Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
É impressão minha ou o GFS anda também a sofrer de Anticiclonite Aguda... Cada run que sai é uma verdadeira confusão... A Ophelia está a dar cabo dos circuitos aos servidores que processam a informação para as previsões do GFS...
Até agora o único modelo que não vejo com grandes alterações, mais ou menos constante, é o GEM. Continua a prever a entrada de instabilidade após a passagem do Ophelia, com a descida do jet steam para a nossa latitude e uma corrente de oeste (que bastante falta faz). Alias, foi o primeiro a prever o desenvolvimento do Ophelia.
Já perdi as esperanças de ver chover aqui no interior. O GEM neste momento é o único que prevê algo mais generalizado e não tem tido grandes alterações mas os outros continuam a insistir no facto de a pouca precipitação que cair, ficar no litoral. A Ofélia abre a porta a alguma chuva na mesma, mas aquilo que vem é empurrado e destruído pelo anticiclone que está na europa, não dá mesmo hipótese nenhuma. Não saímos deste padrão tão depressa, já está mais que sabido, o anticiclone está completamente colado a nós.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Para que estar a alimentar esperanças onde não existe?? O AA nao nos sai de cima, disse isto ao principio por saber e não por ser pessimista. Nem com essa ophelia que nada nos serve ele se vai afastar.

@miguel isso nem sequer os meteorologistas têm certezas, por isso as previsões saírem furadas.
Eu pessoalmente, para além das previsões do IPMA, tenho o cuidado de as cruzar com as previsões do AEMET. Dada a proximidade com a fronteira, qualquer previsão para a região raiana, é adequada para este lado da fronteira.
Hoje também li atentamente a previsão e os senhores do AEMET só dão uma previsão efectiva para hoje,amanhã e depois de amanhã. Na segunda já começam a previsão "Com incerteza". Nos próximos dias mantêm "Continua a incerteza". Creio que assim não iludem as pessoas, apesar de apresentarem a previsão mais provável.
Todos estamos fartos desta torradeira, deste AA que só tem afastado a necessária chuva dos nossos campos, mas teremos sempre que alimentar as nossas esperanças em que o tempo pode (e deve) mudar. ;)
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
A saída 12z do GFS volta a colocar chuva e desta vez por todo o país e mais quantidade no interior onde será por ventura mais necessária...
Esperemos que se confirme mas com tanta imprevisibilidade é de olhar com cautela.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
A saída 12z do GFS volta a colocar chuva e desta vez por todo o país e mais quantidade no interior onde será por ventura mais necessária...
Esperemos que se confirme mas com tanta imprevisibilidade é de olhar com cautela.


Também choveria uma boa quantidade de precipitação no centro e sul , pode ser que seja desta vez que venha uma boa rega .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu aposto que não vai aumentar nem diminuir a chuva, antes pelo contrário..:D
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Eu aposto uma raspadinha, como fica na mesma, como diminui e como aumenta. :D :pray:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Estado
Fechado para novas mensagens.