Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,816
Local
Lisboa e Alenquer
Talvez a Grécia seja mais fácil de prever que Portugal, Talvez menos perturbação para os sistemas que se formam naquela zona da Europa Meridional, ou talvez algo estranho se esteja a passar no Atlântico..mistério...:intrigante:
O IPMA mantém as previsões de chuva para a Zona de Lisboa, mas depois vês as probabilidades que eles avançam e apenas um dia está acima de 50%....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


M

Membro excluído 274

VAI CHOVER MAS POUCO!
NOVEMBRO SERÁ MAIS UM MÊS QUENTE E SECO E DEZEMBRO NÃO ANIMA, CATÁSTROFE À VISTA?
Na próxima semana irá chover, mas pouco e longe de resolver o que quer que seja da grave seca que estamos a padecer, os maps são claros, no Alto Minho poderá chover algo, nas restantes regiões muito pouco, no interior norte partes haverá que nem 10 mm vão acumular, na zona centro, no sistema central não se esperam mais de 30 mm, na capital apenas 15 mm, no Alentejo nomeadamente no vale do Guadina e Sotavento Algarvio é esperada ZERO de precipitação!
Ou seja tudo indica que terenos mais um mês extremamente seco na maior parte do país e com temperaturas muito acima da média para o período.
As previsões sazonais para Dezembro não são animadoras, pois apontam para mais um mês quente e seco como tem sido apanágio já desde a primavera de 2016 mais ou menos sem interrupçoes, ou a previsões estão erradas ou estamos à beira de uma situação nunca vista no nosso país com consequências imprevisíveis.

Distribuição precipitação até às 144 horas (próximo sábado)
144-777SP.GIF
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
VAI CHOVER MAS POUCO!
NOVEMBRO SERÁ MAIS UM MÊS QUENTE E SECO E DEZEMBRO NÃO ANIMA, CATÁSTROFE À VISTA?
Na próxima semana irá chover, mas pouco e longe de resolver o que quer que seja da grave seca que estamos a padecer, os maps são claros, no Alto Minho poderá chover algo, nas restantes regiões muito pouco, no interior norte partes haverá que nem 10 mm vão acumular, na zona centro, no sistema central não se esperam mais de 30 mm, na capital apenas 15 mm, no Alentejo nomeadamente no vale do Guadina e Sotavento Algarvio é esperada ZERO de precipitação!
Ou seja tudo indica que terenos mais um mês extremamente seco na maior parte do país e com temperaturas muito acima da média para o período.
As previsões sazonais para Dezembro não são animadoras, pois apontam para mais um mês quente e seco como tem sido apanágio já desde a primavera de 2016 mais ou menos sem interrupçoes, ou a previsões estão erradas ou estamos à beira de uma situação nunca vista no nosso país com consequências imprevisíveis.

Distribuição precipitação até às 144 horas (próximo sábado)
144-777SP.GIF
Péssima distribuição da precipitação pelo país ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
M

Membro excluído 274

Quando São Pedro se lembrar da gente... vem tudo de cachão... só para por a cereja em cima do bolo nos estragos e prejuizos causados... esta é a única certeza que tenho... quanto a modelos enquanto não houver uma mudança de padrão consistente e plena, o AA ganha e ganhará sempre, sempre foi, é e será assim...
Confesso que me impressiona a capacidade de muitos de vocês estar aqui dias a fio a navegar na maioneses quando não há nada para discutir, vá estou a ser mauzinho... há, muito poucochinho vá...:lol:
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Quando São Pedro se lembrar da gente... vem tudo de cachão... só para por a cereja em cima do bolo nos estragos e prejuizos causados... esta é a única certeza que tenho... quanto a modelos enquanto não houver uma mudança de padrão consistente e plena, o AA ganha e ganhará sempre, sempre foi, é e será assim...
Confesso que me impressiona a capacidade de muitos de vocês estar aqui dias a fio a navegar na maioneses quando não há nada para discutir, vá estou a ser mauzinho... há, muito poucochinho vá...
Já estou igual a ti, não se passa nada e nem motiva este tempo ...
Tens razão só mesmo quando se estabelecer um padrão consistente e de desbloqueio do AA é que teremos mais dias e dias de chuva...mas tenho dúvidas que este inverno vá acontecer ....

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Já sobre o artigo científico que citei e que divulga as conclusões sobre as secas passadas na península Ibérica, nada tem para dizer. É que nele se encontram conclusões interessantes: há variações significativas nos ciclos de seca entre as várias regiões da península Ibérica, sua intensidade, duração, etc.

Nesta série longa analisada, apesar da evapotranspiração aumentar (em virtude do aumento da temperatura média), a precipitação não tem variado significativamente e até há regiões ibéricas com sinais de diminuição da "agressividade" das secas (por exemplo o NW).

Sobre isto, que aparentemente contradiz a vox populi e o que se ouve por aí (e pelo MeteoPT) não tem mesmo nada a dizer???? Ou não compreendeu?

O artigo está aqui -> https://www.hindawi.com/journals/amete/2017/4653126/


Wzi9I6J.png


rccdPlL.png


Métricas diferentes dão resultados (ligeiramente) diferentes mas isso não é propriamente surpreendente. Ainda estou para ver em que é que o artigo discorda da teoria vigente.

Felizmente para mim, o artigo enfatiza o estatuto especial do NO peninsular, algo que já tinha abordado.

lQt6Oqi.png


---

Relembrando o resumo da atual situação:

t9P6EJ0.png


UmnccCZ.png


BPRJIXZ.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Comparativamente à última quinzena de Outubro, o período 1-17 de Nov é ligeiramente diferente. Mas aí voltamos à questão de que configurações atmosféricas diferentes podem trazer condições meteorológicas semelhantes.

Média observada:

0MSasqy.gif


Anomalia:

s5b5s9R.gif
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Enfim, não há nada a fazer, eu já estava á espera que os modelos começassem a cortar na precipitação...
Sinceramente creio que Dezembro não trará grandes novidades( oxalá esteja enganado).
Este ano vai ficar na história, infelizmente pelos piores motivos.

Também acho, vai ser um drama real, aliás já o é... o pior inverno da história do nosso país!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
A média climatológica entre 1-17 Nov ('81-'10) é esta:

PjnPnGg.gif


O anticiclone não desaparece mas como nesta altura geralmente fica mais móvel a pressão de superfície média é mais baixa.

Na primeira metade de Novembro o anticiclone esteve, em média, mais a norte e mais intenso.

S23EiWX.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.