Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Velem o que valem... mas o proprio Freemeteo que costuma abusar na precipitação em forma de neve, nem sequer a prevê para Braga por exemplo...prevendo apenas "saraiva fraca":sad:
Enfim... acho que em breve vamos entrar na fase da desilusão definitiva...
Mas ainda acredito que este Janeiro possa surpreender um pouco o litoral norte:thumbsup:

link:http://freemeteo.com/default.asp?pid=23&gid=2742032&la=18
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Apesar da distância a situação está a fazer-me lembrar a de 9 Janeiro 2009, ou seja bastante frio a entrar, e uma pequena depressão a descer o litoral pelo NW..

Ou seja.. Não descarto chances de neve a cotas baixas no interior e litoral Norte, mas ao descer mais a Sul parece-me sofrer de injecção de mais ar marítimo e impossibilidade de neve a cotas baixas no litoral mais do Centro e Sul..

Por exemplo o weatheronline na previsão simbólica tem 4ª chuva com 1º no Porto de mínima, e tem neve de manhã nesse dia em Vigo. E Lisboa tem chuva e uma mínima de apenas 6º.

Claro que estamos a muita distância ainda, estou apenas a fazer o cenário que me parece que aconteceria se na altura a situação fosse exactamente como os modelos mostram agora.. O que pode estar muito longe da verdade!!

:)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Esta saída das 12z está excelente aqui para o litoral Norte
Mantém o frio e põe ainda mais precipitação :)

Sem dúvida, para já a tendência é positiva:thumbsup::


gfs-2-126_ooe0.png



A uma certa distância temporal, mas eu já não mexia mais:p.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Realmente parece-me que existem mais possibilidades de nevar em Viana do Castelo do que em Bragança! Temos que ir acompanhando...aqui é certinho que tudo o que é água congelará!
Eu tenho a esperança que no final deste frio todo, com a entrada de uma possível frente mais húmida poderemos ver a neve com força...eu já sei como é nestas situações com a Sanábria mesmo a norte não passa nadinha para Bragança!
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Aqui o problema não é o frio, é a possibilidade de precipitação. Se repararem nas previsões do IM (que valem o que valem obviamente) a partir de 3ª, não vai chover em nenhum lado. Logo, não vai nevar.
Mas podem estar enganados:)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu quanto a mim e pelo que vejo nos modelos vai haver aguaceiros e esses aguaceiros vão ser de neve a cotas baixas em qualquer parte :) muito gelo e frio a sério já ninguém nos tira!
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Eu acho que não vale a pena alimentar grandes esperanças...estas entradas de norte são sempre uma desilusão...

Quem já fez viagens das Astúrias para Castela-e-Leão e passou, em poucos km e minutos, de nevoeiro/chuva persistente a céu limpo, percebe bem o efeito barreira da Cordilheira Cantábrica. Ou, naquilo que nos diz directamente mais respeito, com o efeito semelhante dos sistemas montanhosos da Galiza.


A discussão não está nas cotas de neve, ou seja, se haverá ou não frio suficiente, mas antes, e sobretudo, na precipitação (ou na falta dela).

Apenas vislumbro uma janela de esperança, no caso da Beira Interior, no facto do AEMet, de ontem para hoje, ter aumentado ligeiramente as probabilidades de precipitação para certas localidades do Sul de Castela-e-Leão e do Norte da Extremadura.

Ontem, por exemplo, para Fuentes de Oñoro, o AEMet atribuía 30 a 20% de probabilidade de precipitação, para 5ª e 6ª feira (dias 7 e 8). E hoje subiu essa probabilidade para 50 e 40%, para 5ª e 6ª (respectivamente).

Mas uma probabilidade de precipitação de 50% vale o que vale...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Se estas saídas estiverem certas, acho que se pode mesmo ver neve no litoral Norte.. Até ao nível do mar!

Penso que se referem à ausência de precipitação quando está mais frio à superfície, a partir de 5ª.. De facto aí a precipitação será pouca ou nenhuma e retida em Espanha..

Mas vejam 4ª, o frio em todos os níveis domina, a cota está baixíssima, e há precipitação no litoral Norte..

Agora até lá, ainda muita coisa poderá mudar de facto.. :p
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Independentemente da neve a madrugada e o próprio dia de quinta-feira vão ser muito frios... dos mais frios da década. Espero que os -4,1ºC de Aljezur sejam pulverizados... Atenção que todo o país vai andar debaixo de uma -4º/-5º a 850Hpa (no Norte ainda mais baixo) durante 24h... :cold::cold::cold:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Eu quanto a mim e pelo que vejo nos modelos vai haver aguaceiros e esses aguaceiros vão ser de neve a cotas baixas em qualquer parte :) muito gelo e frio a sério já ninguém nos tira![

A confirmar-se será o Norte, o litoral norte e litoral centro o principal contemplado com pricipitação prevista, Embora nada de significativo!
Mas vamos ter calma! A esta distancia temporal ainda tudo puderá acontecer! Alegramo nos no entanto saber que os modelos modelam em consonância a tendência da tal entrada de ar frio polar no nosso rectângulo!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.