Seguimento Marítimo 2017 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Este verão o concelho de Cascais deixou de ter 7 praias de bandeira azul..isto tem a ver com a não candidatura, a dita promessa do Carlos Carreiras.. e cumpriu mesmo. Ora bem a birra, ou seja, a não candidatura das praias com bandeira azul, que no ano passado cheguei a partilhar.
Fica o video da altura.



Agora anda a circular que Cascais perdeu 7 praias de bandeira azul, de facto perdeu, pois não se candidatou.
Enfim, birras politicas...
1 de Maio começa então a epoca balnear em Cascais, o primeiro concelho do país iniciar a época 2017.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O dia de ontem foi bem trágico, 4 mortos num só dia é demasiado mau.
A culpa não será do mar certamente...enfim resta lamentar.

_____________________

O mapa de temperatura da agua do mar está mesmo interessante.
Embora passe junto a praia practicamente todos dias, ainda nem fui a praia este ano. :p

Hoje 13:00

uploading picturescertificity.com

Estou achar isto muito bom, quando a esmola é grande...
Junho vem uma nortada brutal e lá se formam placas de gelo na água(agoiro on):rolleyes:
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
O dia de ontem foi bem trágico, 4 mortos num só dia é demasiado mau.
A culpa não será do mar certamente...enfim resta lamentar.

O começo oficial da época balnear devia começar a ser mais cedo, é frequente em Maio já termos praias cheias e ainda não há vigilância o que aumenta o resto deste tipo de situações. :(
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O começo oficial da época balnear devia começar a ser mais cedo, é frequente em Maio já termos praias cheias e ainda não há vigilância o que aumenta o resto deste tipo de situações. :(

Sim concordo, até à data, as praias do concelho de Cascais são as únicas com vigilância.Pode ser que nos próximos anos sigam o exemplo, embora acredito que isso também esteja relacionado com verbas, segundo consta um nadador salvador não ganha nada mal.
___________________

Ontem no Abano,Cascais. ( A 1º praia da freguesia de Alcabideche - Sul para Norte)
Nortada moderada apenas, o que equivale a vento nulo por aquelas bandas. :lol:

image upload no limitcertificity.com
 
Última edição:

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Sim concordo, até à data, as praias do concelho de Cascais são as únicas com vigilância.Pode ser que nos próximos anos sigam o exemplo, embora acredito que isso também esteja relacionado com verbas, segundo consta um nadador salvador não ganha nada mal.

Maior responsabilidade individual de cada um e uma sociedade mais educada na prevenção ajudariam muito em minorar estas ocorrências.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e jonas_87

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O começo oficial da época balnear devia começar a ser mais cedo, é frequente em Maio já termos praias cheias e ainda não há vigilância o que aumenta o resto deste tipo de situações. :(

Ora ai está algo que não podia concordar mais, tendo em conta que o mês de Maio é sempre convidativo a umas idas à praia, penso que já era tempo de se abrir a época balnear precisamente no dia 1.

De realçar, que as pessoas também têm de ter noção do perigo, este fim de semana estive em visita precisamente na Póvoa de Varzim e em Caminha e o mar estava visivelmente muito agressivo. Por vezes penso que as pessoas se arriscam em demasia e já para não falar dos estrangeiros que desconhecendo as Praias Portuguesas se aventuram em passear à beira mar ainda por cima à noite.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nas praias de Lisboa, a temperatura da água do mar tem estado uma maravilha. Algo excepcional para Maio.
Hoje deverá ser o dia mais quente:

QCTxXbG.jpg


Em toda a costa Ocidental, percebe-se claramente a ausência da nortada:

VnbxJnY.png


Temo que em Julho, infelizmente, não deva estar assim.
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bom dia

Alguém mede a temperatura do mar quando estás na praia? O que pensas que é a melhor técnica para receber uma boa leitura? Qual a profundidade da água?

Eu medindo a temperatura da água toda vez que eu vou para a praia. Eu tenho dois termômetros digitais e eles sempre concordam.

As leituras nunca são as mesmas que as leituras oficiais. Minhas leituras são sempre temperaturas mais elevadas do que oficiais
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Alguém mede a temperatura do mar quando estás na praia? O que pensas que é a melhor técnica para receber uma boa leitura? Qual a profundidade da água?
Por vezes meço a temperatura da água do mar com um termómetro digital, deste tipo:
tfa-dt-301024-minimaxalarm-digitalny-teplomer.jpg

Para ter uma melhor noção da variabilidade da temperatura ao longo do dia, é interessante medir pelo menos 2 vezes (a meio da manhã e a meio da tarde). Eu já reparei que as diferenças podem ser na ordem de menos de 1ºC até 3ºC (nos casos em que medi...) entre os 2 períodos. E podem variar muito entre um dia e o outro. Tudo depende das marés, da insolação e dos ventos dominantes.
Quanto à profundidade, a superfície (até 30 cm) é em geral mais quente no verão do que a 1 metro de profundidade (aprox.). E a diferença pode andar até 2\3ºC.

Nada como experimentar. Pode haver zonas da costa com menor variabilidade, ou mesmo maior. Eu tenho razoável experiência na zona de Monte Gordo-Manta Rota.
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Olá Aristocrata

Obrigado por tuas palavras úteis. Eu gosto do dispositivo que usas para medir a temperatura do mar. De onde posso comprar um como isso?

Agora, eu uso este termômetro digital de Screwfix.eu. Comprei dois, e os uso no mar ao mesmo tempo; eles sempre concordam.

ae235


http://www.screwfix.eu/tpi-digital-pocket-thermometer.html
http://tpieurope.com/pocket-digital-thermometers/312c-pocket-digital-thermometer/

Eu concordo com o que escreves.

Quinta-feira, fui à praia. Às 12h, eu medei a temperatura do mar: era 19.7c. Então andei mais fundo no mar, até que o mar subisse na minha cintura. Eu posso sentir a mistura de água fria e quente embaixo. Aqui, a temperatura era 18.8c.

O vento era forte e frio. Então, às 15h, a maré estava retornando, então a maré inundava a praia. Fiquei impressionado com o aumento da temperatura: ambos os termômetros digitais mediram um incrível 21.7c! Eu digo a mim mesmo, isso deve ser devido ao efeito do mar na areia quente. Eu medei a camada superior de água, a cerca de quatro metros da costa. Aqui, o mar é profundo até a minha cintura.

Quando eu ando até o mar mais profundo, é um pouco mais frio, mas ainda um 20.5c respeitável. Considero que a temperature da agua acima de 20c seja boa temperatura para se banhar.

Ficarás surpreso quando eu disser a localização desta praia: no momento estou de férias no sul da Inglaterra, em Bournemouth, uma bela cidade de praia virada a sudeste com praias arenosas suaves.

Muitos banhistas na água à tarde, ninguém vestindo um roupa de mergulho, mas a manhã o mar estava vazio de banhistas.

A temperatura do mar 21.7c é incrível no início de junho; normalmente, espero ver esse tipo de temperatura no final de agosto. O British Meteorological Society afirma que a temperatura do mar é 13c. Isso deve ser a temperatura do mar profundo. Não consigo entender a anomalia entre minhas leituras e suas leituras. Mas eu medei todas as horas e usei dois dispositivos para eliminar erros. Até fiz um video, como prova! É verdade que a praia é muito abrigada e um fundo arenoso raso.

Quando o vento cessou, foi um banho feliz! Estou ansioso por voltar a Portugal para fazer mais gravações de temperatura do mar nas áreas de Lisboa, Setúbal e Alentejo.

Aqui podes ver o vídeo:

 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
A temperatura da água depende de muitos fatores, tais como a distância à linha de costa, profundidade, hora do dia, correntes marítimas, agitação marítima, ventos, altura da maré, etc. É normal que muitas vezes as previsões não estejam de acordo com o real.

O problema é que a maioria das previsões de temperatura do mar estão ligados a dados automáticos ou dados históricos, muitas vezes não tendo em conta todos os fatores presentes.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Olá Aristocrata
Obrigado por tuas palavras úteis. Eu gosto do dispositivo que usas para medir a temperatura do mar. De onde posso comprar um como isso?
Olá Nordico.

Há várias opções, umas melhores, outras piores.
Eu mandei vir deste tipo do ebay.uk:
http://www.ebay.co.uk/sch/sis.html?_nkw=Digital+Indoor+Outdoor+In/Out+Thermometer+Hygrometer+LCD+Screen+Display&_id=200784395878&&_trksid=p2057872.m2749.l2658

Convêm um pequeno, prático. Alguns destes são grandes para andar com eles na praia...:)
Mas um que seja possível de introduzir na água é o ideal. Como estes tem o fio com o sensor pode-se colocar esse sensor até 1 a 2 metros de profundidade e ver as variações de temperatura.
 
  • Gosto
Reactions: Nordico