Seguimento meteorologico Japao 2018

Tópico em 'África, Ásia e Oceânia' iniciado por cubensis 9 Jan 2018 às 07:54.

  1. cubensis

    cubensis
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Abr 2010
    Mensagens:
    684
    Local:
    Japao,Nagano 720m 36N
    Hoje seguimos em Nagano com clima bem frio e vento bem puxado de norte, agora sigo com na minha cidade fazem 3,6 as 17;00

    Esta a nevar fraco devido a um intenso sea efect snow a pressao central da area de baixa pressao que esta a causar o sea effect snow esta em 980hpa com 3 centros.

    E estamos a beira da entrada de uma siberiana muito intensa, nas areas de Niigata estao prevendo uma tempestade fenomenal com ventos de ate 30m/s, amanha a pressao vai cair para 960hpa a alta da siberia estara em 1048hpa o que da um gradiente de pressao de quase 100hpa num espaco nao maior que 3000km !
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. cubensis

    cubensis
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Abr 2010
    Mensagens:
    684
    Local:
    Japao,Nagano 720m 36N
    Ainda seguimos com tempo bem frio a tempestade ainda nao desarmou e esta a nevar miseravelmente forte na área voltada para o mar do Japao.

    Essa é uma imagem do radar meteorológico por incrível que pareça essa nuvem de neve esta com potencial de precipitação de 50mm :eek: alguém consegue imaginar como isso deve ser SOBERBO !!! e essa área esta sobre uma intensa atividade eletromagnética, essa é uma das poucas áreas do mundo que neva muito frequentemente com raios e trovoes embora os raios sem trovao sejam mais comum, devido o mar do Japão ser extremamente quente devido a corrente quente que possui e também devido ao ar frio da Sibéria ser extremamente frio isso propicia fortes tempestades de neve convectivas com trovoadas !
    [​IMG]
    sigo agora com -6c as 23'00
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #2 cubensis, 12 Jan 2018 às 14:41
    Última edição: 12 Jan 2018 às 14:51
    Thomar, 4ESTAÇÕES e luismeteo3 gostaram disto.
  3. thunderboy

    thunderboy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    27 Nov 2008
    Mensagens:
    2,023
    Local:
    Alcanena/Aveiro
    Ao ver isto lembrei-me, por acaso, de há quase um ano atrás ir buscar dados de uma climatologia, penso que do NODC, para essa zona e nessa altura achei interssante a disparidade de temperaturas entre o Norte e Sul do mar do Japão. Fui agora revisitar os dados e realmente é interessante aquela corrente de água mais quente junto à costa contrastando em quase 12ºC com a costa oposta. Deixo aqui a imagem para o mês de Janeiro.
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. 4ESTAÇÕES

    4ESTAÇÕES
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    30 Dez 2010
    Mensagens:
    580
    Local:
    Marinha Grande/Leiria/Fátima/Lisboa
    Eu desde há alguns anos que acho o clima subtropical húmido do Japão curiosíssimo, nomeadamente da costa oeste. O seguimento do cubensis foi a chave para isso.
    Verões quentes mas húmidos e chuvosos (regime de monção que chega até quase aos 40º de latitude norte), águas mornas tanto para banhos nos meses quentes (para quem vive na costa e gosta de praia) como para proporcionar o tal "Sea Effect Snow" brutalíssimo. A ilha de Hokkaido tem as maiores acumulações de neve do mundo.
    Depois há os ciclones tropicais.
    Deve ser o melhor país para meteo/geoloucos. Paralelamente a um seguimento meteorológico animado, há sempre a possibilidade de sentir a adrenalina de um sismo, quando não é fatal claro.

    :D


    (Vídeo de Janeiro de 2017 - vejam em HD)
     
    cubensis e thunderboy gostaram disto.
  5. cubensis

    cubensis
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Abr 2010
    Mensagens:
    684
    Local:
    Japao,Nagano 720m 36N
    Hoje em Nagano estamos com uma atmosfera primaveril a máxima foi de 11,9c a mínima em 1c lembrando que o clima Japones é bem estavel e essas entradas de sul tao intensa nao fazem parte do esperado para janeiro.

    Ontem devido a uma área de baixa pressão tivemos quase 50mm acumulados de chuva. Porem o frio anormal que esta fazendo na Siberia mongolia, vai comecar a descer e estao previsto para depois da passagem de mais um ciclone extratropical uma poderosa entrada siberiana para dia 23-25 os modelos estao prevendo uma iso a 850hpa de até -15c em Hokkaido até -20c.

    E neve para varios dias seguidos embora o clima do sul de Nagano seja muito continental para as nevascas do mar do japao chegarem aqui, o maximo que chega até aqui é 15-20cm de puro powder, quando vem de norte, de sul pode chegar ate 1 metro quando passam ciclones na costa do pacifico como dia 22 esta previsto.

    Estamos bem no deep winter agora (final de janeiro comeco de fevereiro)
     
    Collapse Signature Expand Signature
    4ESTAÇÕES e c0ldPT gostaram disto.

Partilhar esta Página