Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa

Água nas barragens algarvias garante abastecimento para ano e meio​



Temos água para ano e meio, não sejam piegas. :D
No ano passado Odeleite tinha 41% por esta altura, mas ainda chegou aos 71% em Março. Beliche tinha 36% e recuperou para 63%. Se estão com esses valores agora, imaginemos como poderão ficar caso não chova nada de significativo nos próximos meses.
Pode ser que haja algum "milagre" até ao verão, como tem acontecido nos últimos anos, ou então não sei.
Até têm havido algumas cut-off's por perto este ano, mas todas evitam o continente, parece que é de propósito. :p
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom as barragens este mês estão com perdas pequenas no sul do país aliás como é normal mesmo que não chova.
As previsões a médio longo prazo mantêm este cenário actual...
Ora com o AA mais a oeste e tempo mais fresco, ora com ele mais a leste e tempo mais quente.
Não deverá mudar antes de final de Fevereiro em princípio.

Com o nível da água nos solos a baixar vamos entrar numa fase em que algumas barragens a sul vão registar perdas maiores devido a necessidades de rega maiores.

Aguardemos o desenrolar desta situação!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O alto lindoso como é que aquilo esta ? Ja fecharam as portas ou ainda resta agua ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Está a 13,8%. Praticamente no mínimo da exploração.
Alto Rabagão está nos 20%! Valor inédito. Por muito que possa vir a chover, esta albufeira já não enche até ao verão.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há fotos?

EDIT: Fotos aqui:



Nota-se que no Alto Lindoso (Aceredo) o nivel da água ainda desceu mais.

Em Novembro passado, quando fui lá, essa ponte que aparece no canto inferior direito e normalmente está submersa por vários metros de água, estava assim, eu diria que a água baixou ( pelo menos) uns 3 metros. :unsure:

lrk55Qt.png


Também se vê nas fotos acima alguns ramos de árvores a meio da Albufeira, coisa que não se via tanto em Novembro/2021.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Nota-se que no Alto Lindoso (Aceredo) o nivel da água ainda desceu mais.

Em Novembro passado, quando fui lá, essa ponte que aparece no canto inferior direito e normalmente está submersa por vários metros de água, estava assim, eu diria que a água baixou ( pelo menos) uns 3 metros. :unsure:

lrk55Qt.png


Também se vê nas fotos acima alguns ramos de árvores a meio da Albufeira, coisa que não se via tanto em Novembro/2021.
A Antiga ponte sobre o Lima já praticamente toda fora de água.
Já estava nos inícios de dezembro mas em 2019 não baixou do nivel dessa foto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E ainda assim Castelo de Bode está nos 59,9%.
E não deve descer desse valor de forma a garantir o abastecimento da grande Lisboa. (Uma das suas principais funções).
O que turbinar será do que vem a montante (Cabril).

No geral já temos uma boa parte das grandes hídricas no mínimo.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
E ainda assim Castelo de Bode está nos 59,9%.
E não deve descer desse valor de forma a garantir o abastecimento da grande Lisboa. (Uma das suas principais funções).
O que turbinar será do que vem a montante (Cabril).

No geral já temos uma boa parte das grandes hídricas no mínimo.
Segundo informações de amigos meus que trabalham na EPAL, Castelo do Bode deverá atingir o nível amarelo de risco em poucos dias. A situação está bem má, ainda assim! :unsure: