Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Para o final de semana já devemos saber se vem aí mudança ou não , mas estou confiante , já agora o modelo gfs está a prever grandes chuvadas para depois do dia 21 , desta vez estou confiante . ;)

Vai chover finalmente ao que os modelos indicam, a neve parece também irá aparecer na Serra


Só vejo chuva no dia 23 e continua tudo acima das 200h tal como há uma semana atrás pelo que:

 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Boa tarde ao Forum.
Gostava de partilhar o optimismo que aqui vejo, mas na verdade os diagramas parecem cópias de dias / semanas anteriores, ou seja é sempre para daqui a 200h, amanhã a mudança estará a 200h, assim como na semana que vem previsivelmente também estará às mesmas 200h...
graphe_ens3_bkc8.gif


O que me parece certo e uma vez que os diferentes membros como podem ver estão em consonância, até dia 22 no mínimo não veremos gota de água, que vai adiar mais, não tenho a mais pequena dúvida, estamos calejados de GFS e sabemos como funciona... só eu sei como queria estar errado, mas a minha "profecia" de um Novembro seco parece cada vez mais perto de se concretizar, espero estar errado e espero que me possam "bater" nos próximos dias, seria um gosto! :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Desde sábado que a precipitação aparece nos meteogramas e até agora ainda não saiu do última dia de previsão dos mesmos :huhlmao: já vai em 24...daqui a uma semana, é em dezembro pelo andar da carruagem.
O GEM na saída das 12z já mete anticiclone no lugar da precipitação tal como tem feito o ECM. A distância temporal já podia ser menos de uma semana mas com estes constantes adiamentos, nunca passa dos 10 dias. No fim de semana, tiramos as conclusões se chega a chover ou não, porque agora é para esquecer, todos prevêem uma coisa diferente.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Já entrei naquela fase em que até um dia nublado já me sabia tão bem. Eu sou otimista como tal acredito que até final do ano ainda devemos ter um ou dois dias de chuva. :facepalm::facepalm::suicidio:

Eu ainda sou mais... Acho que até ao final do ano ainda vão cair pelo menos 100mm de precipitção... (100mm a dividir por cada uma das estações do IPMA).

:suicidio:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Portugueses ainda não perceberam que há seca
Viseu vai duplicar número de camiões para transportar água à população

As temperaturas vão baixar quatro graus, mas da chuva nem sinal. Piorando a situação de seca do país. Um cenário que levou o Ministério do Ambiente a desenvolver uma campanha de sensibilização para o consumo de água, que se dirige sobretudo aos portugueses que ainda não perceberam que o país está em seca, aconselhando-os a pouparem um recurso que é escasso. O ministro admitiu, ontem, a necessidade de haver campanhas direcionadas para que se reduza o consumo de água num conjunto de setores produtivos, particularmente no agrícola.

"É verdade que a agricultura é o maior consumidor de água e tem de haver um esforço de racionalização do seu uso", mas se há setor que já percebeu que há seca, porque sofre "na pele" os seus efeitos são os agricultores, referiu João Matos Fernandes, ministro do Ambiente na Assembleia da República.

Além de alguns setores, cidades como Viseu sofrem há semanas as consequências da falta de chuva. Levando ao reforço do número de camiões cisterna para abastecer o concelho a partir da próxima semana, anunciou o presidente da câmara local, Almeida Henriques. As Águas de Portugal "estão disponíveis para trazer para o sistema entre 15 a 20 a novos camiões cisternas" o que permitirá ao município de Viseu duplicar, dentro de aproximadamente uma semana, o número de camiões cisternas a transportar água para o sistema de abastecimento público municipal, disse o autarca, salientando que o aumento do número de veículos de transporte de água pode permitir "assegurar entre cinco a seis mil metros cúbicos".

Ao mesmo tempo, Almeida Henriques garante que está a trabalhar para minorar os efeitos da seca no concelho e encontrar "soluções que permitam garantir água de qualidade na casa dos munícipes". Reduzir a extração na Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Fagilde "a 5000 metros cúbicos por dia, para que possa ter um caráter de duração mais dilatado", é uma das soluções. As Águas de Viseu vão também introduzir uma nova bomba na Estação de Tratamento de Águas de Fagilde, que vai permitir aproveitar cerca de 400 metros cúbicos por dia.

Poupança em todos os setores

O ministro do Ambiente foi questionado pelos deputados, na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder local e Habitação - que tinha como tema a posição de Portugal na conferência da ONU para o clima (COP23), que decorre até sexta-feira, em Bona - sobre a campanha de sensibilização visando o setor doméstico, aquele que menos água consome. João Matos Fernandes defendeu que está a fazer "uma campanha para o comum das pessoas que ainda não percebeu que está em seca e se calhar mora em zonas que na prática nunca virão a estar".

André Silva quis saber por que razão o Ministério do Ambiente decidiu fazer uma campanha no setor que menos consome água, já que a pecuária e a agricultura gastam "70 a 80% do total deste recurso". A deputada do CDS/PP Patrícia Fonseca considerou que "o setor agrícola é muitas vezes acusado, talvez um pouco injustamente, de ser um grande consumidor de água" e defendeu a necessidade de haver uma preocupação com as perdas de água na agricultura.
Fonte: Observador
________
Até podem ter percebido mas grande parte ainda não percebeu o quão grave está, só mesmo aqueles que a presenciam todos os dias. Se isto continuar assim, vai nos custar caro.
Infelizmente os modelos não nos dão motivos de alegria, o melhor está sempre no mundo da fantasia.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.