Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
E como eu já suspeitava, os modelos têm andado a tirar precipitação e CAPE/LI...

Mas, parece que é só o GFS a tirar precipitação e CAPE, porque os modelos WRF continuam com valores de CAPE/LI.

E quanto à precipitação acumulada mete quantidades bastante razoáveis até mesmo para algumas zonas já pertencentes ao Sul do País. Agora é esperar para ver qual estará certo, GFS ou WRF.

Geralmente o WRF é um modelo em que confio neste tipo de situações, pois é de alta resolução e desta forma por vezes pode "eliminar" eventuais erros do GFS ou de outros modelos. :)

Mas esta é que eu não estava à espera... :surprise:

Storm Forecast
Valid: Fri 31 Jul 2009 06:00 to Sat 01 Aug 2009 06:00 UTC
Issued: Thu 30 Jul 2009 12:45
Forecaster: TUSCHY

SYNOPSIS and DISCUSSION

An isolated tornado event is possible over
extreme NW-Spain and along the W-coast of Portugal during the morning hours (1st August) as LL shear increases, but thunderstorm coverage and marginal instability/shear overlap preclude a level area.

Fonte: estofex (www.estofex.org)
 
Última edição:


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pois a run das 06 retirou muito calor para a semana principalmente a 500hpa...já seria de esperar, pelo menos já esperava que retirasse, veremos as próximas saídas... mas para quem dizia que as runs's das 06 e das 18 são sempre extremas e que não se pode fiar nelas!! as saídas principais são as que estão a meter mais calor, pelo menos até ontem era assim! :p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Agora é que reparei que afinal a run das 06 retirou calor a força toda tanto a 500hpa como a 850hpa...mas como é a run das 06 não vou acreditar :p :lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Agora é que reparei que afinal a run das 06 retirou calor a força toda tanto a 500hpa como a 850hpa...mas como é a run das 06 não vou acreditar :p :lol:

A run das 00 tinha ainda menos calor que a das 6. Onde ontem estava a iso 28 hoje está a 22. Mesmo o Europeu que estava a sair quente, se bem que não tanto como o GFS, também baixou para valores próximos da normal para Agosto.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Aparententemente a chuva irá afectar amanhã a zona centro e norte do país:rain:.

gfs-2-24_uym7.png
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
A run das 00 tinha ainda menos calor que a das 6. Onde ontem estava a iso 28 hoje está a 22. Mesmo o Europeu que estava a sair quente, se bem que não tanto como o GFS, também baixou para valores próximos da normal para Agosto.

Eu vi ao contrario mas ok...:) a run das 12 está um pouco mais quente que a das 06 mas muito menos quente que em dias anteriores! Nada que me espante...mesmo assim iremos estar bem dentro da ISO 20 como já tinha dito a dias e isso é muito calor a superfície!! isto claro se não continuar a tirar calor!! aquela cut-off que o gfs está a querer ver para o final da semana pode vir baralhar o jogo :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Alguem me pode dizer mais ou menos como é que vai estar o tempo a partir do 5 de Agosto?

Vai estar calor, o vento vai ser fraco a moderado e o céu pouco nublado se bem que não vai ser de descartar a formação de nuvens durante a tarde com alguma trovoada em especial no interior...é o que eu penso que esteja com os dados que temos tido até hoje :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu vi ao contrario mas ok...:) a run das 12 está um pouco mais quente que a das 06 mas muito menos quente que em dias anteriores! Nada que me espante...mesmo assim iremos estar bem dentro da ISO 20 como já tinha dito a dias e isso é muito calor a superfície!! isto claro se não continuar a tirar calor!! aquela cut-off que o gfs está a querer ver para o final da semana pode vir baralhar o jogo :)

A run das 00 tinha cerca de 1 grau a mais que a das 6, diferença absolutamente insignificante nesta altura do ano, para o período inicial da semana que vem. Depois, para daqui a uma semana a run das 6 meteu de novo a iso 28 por aqui, ao contrário do que aconteceu na run das 00, e agora na das 12. Ainda é distante, mas no Domingo 9, a run das 6 tinha 27 graus a 850 hpa, e as runs das 0 e das 12 muito menos. Quando eu referi menos calor, quis dizer que havia menos dias de calor na run das 0 que na seguinte.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A run das 00 tinha cerca de 1 grau a mais que a das 6, diferença absolutamente insignificante nesta altura do ano, para o período inicial da semana que vem. Depois, para daqui a uma semana a run das 6 meteu de novo a iso 28 por aqui, ao contrário do que aconteceu na run das 00, e agora na das 12. Ainda é distante, mas no Domingo 9, a run das 6 tinha 27 graus a 850 hpa, e as runs das 0 e das 12 muito menos. Quando eu referi menos calor, quis dizer que havia menos dias de calor na run das 0 que na seguinte.



Só se for para o Protel, porque para a costa ocidental não há calor extremo mas o normal, como tem estado este ultimos dias.