Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Meu querido ECM e meu querido australiano. :D 2 modelos loucos. :lol:

Depois, temos o fiasco do GFS, que não vale nada. :buh:

Para ver estes modelos, só com uma boa pinga do vidente de Monchique. Ai que rica pomada, cura todos os males. :lol:
 


bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Não citei a intervenção toda propositadamente. Mas acho que o intuito da minha resposta ia dar ao mesmo.

O argumento que citei é tão vago e irrealista que raramente devia ser usado numa discussão séria.

A seca atual é pior que a de '44-45. Do que consegui ver a população era 20% inferior e o nível de desenvolvimento estava muito longe do que é agora. Publicaria novamente o que escrevi anteriormente.

Contrariamente à acusação já me fartei de escrever sobre isso em outros tópicos.

O regime de precipitação no NO peninsular é altamente influenciado por rios atmosféricos, eventos de curta duração e elevados acumulados. Chover 100 mms em 3 dias e chover 100 mms em 20 dias é muito diferente. Mais do que a quantidade de chuva interessa descrever o regime e respetivas alterações..

O aumento da temperatura do ar pode aumentar a água precipitável e por consequência os acumulados aquando dos rios atmosféricos. Como tal, o NO pode assistir periodicamente a eventos de precipitação excepcionais mesmo com o planeta a aquecer. Mas não é por aí que o AG fica excluído. Muito pelo contrário.

Como vê, não tenho por hábito fugir às questões.

Errado. Respondi diretamente como pediste. Não inventes intenções.


Just for the record:

Ontem, um pouco antes do jantar, postei uma mensagem de resposta aos comentários do Orion sobre o tema "secas na península Ibérica", no "Seguimento Meteorológico Livre".

Ficou registada com o número #4999.

Antes de eu chegar à parte da sobremesa desapareceu, misteriosamente, e para parte incerta.

Dão-se alvíssaras a quem a encontrar!
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
O gfs prevê chuva para dia 22.
gfs-2-96.png
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos já estão em consenso, chuva a sério só no NW da peninsula. O resto alguns mm's, no sul quase 0...

E depois só vêem AA e nós sabemos que quando entram em consenso quanto ao AA ele vem mesmo ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Mais 2 ou 3 dias de chuva e depois vem o anticiclone novamente :huhlmao: vale tanto como tem valido até agora, 0. Aqui no sul então, nem se fala, se tivermos meia dúzia de mm já temos muita sorte.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Obrigado! Meu Deus será que o record de temp mínima de -6,5C aqui vai ser quebrado outra vez??? Lá se vai a minha fruta! :hmm:

Com ainda menos humidade nos solos e vegetação, não duvido que isso pudesse acontecer a haver este inverno um evento da mesma magnitude que o do inverno passado.

Leiria (e não só) está com máximas que desde que me sinto como gente só assisti mesmo em Outubro ou Março, nunca a um mes do dia mais curto do ano. E os dias de chuva que se avizinham mais parecerão de há um mês atrás.

Qual foi o último ano em que a primeira neve na Torre ocorreu já no inverno climatológico?
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Mais 2 ou 3 dias de chuva e depois vem o anticiclone novamente :huhlmao: vale tanto como tem valido até agora, 0. Aqui no sul então, nem se fala, se tivermos meia dúzia de mm já temos muita sorte.
Verdade amigo, se está mau para o norte e centro, aqui no sul pior...o norte ainda vai ter algum bom acumulado nos próximos dias...agora aqui no sul...vai ser uns pingos, se tivermos 10 mm acumulado vai ser sorte....
Fico agoniado e cansado de tanto sol e o raio do AA não ser banido de vez .... Tenho que beber medronho para me acalmar ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O GFS prevê 0 mm, foi milagre. :uau: Só o ECM e o australiano é que prevêem alguma precipitação, o ECM uns 5 mm, o Australiano melhor à volta dos 30 mm no Sotavento.

Portugal, o único país do mundo onde os modelos metem água pela barba. :lmao:Na Grécia, os modelos previram 2 semanas antes, as chuvadas por lá e nunca tiraram ou colocavam, todos os dias, era ver precipitações a rondar os 400-500 mm em algumas zonas e aconteceu, aqui, o modelo prevê 200 mm num dia e no outro pode colocar 0 mm que é perfeitamente normal. :D:D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
O GFS prevê 0 mm, foi milagre. :uau: Só o ECM e o australiano é que prevêem alguma precipitação, o ECM uns 5 mm, o Australiano melhor à volta dos 30 mm no Sotavento.

Portugal, o único país do mundo onde os modelos metem água pela barba. :lmao:Na Grécia, os modelos previram 2 semanas antes, as chuvadas por lá e nunca tiraram ou colocavam, todos os dias, era ver precipitações a rondar os 400-500 mm em algumas zonas e aconteceu, aqui, o modelo prevê 200 mm num dia e no outro pode colocar 0 mm que é perfeitamente normal. :D:D
Infelizmente é verdade o que dizes .. :(

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Estado
Fechado para novas mensagens.