Seguimento Meteorológico - Europa 2025

É mesmo! É o que mais odeio do clima Belga - 2/3C de chuva gelida é horrivel. Ou bem que esteja frio e sol ou que neve com fartura. Infelizmente como dizem os mais velhos aqui, ja nao cai tanta neve como antigamente.

Já não sei se foi no ano passado ou no anterior, lembro-me de estar muita gente deslumbrada com neve em NY e, mais particularmente, no Central Park, por volta do Natal. Dei por mim a pensar como as coisas tinham mudado para haver tanta gente deslumbrada com algo que há não tanto tempo assim era rotineiro.

Já não sei se foi no ano passado ou no anterior, lembro-me de estar muita gente deslumbrada com neve em NY e, mais particularmente, no Central Park, por volta do Natal. Dei por mim a pensar como as coisas tinham mudado para haver tanta gente deslumbrada com algo que há não tanto tempo assim era rotineiro.
Aqui por incrivel que pareca ja apanhei algumas vezes queda de neve em Novembro e depois nenhuma neve em Janeiro ou Fevereiro.

Boa noite,

Por aqui a vaga de frio começou ontem à noite, mas hoje ainda esteve mais frio. A temperatura máxima foi de apenas 8ºC e, por volta das nove da noite, a temperatura chegou a descer aos 3ºC. Foi a essa hora que saí à rua para ir comprar coisas e o que eu posso dizer é que abrir o portão do prédio foi quase como entrar num frigorífico. :cold:

Entretanto parece que vai chover nesta madrugada. O vento voltou e, com ele, a nebulosidade, e a temperatura aumentou para uns 5-6ºC. Não fosse pela entrada de "ar marítimo" e a temperatura neste momento já estaria à volta de 0ºC. :unsure:
Se calhar vais ter neve em Roterdao na noite de sabado para domingo :)

Se calhar vais ter neve em Roterdao na noite de sabado para domingo
Estive a verificar é de facto há essa probabilidade. No domingo deverá passar uma frente quente mas, antes da chegada da frente, existe a probabilidade de queda de aguaceiros pré-frontais, e a temperatura andará entre os 0°C e 1°C. Na passada madrugada, com condições meteorológicas semelhantes às previstas para a noite de sábado para domingo, aparentemente nevou em zonas da Zelândia - ou seja, que não é algo assim tão improvável. :w00t:

Hoje foi um dia bastante frio mas, ao mesmo tempo, relativamente seco e com "sol" - ou seja, algo que já estou um pouco mais acostumado. De manhã claramente geou por aqui, pois os telhados tinham gelo por volta das oito da manhã, e esta noite a temperatura ainda está mais fria, seguindo já nos 1°C nas estações em redor. A máxima de hoje não ultrapassou a 5°C. :cold:

Estive a verificar é de facto há essa probabilidade. No domingo deverá passar uma frente quente mas, antes da chegada da frente, existe a probabilidade de queda de aguaceiros pré-frontais, e a temperatura andará entre os 0°C e 1°C. Na passada madrugada, com condições meteorológicas semelhantes às previstas para a noite de sábado para domingo, aparentemente nevou em zonas da Zelândia - ou seja, que não é algo assim tão improvável. :w00t:

Hoje foi um dia bastante frio mas, ao mesmo tempo, relativamente seco e com "sol" - ou seja, algo que já estou um pouco mais acostumado. De manhã claramente geou por aqui, pois os telhados tinham gelo por volta das oito da manhã, e esta noite a temperatura ainda está mais fria, seguindo já nos 1°C nas estações em redor. A máxima de hoje não ultrapassou a 5°C. :cold:
Aqui foi ainda mais frio, mas pelo menos também tivemos algum sol. Neste momento já -1.5C nas estacoes da regiao.

-3,7 °C
Parece que isso mata os micróbios, era o que a minha mãe dizia quando eu era jovem. :lol:

20251122_080445.webp

20251122_080514.webp

20251122_080534.webp

Andei a ler sobre o inverno de 1984/85 na Bélgica, um dos mais frios desde que há registos, principalmente nas primeiras 3 semanas de Janeiro de 85 e as cartas sao absolutamente impressionantes. Esta é a temperatura no niveis altos a 1 de Janeiro. Um mega SSW que comecou no final de Dezembro. Nao admira a NAO- extrema que se produziu. Os valores de temperatura e neve foram impressionantes aqui na Bélgica. O que eu dava para poder presenciar isso um dia aqui.

1763822167761.webp

Andei a ler sobre o inverno de 1984/85 na Bélgica, um dos mais frios desde que há registos, principalmente nas primeiras 3 semanas de Janeiro de 85 e as cartas sao absolutamente impressionantes. Esta é a temperatura no niveis altos a 1 de Janeiro. Um mega SSW que comecou no final de Dezembro. Nao admira a NAO- extrema que se produziu. Os valores de temperatura e neve foram impressionantes aqui na Bélgica. O que eu dava para poder presenciar isso um dia aqui.

Ver anexo 27363

Lembro-me muito bem, um inverno muito difícil no meu trabalho.

Em detalhe, a cronologia: https://www.meteobelgique.be/articl.../1568-lhiver-1984-1985-un-hiver-tres-dur.html

Neva com alguma intensidade neste momento aqui em Roterdão. :w00t: 1°C de temperatura lá fora, segundo as estações em redor.

E fotos? Por aqui nevou qualquer coisa de noite, mas de manha quando acordei ja estava tudo praticamente derretido.
Infelizmente nenhuma, acabei por adormecer. Tentei acordei às 8:00 e inclusive olhei pela janela - estava tudo com um manto branco lá fora - mas depois adormeci de novo. :sono:

São 10:30, parte da neve já derreteu, mas sobra alguma, o que demonstra que não foi pouca a que caiu.

PS: tirei agora uma foto onde dá para ver claramente neve: :D
E8yjjP1.jpeg