Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Se com as cartas que temos agora meterem chuva e não tirarem o frio podem ter a certeza que a neve ia andar muito perto do Litoral :) tive a ver as temperaturas a 2m e a partir de quarta até sábado não vão alem dos 6 ou 7 ºC em Lisboa durante 4 dias seguidos e noites gélidas...o Interior Norte então nem me atrevo a dizer o frio que vão ter :w00t:

Isto se tudo se mantiver como está agora :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sonhar é bom :rolleyes::rolleyes: acho que a partir de amanhã vão começar a retirar o frio todo, já se sabe como é, ou não ??

Mesmo que tenhamos frio já se sabe como é o vento...faz sempre o seu serviço de estragar as mínimas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Sonhar é bom :rolleyes::rolleyes: acho que a partir de amanhã vão começar a retirar o frio todo, já se sabe como é, ou não ??

Mesmo que tenhamos frio já se sabe como é o vento...faz sempre o seu serviço de estragar as mínimas.

Penso que a entrada muito fria já ninguem a tira...

Esta run do GFS até ao momento parece mostrar um padrão de temperaturas a 850hPa que a run das 0z do modelo europeu já indicava, sobretudo para o final da próxima semana... Precipitação é que está difícil... Muito difícil mesmo. A acontecer traria surpresas certamente, uma vez que as cotas estariam muitissimo baixas.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Não fossem aquelas baixas pressões modeladas tanto pelo GFS como ECM eu sentenciaria já esta entrada fria, a muito frio e zero de precipitação. Seria mais uma típica entrada siberiana que tanto beneficia o NE de Espanha e que apenas nos trás ar gélido aqui para Portugal.

Mas estando em jogo alguma instabilidade e bastante frio a 850hpa não vou sentenciar, mas antes aguardar. Estas modelações de depressões muitas vezes esfumam-se a menos de 24 de distância


rtavn1201640x480hf9.png


recm1441640x480sk9.gif



De notar que o meteograma do GFS mostra agora mais consistência na previsão, coisa que não se passava nos últimos dias

mt8portoens640x480ed9.png



Agora com mais frio ou menos frio, com mais precipitação ou menos precipitação, fico mais satisfeito de nos afastarmos de um dia como o 31 de Dezembro em que registei a máxima do mês com 16.2ºC :hehe:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Precipitação é que está difícil... Muito difícil mesmo. A acontecer traria surpresas certamente, uma vez que as cotas estariam muitissimo baixas.

Já para não falar dessa parte da dita precipitação, se dão chuva tiram frio, se metem frio tiram chuva, se for um pouco dos dois é o ronhó nhó nhó do costume com 2ºC de amplitude térmica...resumindo clima Português :D:D mas tenhamos esperança meus amigos, esperança :lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
A entrada fria já ninguém a tira e vamos ter temperaturas que não as temos todos os anos já que não é todos os anos que temos uma boa entrada fria como esta! seja seca ou não já irá marcar o ano de 2009 :D
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Posso estar a ver mal mas não me parece ser uma situação muito extraordinária, estas entradas de leste gélidas mas secas não são propriamente uma raridade mesmo nos últimos anos. A perspectiva de precipitação é praticamente nula, à excepção de dia 5 e 6, quando o frio ainda se está a começar a instalar.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Posso estar a ver mas não me parece ser uma situação muito extraordinária, estas entradas de leste gélidas mas secas não são propriamente uma raridade mesmo nos últimos anos. A perspectiva de precipitação é praticamente nula, à excepção de dia 5 e 6, quando o frio ainda se está a começar a instalar.

Sim mas eu falo em termos de temperaturas no geral de Norte a Sul e na média diária mínimas e máximas muito baixas :cold: não tivéssemos nos em Janeiro :) mas mesmo assim acredito em temperaturas abaixo ou muito abaixo do normal mesmo para Janeiro.Amanha saberemos melhor :cold: actualmente mostra no Norte e Centro a 850hpa temperaturas entre os -4 e os -6 durante 48horas e entre os -2 a -4 no Centro e Sul durante 48horas mais ou menos, será assim tão frequente?? já tenho visto mas no máxima está essas temperaturas 12horas no máximo 24horas :P