Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Chamaram?? :)
Da minha parte, vários motivos me têm afastado de postar, embora não de seguir, mas nada de específico com o fórum...
O marasmo meteorológico também não ajuda...
De qualquer forma, aproveito para informar que, muito em breve, passarei a postar de um local bem mais interessante no que toca às temperaturas, nomeadamente em dias de inversões... Quinta do Conde, um grande poço de frio aqui na península de Setúbal... ;)

Excelente noticia, se a tua localização for junto à ribeira de Coina melhor ainda.
Aguardamos então por esses dados gélidos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ando eu nisto há alguns anos e ainda caio no erro de ligar a cartas a mais de 200 horas de distância. :D


O AA ainda está bem vivo e não me admirava nada se viesse em grande no início de Outubro. As altas pressões na Escandinávia davam jeito se o AA estivesse mais para sul ou oeste. Assim deverá manter-se tudo igual.

A run do ECM está interessante, mas àquela distância praticamente não tem valor. Veremos as próximas saídas e é rezar para não termos o raio do anticiclone em cima de nós.
Penso até que os modelos apenas mostram aquilo que devia acontecer nesta altura se tudo ainda fosse normal. Desde o inicio de Setembro que vejo mudanças nos modelos mas são sempre mas mesmo sempre adiadas, é incrível. Nada passa das 240h, à semanas que os meteogramas mostram 0mm, tal como mostram uma mudança de padrão, mas como disse, sempre acima das 240h. Já nem fico feliz ao ver as mudanças visto terem sempre o mesmo destino, que é desaparecer. Esta última saída do GFS mostra aquilo que necessitamos: Anticiclone na Gronelândia e um corredor direto de depressões até à PI, melhor não havia e era disto que precisávamos mas infelizmente, acima das 300h. Veremos o que nos mostra esta próxima saída do ECM.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Teya e joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Penso até que os modelos apenas mostram aquilo que devia acontecer nesta altura se tudo ainda fosse normal. Desde o inicio de Setembro que vejo mudanças nos modelos mas são sempre mas mesmo sempre adiadas, é incrível. Nada passa das 240h, à semanas que os meteogramas mostram 0mm, tal como mostram uma mudança de padrão, mas como disse, sempre acima das 240h. Já nem fico feliz ao ver as mudanças visto terem sempre o mesmo destino, que é desaparecer. Esta última saída do GFS mostra aquilo que necessitamos: Anticiclone na Gronelândia e um corredor direto de depressões até à PI, melhor não havia e era disto que precisávamos mas infelizmente, acima das 300h. Veremos o que nos mostra esta próxima saída do ECM.
vamos acabar Setembro completamente a 0 no que toca a precipitação, será o mês de Setembro mais seco de que há memoria, este ano é mesmo para bater recordes infelizmente pelos piores motivos.
Esperemos que Outubro nos traga a tão desejada e preciosa chuva.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Penso até que os modelos apenas mostram aquilo que devia acontecer nesta altura se tudo ainda fosse normal. Desde o inicio de Setembro que vejo mudanças nos modelos mas são sempre mas mesmo sempre adiadas, é incrível. Nada passa das 240h, à semanas que os meteogramas mostram 0mm, tal como mostram uma mudança de padrão, mas como disse, sempre acima das 240h. Já nem fico feliz ao ver as mudanças visto terem sempre o mesmo destino, que é desaparecer. Esta última saída do GFS mostra aquilo que necessitamos: Anticiclone na Gronelândia e um corredor direto de depressões até à PI, melhor não havia e era disto que precisávamos mas infelizmente, acima das 300h. Veremos o que nos mostra esta próxima saída do ECM.

O GFS como de costume éstá sempre a adiar é um modelo bom mas a curto prazo, a longo prazo é muito irregular a cada saída passa do 8 para o 80.
O ECM costuma ser mais regular pessoalmente acho o ECM melhor modelo do que o GFS.:D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
ECMWF a variação normal a esta distância:

tempresult_sar5.gif
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Agora é no 5 de Outubro, depois é no 20...epa, saídas a 20 dias esperavam o quê? Que não mudasse?
Precisamos de um novo tópico, o "Muro das lamentações", com subsecções tipo "Não choveu no meu quintal, só no do vizinho".. Acho uma excelente ideia. :)
 
  • Gosto
Reactions: Teya e joselamego

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Agora é no 5 de Outubro, depois é no 20...epa, saídas a 20 dias esperavam o quê? Que não mudasse?
Precisamos de um novo tópico, o "Muro das lamentações", com subsecções tipo "Não choveu no meu quintal, só no do vizinho".. Acho uma excelente ideia. :)

É normal ficarmos preocupados com a situação de seca em que o país se encontra,crias que ficássemos contentes?? que andássemos ao pulos de alegria?

Eu sei que a longo prazo o grau de incerteza das previsões é enorme, isto ainda vai dar muitas voltas por isso para já não estou muito preocupado porque a esta distância temporal os modelos ora colocam várias depressões sucessivas a afectar nos ou mostram um anticiclone fortíssimo que bloqueia qualquer frente estão sempre a mudar as previsões de saída em saída.
Este tópico serve exactamente para desabafar,por isso não percebo qual é o mal de nos "lamentarmos".:rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Então qual é o mal dos outros se lamentarem das lamentações dos outros? Estão no seu direito.
Como já muitos aqui disseram, e eu aprendi ao longo dos anos. Ver saídas dos modelos a partir de uma certa distância temporal é quase auto-tortura. Além disso o outono sempre foi muito complicado para os modelos de previsão. O grau de confiança nas saídas deve ser ainda menor.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.