Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O que cair na Sexta são apenas uns "farrapos" acho que o melhor está a ser cozinhado para o 19/20 :)
Farrapos ou não podem cair a cotas relativamente baixas, já seria um bom aperitivo para esse tal dia 19\20, isso se se confirmar a entrada fria, falta muito ainda :)
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O GFS com esta run que está a sair faz sonhar os amantes da neve no extremo Norte de Portugal, pois coloca precipitação aliada à iso -4º na sexta feira.
Isso significa, a meu ver, que poderá never, ainda que pouco, abaixo dos 600m...
Penso que por exemplo em Chaves a manter-se a previsão poderá nevar. Aliás o AEMET mete cota 500 e 75% de precipitação para Ourense.
Com cada saída do GFS tem reforçado o frio e aumentado a possibilidade de precipitação. Situação interessante para se seguir, não haverá grande acumulação mas poderá nevar em locais menos habituais se a ISO -4º se mantiver.

Duvido muito que baixem mais que os 700 / 800 metros a não ser que as coisas ainda mexam mais um bocado... Nos níveis médios a coisa não está má, mas falta muito frio em altitude ainda. valores na ordem dos -20 a 500hPa parecem-me bastante desfavoráveis para a cota descer muito, até porque são indicadores de gradientes baixos e consequente baixa instabilidade e possibilidade de precipitação.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Duvido muito que baixem mais que os 700 / 800 metros a não ser que as coisas ainda mexam mais um bocado... Nos níveis médios a coisa não está má, mas falta muito frio em altitude ainda. valores na ordem dos -20 a 500hPa parecem-me bastante desfavoráveis para a cota descer muito, até porque são indicadores de gradientes baixos e consequente baixa instabilidade e possibilidade de precipitação.
Obrigado pela explicação! Como vi -4\-5º a 850 hPa assumi que a cota fosse mais baixa. Esqueci-me de considerar a temp. a 500 hPa. Obrigado, estamos sempre a aprender...
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
A precipitação que possa ocorrer ficará retida pelas montanhas em Espanha, muito pouca para já a que possa ocorrer pelo norte do país, senão nula, a não ser que o cenário se altere.
Nos níveis altos e como aqui já foi mencionado, a temperatura não baixa o suficiente para que no caso de ocorrencia de precipitação permita a queda de neve a cotas baixas.
No entanto ainda poderá alterar algo, veremos, ... o pf não parece avizinhar-se muito risonho
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Bem esta saída do ECM com a ISO -8º a tocar Portugal :cold:
Se se concretizar poderá dar neve à cota 0 se houver precipitação, ou estou errado?
As entradas continentais a nível de precipitação são escassas ou nulas...a menos que haja uma depressão no mediterrâneo

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bem esta saída do ECM com a ISO -8º a tocar Portugal :cold:
Se se concretizar poderá dar neve à cota 0 se houver precipitação, ou estou errado?

Não é o único fator condicionante dessa potencial ocorrência mas ajudava bastante.

As quedas de neve a cotas muito baixas no Litoral quase nunca vêm precedidas de aviso. E quando voltar a ocorrer, não tenho muitas dúvidas que não serão previstas pelo IPMA .
Faz como eu, quando acho que pode vir algo que possa ser uma surpresa, esqueco os modelos e a previsão e olho para o céu. Pode ser que avistei algum floco perdido.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
As entradas continentais a nível de precipitação são escassas ou nulas...a menos que haja uma depressão no mediterrâneo
emoji108.png


Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Mas é com estas entradas que o Litoral tem as únicas hipóteses de ter neve a cotas baixas.

Não é com entradas atlânticas que o Litoral pode esperar ter neve a cotas baixas.
 
  • Gosto
Reactions: Charlie Moreira
M

Membro excluído 274

Já tivemos outras tão ou mais frias que esta e nada... mas não serei eu a tirar a ilusão a ninguém... que continue a discussão! ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.