Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O GFS continua com um painel excelente, a ultima vez que colocou o pontinho azul em Montejunto acabou mesmo por nevar,

O03gXCn.png
 


carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
AEMET atualizou!

Validez: miércoles, 22 marzo 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
Fenómenos Significativos:

Nevadas en zonas de montaña por encima de los 400 a 600 metros.

Predicción:
Cielos nubosos y cubiertos. Lluvias y chubascos generalizados, ocasionalmente con tormenta y localmente fuertes y persistentes en el litoral. Cota de nieve en descenso de 800 a 400-600 metros. Temperaturas en descenso. Las temperaturas mínimas se esperan al final del día. Heladas débiles en el este, más intensas en zonas de montaña. Vientos del oeste y suroeste, con intervalos fuertes y rachas muy fuertes en el litoral, girando a noroeste y disminuyendo de intensidad.

Validez: jueves, 23 marzo 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción:

Nuboso o cubierto. Lluvias y chubascos generalizados, ocasionalmente con tormenta, menos intensos cuanto más hacia el sur. Cota de nieve en torno a 200-400 metros subiendo a 400-600 metros. Temperaturas mínimas en descenso y máximas con cambios ligeros. Heladas débiles en el interior, más intensas en las montañas. En el litoral, viento del noroeste con intervalos fuertes rolando a norte y nordeste y amainando. En el interior, viento flojo del suroeste y oeste rolando a norte.

:suicidio:

Resta a esperança que cortem esta tarde e amanhã de manhã...
Lá se vai a fruta, centeio, vinhas... :sad:
Sei que não é anormal o que está previsto, mas depois dos calores que se passaram que puxaram pelas culturas... era desnecessario! :'(
Vai haver muitos estragos... é injusto para quem tanto trabalha.


por aqui ja estão muitas das fruteiras em flor ameixeiras, damasqueiros, pessegueiros e as tão faladas cerejeiras em cotas mais baixas já estão muito floridas, claro que alguma floração não irá vingar mas uma parte significativa das mesmas irá concerteza nos dar fruto na primavera passada devido ao tempo chuvoso continuado também foi mau pois as abelhas não puderam trabalhar, tenhamos fé que ainda muita fruta irá vingar mas, agricultura é isso mesmo sempre dependente da meteorologia e assim será ao longo dos tempos, "c'est la vie".
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Pelo que acabei de ver no GFS das 00h, acredito seriamente que na 4ª feira (a manter-se o pervisto nesta saída!) que pontualmente tenhamos queda de neve aos 300 metros e acumulação aos 500 metros a meio\final da tarde de 4ª feira, nomeadamente para para o NO do continente.
O que suporta a minha convicção é termos uma entrada polar marítima, com temperaturas pouco usuais para a época aos 850 hPa (~3\4ºC) e aos 500 hPa (~34-35ºC).
Trata-se de facto de temperaturas que poderão potenciar células mais vigorosas, em claro contraste com o aquecimento diurno, levando à queda de granizo e eventualmente à queda de neve em determinandos momentos.
Serão sempre questões de pormenor que poderão levar ou não a concretizar a queda de neve, mas os ingredientes são bons, resta manter-se as condições modeladas.

Não seria inédito no nosso NO uma situação destas, mas de facto são muito raras.
Já assisti a quedas de neve pontuais em Março, e uma delas, já em Abril, há cerca de 30 anos (ui, tantos anos! :D) com neve aos 300 metros e acumulação a partir da cota 350 pelas 15h.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Na minha opinião este será um evento interessantíssimo de neve a cotas médias-baixas, o GFS nesta run reforça ainda mais o frio e carrega na precipitação durante o dia de quarta. A acumulação será significativa a partir dos 700m e poderá nevar temporariamente a cotas de 400\500m. Isto durante o dia porque a partir do final da tarde qualquer aguaceiro que caia será de neve acima de 200\300m... Pena a escassa precipitação na madrugada...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O mais incrível para mim neste evento é o facto de termos não 1, não 2, mas 3 dias de neve a cotas inferiores a 800m. Não é assim tão comum, segundo esta run das 12 do GFS a cota de neve na quarta rondará os 500m durante o dia, descendo para 300 à noite mas com pouca precipitação, depois durante o dia de 5º teríamos precipitação com cotas 550\600m, tal como na sexta. Muita neve acumulada acima dos 800m provavelmente...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Há que realçar que o GFS desta vez esteve bem melhor que o ECM a entrada de frio prevista há mais de uma semana vai mesmo concretizar-se, o ECM inicialmente nem ISO 0 tinha... Claramente foi atrás do GFS.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu nunca pensei ver o dia em que tanta gente neste fórum pudesse ficar tão transtornada por poderem cair uns flocos a cotas médias ou baixas... Depois de desejos de nevões épicos, de precipitações diluvianas, de ventos fortes, tudo coisas que não provocam qualquer tipo de transtornos, há reclamações porque podemos ter essa coisa chata da neve num mês tão anormal como Março...

Bom vejamos, sinceramente não tenho grandes esperanças num evento excepcional.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.