Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
First world problems. :D

Z4MzAeO.jpg
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Daqui a algumas horas está disponível a previsão semanal do ECM.

Fica a divergência entre os modelos. Entre 2ª...

https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2017.9118/page-39#post-590240

... e hoje esfumou-se a anomalia positiva na chuva...

E9nYIe8l.png


... ficando a mesma adiada para a outra semana:

vLiFaldl.png


Escrito isto, não ficaria admirado se as operacionais dos próximos dias fossem mais favoráveis e se aproximassem mais do GFS (trazendo a tal anomalia positiva de chuva). Uma previsão semanal baseada numa saída não é certa e há quase 15 dias que o ECM previa uma semana bastante favorável em termos de chuva.

Esta saída também suavizou a temperatura.
 
M

Membro excluído 274

Finalmente Chaves ressuscitou no site do IPMA depois dos 2 dias mais frios... enfim...
Ás 9 UTC era a unica estação transmontana negativa com -5.3ºC, estará nevoeiro certamente... nos proximos dias o espetaculo da carambina (sincelo) pode repetir-se caso haja inversão.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Esta massa de ar frio seco, ao contrário do que eu pensava, está a ser um evento muito bom.

Estão a bater- se recordes de temperaturas mínimas ( eu bati o meu próprio recorde com 4 graus negativos que registei) , o tempo em que as temperaturas têm estado negativas tem sido violento ( tenho tido 13/ 14 horas seguidas de temperaturas negativas) e nevou no Algarve.

Só não se tem batido recordes de temperaturas máximas, longe disso, mas esses recordes só se atingem com eventos de queda de neve e dias nublados.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.