibilidade de queda de ramos ou árvores".

Além disso, a Proteção Civil lembra a eventualidade de se formarem lençóis de água nas estradas, bem como a "possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem" e a possibilidade de ocorrerem acidentes na orla costeira.

A ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, que se evite o atravessamento de zonas inundadas, e que se tenha "especial cuidado" na circulação junto de áreas arborizadas e da orla costeira, bem como de zonas ribeirinhas "historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas".

A Marinha Portuguesa alertou hoje a comunidade piscatória e as pessoas que circulam junto à orla costeira para a necessidade de cumprirem todos os procedimentos de segurança no mar e junto à costa devido ao mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.

O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 9 e as 23.59 horas desta segunda-feira

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3618165&page=2


16 metros? :hmm:
 

MSantos

Staff
Registo
3 Out 2007
Mensagens
9,635
Local
Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
Registos impressionantes já foram colocados aqui, o mar está mesmo assutador :shocking:

Felizmente a partir de amanha já começa a haver uma diminuição da agitação marítima, se ondas desta dimensão continuassem a fustigar a nossa costa por muito tempo os estragos seriam muito elevados, e mesmo assim já devem ter sido muito significativos nas zonas mais expostas à fúria do mar. :(