Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o ensemble está uma bela "seca".

o ECMWF dá esperanças mas muito mal sustentadas e possivelmente efemeras:( talvez eu esteja enganado e ,talvez, aquela depressao isolada no nordeste espanhol se tranforme numa a W de lisboa:rolleyes:

boas:thumbsup:
 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
As previsões para a Páscoa, em termos de chuva, apenas contemplam a zona norte e centro do país. O anticiclone impede a entrada mais a sul das perturbações que se vão aproximando. Pelo menos é este o panorama actual, segundo os vários modelos.:(

Só um enfraquecimento maior do anticiclone permitiria que a humidade também chegasse a terras do Algarve.;)

gfs-2-102_oji6.png


gfs-0-102_sxb8.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas para os dias após a Páscoa os dois principais modelos já estão mais ou menos de acordo, e tiram o anticiclone de cima das nossas cabeças. O GFS mete muito pouca precipitação aqui para o Sul, mas o ECMWF segue bastante bom. São apenas tendências, vamos esperar.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O GFS mete muito pouca precipitação aqui para o Sul, mas o ECMWF segue bastante bom. São apenas tendências, vamos esperar.

Sinopticamente assim parece, mas na prática surgem dúvidas.

Pelo output IM da previsão de precipitação para a península ibérica previsto pelo ECM ainda nem uma gota está prevista para o sul: http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/

Mais a Norte nem GFS nem ECM parecem mostrar quantidades apreciáveis de precipitação. Ainda restam uns dia para fazer contas. Já vi o cenário melhor, mas também já o vi pior em saídas mais recentes...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sinopticamente assim parece, mas na prática surgem dúvidas.

Pelo output IM da previsão de precipitação para a península ibérica previsto pelo ECM ainda nem uma gota está prevista para o sul: http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/

Mais a Norte nem GFS nem ECM parecem mostrar quantidades apreciáveis de precipitação. Ainda restam uns dia para fazer contas. Já vi o cenário melhor, mas também já o vi pior em saídas mais recentes...

Mas eu referia as tendências após a Páscoa que vão além das 114 h do output presente no site do IM,
 

tpais

Cirrus
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
18
Local
Oeiras
Realmente a incerteza é grande. O modelo NOA põe uma secura total na PI ocidental para o fim de semana da Páscoa!

Alguem tem a noção se este modelo costuma ser tão fiável como os preferidos do forum GFS e Europeu para a PI?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja

Ah pronto! :) Bom então posso dar-te a minha opinião pessoal! Continuo a colocar nas minhas preferência de topo o ECM e GFS (ao mesmo nível).

Mas de uma "segunda linha" de modelos, coloco o NOGAPS claramente em primeiro lugar. A minha opinião é que ele é geralmente acertado a nível sinóptico geral no curto prazo e no chamado curto/médio prazo (até sensivelmente 108h...), sendo mais próximo do GFS. É conhecido por ser o modelo "amenizador", ou seja aquele que suaviza as situações, quer por colocar mais pressão nas depressões, como (e principalmente) por colocar habitualmente menos chuva que os outros modelos (é o nosso "amigo" sequinho).

Resumindo, é um bom modelo de referência e comparação, sendo que a sua "personalidade negativista" por vezes é, para nossa tristeza, realista.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aqui para mim, só espero que volte a chover em condições em finais de Novembro, tudo aquilo que vier, simplesmente não será mais que chuva de lama :lmao: agora é apreciar o vento que para aí anda todo maluco, eu tive uns dias ao pé do mar e não se podia estar :lmao::lmao: era só ventinho gelado e tudo a ajeitar os casacos, quando chegar o Verão então é que vão ver o que é vento de norte :assobio: aconselho as pessoas mais sensiveis a não se aproximarem do litoral oeste entre Junho e Agosto, visto ser uma área propicia a constipações, essencialmente ao pé do mar.

Mas vamos aos pormenores dos próximos dias, MEU DEUS :shocking: não é que o GFS prevê que uma frente vá atravessar o território, com algumas quantidades apreciáveis de precipitação essencialmente para o litoral norte, mas ainda faltam 48 horas, eles vão reduzir tudo, não tenham ilusões porque não vão chover dentro destas 4 linhas mais de 5 mm.



P.S-Ainda estou para ver quando é que voltamos a ter uma trovoada, a este ritmo só lá para fins de Maio, depois outra lá para Agosto, vá 2 ou 3 no ano inteiro :lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Vem aí festa para toda a gente!

my.php
[/URL][/IMG]

Vamos lá ver vamos lá ver!! é muito pouca a chuva que mostra... mas ainda pode melhorar :rain: mas os modelos andam a querer mostrar chuvas seja agora para os dias 9/10 seja mais para o meio do mês por isso acredito que alguma coisa ainda vá chover no sul que é onde a seca é mais prolongada...