Seguimento Marítimo 2017 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Pois só pode estou no Algarve e até desses 20 duvido, este ano está mais fria que o ano passado

Depende onde está. Se for no Sotavento está sem dúvida acima de 20. Se for no Barlavento aí sim deve haver praias com água a menos de 20ºC, nomeadamente a oeste de Portimão. A nortada e consequente upwelling na costa ocidental está forte com força para fazer as águas frias dobrarem o Cabo de São Vicente.
No ano passado se não me engano a água do mar no Algarve não chegou só a 20ºC, houve dias com ela próxima dos 25 no Barlavento e claramente acima desse valor no Sotavento, obviamente se esteve no Algarve nesses dias sente-a bem mais fria agora mesmo estando a 20ºC.
A coisa por aí deve começar a amenizar a partir do fim-de-semana ao que parece.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ora bem, se água já andava gelada ainda pode ficar um pouco mais com a nortada dos próximos dias.
Desde o inicio do verão que não via estas cores na margem sul e até mesmo aqui perto.

Previsão para a próxima Terça-feira.



Fonte: http://www.ipma.pt/pt/maritima/sst/index.jsp?area=zona4

Nem tudo são más noticias, a ser verdade a previsão da rotação do vento para sul ( e enfraquecimento da nortada)lá para dia 11, teríamos então uma vez mais a reaproximação das correntes mais quentes junto as praias, e a temperatura da agua poderia então disparar.
Espero mesmo que dita rotação do vento ocorra, pois a água está realmente muito fria mesmo,e claro é na minha semana de férias. :malandro:
Por vezes 1 dia de vento SO, consegue fazer a temperatura da agua do mar subir uns 2ºC, sendo 3/4 dias, podia perfeitamente subir 4ºC, seria excelente, vamos acompanhado.



Exemplo então de Cascais.



Fonte: http://www.foreca.com/Portugal/Cascais?tenday
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Até agora parece-me que esta semana temos as temperaturas do mar mais baixas do Verão, com temperaturas típicas do Inverno/Primavera:

Quarta-Feira

sst-zona4-2017-08-10T1100.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Até agora parece-me que esta semana temos as temperaturas do mar mais baixas do Verão, com temperaturas típicas do Inverno/Primavera:

Quarta-Feira

sst-zona4-2017-08-10T1100.png

Sem dúvida, um gelo.
Infelizmente o cenário que o ecmwf apontava( a alguma distância temporal), rotação do vento, não se vai realizar. Portanto água gelada vai se manter, mesmo com vento de Leste de quinta, não vai alterar nada.
Acho que nem no verao passado
esteve assim. Começo a pensar que o melhor é mesmo aguardar por Setembro,altura que a nortada quebra muito, há mais dias de vento de sul.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
14,5ºC ? É muito mais fácil encher a banheira com cubos de gelo :D. Mas é curioso a diferença abissal da temperatura da água do mar do ano passado para o deste ano.
Lembro-me, que em todos os meses que fui à praia o ano passado andava sempre nos 20ºC-23ºC, fruto obviamente dos ventos de Leste e Sul que foram donos e senhores do ultimo Verão.
 

meteocaldas

Cirrus
Registo
7 Jul 2015
Mensagens
93
Local
Caldas da Rainha
... Mas é curioso a diferença abissal da temperatura da água do mar do ano passado para o deste ano.

E "abissal" é mesmo a palavra certa!
Desde que comecei a consultar temperaturas do mar ( e já lá vão uns anitos...) este é o primeiro Agosto em que o Algarve tem temperaturas abaixo de Biarritz e está quase ao nível das praias no norte da Europa que chegaram aos 20C alguns dias atrás!!
Em contrapartida este também é o primeiro Agosto em que vi o mediterrâneo chegar aos 32ºC na Tunisia (dia 7/8).
A ver se a coisa aquece por aqui, porque nem me atrevo a meter o pé na água (17.8ºC medidos ontem na foz do Arelho - entrada da lagoa, quando nesta altura costuma andar entre os 20-23C!!!)



http://www.meteocaldas.com/mtp
http://www.meteocaldas.com/pc/wxsea.php

(Obs: se consutarem posts antigos, p.f. substituir meteocaldas.org por meteocaldas.com)
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
E "abissal" é mesmo a palavra certa!
Desde que comecei a consultar temperaturas do mar ( e já lá vão uns anitos...) este é o primeiro Agosto em que o Algarve tem temperaturas abaixo de Biarritz e está quase ao nível das praias no norte da Europa que chegaram aos 20C alguns dias atrás!!
Em contrapartida este também é o primeiro Agosto em que vi o mediterrâneo chegar aos 32ºC na Tunisia (dia 7/8).
A ver se a coisa aquece por aqui, porque nem me atrevo a meter o pé na água (17.8ºC medidos ontem na foz do Arelho - entrada da lagoa, quando nesta altura costuma andar entre os 20-23C!!!)



http://www.meteocaldas.com/mtp
http://www.meteocaldas.com/pc/wxsea.php

(Obs: se consutarem posts antigos, p.f. substituir meteocaldas.org por meteocaldas.com)
A nortada sempre fez parte do nosso clima, não estou a dizer que 16-17ºC é uma temperatura normal para o Verão, mas é muito comum rondar à volta dos 18ºC por Lisboa. Ao mesmo tempo facilmente pode chegar aos 25ºC quando o vento vem de SW.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Abrandamento da Nortada e algum vento de Leste no Algarve, tem contribuído para o aumento da temperatura da água do mar.

Ontem a bóia de Faro, atingiu os 23,3ºC

Na passada sexta-feira, fui até à ilha da Fuseta, lá na parte da nova barra ( zona Leste da ilha ), a água marítima estava maravilhosa, na ria estava ligeiramente mais quente.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Lamento saber que a temperatura do mar em Portugal é tão fria neste ano. No domingo passado, eu nadava no mar inglês, perto de Bournemouth, e a temperatura da água era 21ºc! Bournemouth é cerca de 1100 kilometros a norte do continente de Portugal. É surpreendente os poderes de "upwelling". Espero que setembro seja melhor para as águas portuguesas.

Acho, geralmente, mas nem sempre, nos últimos anos, que no final de setembro e a maior parte de outubro na Fonte da Telha e Troia oferece boa água morna.

Só ter a oportunidade de viver muito perto da praia permite a oportunidade de descobrir as temperaturas diárias reais. Em 2013, vivi 2 meses na Fonte da Telha e quase todos os dias eu fui ao mar. Um dia, o mar era 16ºc e o próximo 22ºc. Uso meus próprios termômetros para medir, sem depender de outras fontes. Eu conheci água muito fria em agosto. A vergonha é que os turistas que vieram por uma semana só conhecem uma semana de água gelada.
 
Última edição: