Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
E a RUN 18Z ainda é mais...pronto mais...:p

Carrega com mais frio e alguma precipitação. E ainda pode melhorar...ou piorar e não há tópico de suicidios que resista.

Esta run é o sonho de qualquer meteolouco. Por favor continua assim :pray: Se deres cotas a cota zero prometemos que o Socrates se vai portar bem e terminar o curso dele :D
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Resumo das Previsões para esta zona!:shocking::shocking:

Instituto de Meteorologia:
im2cemlisboaemjaneirodeaq9.png


Freemeteo:
freemeteo02cemjaneirodecz9.png


MeteoBlue:
meteoblue3cnocacmemjanecg1.png
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Penso que o frio poderá ser extremo nalguns locais, estamos a falar de Portugal um pais pouco familiarizado com estes frios :cold: a cair alguma coisa do céu seria sobre a forma de neve de Norte a sul a cotas muito baixas acima dos 200/300m mas podemos falar em cotas ainda mais baixas mais para a frente :cold: o pior é que poderá faltar a precipitação mas até nisso os modelos podem melhorar ainda :rain:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Estou a ver o AA com umas posições muito ventosas, lá se vão as mínimas de -5ºC :lmao: mas pelo menos assim dá uma sensação maior de frio:p


:huh::huh:

Nada disso, errado !

Por o AA estar onde esta é que mostra estas Mini, se sabes ver vento também sabes ver tempr 2 m ..E vais ver as Mini e as Max, depois vais pensar á quanto tempo isto não acontece? Depois pensas epa mas só faltam 48 h ena pá .. Essa imagem demonstra bem a força do vento que é praticamente nula a enfraquecer se vires o resto dos dias. Boa sorte na pesquisa :D
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Olhem-me só para esta imagem,



Mais parece um guarda chuva. Isto é para o dia 9, mas representa muito bem que tipo de entrada nos vai calhar... seca. Ainda existe uma quase ínfima possibilidade, mas será muito residual, pelo menos a contar com os dados que temos.

Certo parece ser o frio, e muito. As pessoas deveriam começar a ser alertadas para a "possibilidade" da entrada de uma frente muito fria, que poderá ficar alguns dias por cá. Não deixa contudo de ser típico de Janeiro, lembro-me muito bem de dias muito frios, capazes de rebentar com contadores da agua. Era nestes dias que pensava sempre em experimentar uma "snowgun", mas nunca tive tempo para a fazer :D
 
Editado por um moderador:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:huh::huh:

Nada disso, errado !

Por o AA estar onde esta é que mostra estas Mini, se sabes ver vento também sabes ver tempr 2 m ..E vais ver as Mini e as Max, depois vais pensar á quanto tempo isto não acontece? Depois pensas epa mas só faltam 48 h ena pá .. Essa imagem demonstra bem a força do vento que é praticamente nula a enfraquecer se vires o resto dos dias. Boa sorte na pesquisa :D

Mas não precisa de ser um vendaval para que as temperaturas não desçam, basta ser fraco e constante, e pelo que me lembro de 2005 onde houve situações de norte/nordeste (parecida a esta) o vento tava sempre presente.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Mas não precisa de ser um vendaval para que as temperaturas não desçam, basta ser fraco e constante, e pelo que me lembro de 2005 onde houve situações de norte/nordeste (parecida a esta) o vento tava sempre presente.

Mas aonde ves o vento :huh:? Sabes analisar aquele mapa que puseste ? O vento que esta ali não passa de umas simples aragens que nada influencia a tempr, e depende do vento que for, e depende do sitio onde moras, etc..Enfim é melhor ir tirar a capa do barco que vem ai vento :lmao: Quero ver as rajadas registadas nesse dia :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Mas não precisa de ser um vendaval para que as temperaturas não desçam, basta ser fraco e constante, e pelo que me lembro de 2005 onde houve situações de norte/nordeste (parecida a esta) o vento tava sempre presente.

Em Março de 2005 houve vento no dia 1, mas no dia 2 o vento parou e a mínima foi ainda mais baixa, pelo menos por aqui.

Mas é bem verdade que, por vezes, basta uma brisa fraca para impedir a inversão térmica.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tenho sempre a impressão que aqui no litoral oeste, volátil ao vento nocturno muitas vezes constante, as temperaturas mínimas em situação de frio, são sempre uma incógnita.

E nem é preciso ir muito longe.

No final de Novembro, nos dias que antecederam a Helena, foram previstos 2ºC em Lisboa, e 0ºC nos arredores (Cacém, Odivelas, Queluz, Moscavide). Havia até quem esperasse ver geada. No entanto, eis que surgiu uma brisa constante de Nordeste e os 0ºC previstos nos arredores, não foram muito além dos 5ºC.

Mais uma vez, a situação prevista é de frio, muito frio. Mas o vento está sempre lá.

O windguro, não prevê mínimas abaixo dos 3ºC para a Costa da Caparica.
4ºC em Cascais.

WindGURU-Portugal-CostadaCaparica_1.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas aonde ves o vento :huh:? Sabes analisar aquele mapa que puseste ? O vento que esta ali não passa de umas simples aragens que nada influencia a tempr, e depende do vento que for, e depende do sitio onde moras, etc..Enfim é melhor ir tirar a capa do barco que vem ai vento :lmao: Quero ver as rajadas registadas nesse dia :D

Nuno, lê este tópico:

Diferença de temperatura (In)explicável

Vê como o vento a 7,5km/h é capaz de fazer disparar a temperatura. :thumbsup: