Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Não via modelos a algum tempo mas se o que vi para o fds que vem se se confirmar muita atenção ao calor forte que já iria meter respeito, mas deve retirar um pouco, se quarta mantiver esta previsão de muito calor então ai já se confirmaria! calor vai fazer sem dúvida agora se será tão extremo já veremos.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não via modelos a algum tempo mas se o que vi para o fds que vem se se confirmar muita atenção ao calor forte que já iria meter respeito, mas deve retirar um pouco, se quarta mantiver esta previsão de muito calor então ai já se confirmaria! calor vai fazer sem dúvida agora se será tão extremo já veremos.

Aquilo que disseste ontem continua a manter-se para hoje com um pormenor interessante. O ECM virou o disco e parece querer ainda colocar mais calor que o próprio GFS para Domingo, na última actualização. Neste momento o limiar dos mapas de T2m do ECM para a PI disponibilizados no IM encontra-se em Sábado pelo que só amanhã poderemos ver a tendência para o final do fim de semana / início da semana, mas os dois principais modelos parecem acertar agulhas para dias de calor intenso. Aguardemos próximas saídas.
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Vem algum calor forte para este f-d-s ? Quando digo forte, refiro-me a superior a 33 / 36 Cº.

Segundo o IM, para hoje dá 29º, para amanhã 31º, para quinta 29º, e na previsao descritiva, refere baixa de temperatura para Sexta, inferior a 29º ?!?

Para mim este tempo seria optimo para este f-d-s, só queria era ter uma ideia se as tendencias são para se manter entre os 28/29º e os 32/33º ou se espera-se um fim-de-semana com temperaturas entre os 34 e 40 º


Cumps,
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Vem algum calor forte para este f-d-s ? Quando digo forte, refiro-me a superior a 33 / 36 Cº.

Segundo o IM, para hoje dá 29º, para amanhã 31º, para quinta 29º, e na previsao descritiva, refere baixa de temperatura para Sexta, inferior a 29º ?!?

Para mim este tempo seria optimo para este f-d-s, só queria era ter uma ideia se as tendencias são para se manter entre os 28/29º e os 32/33º ou se espera-se um fim-de-semana com temperaturas entre os 34 e 40 º


Cumps,

Por vezes parece-me que o nosso país é bem extenso;). Tantos membros a falar de temperaturas registadas entre 28º-32º e à espera de 34º-40º, no litoral norte junto ao mar temos "sobrevivido" com máximas que não ultrapassam 22º, nevoeiros, nuvens, alguma chuva, tanto faz sol como de repente começa a chover, enfim, meteorologicamente falando, estamos num clima àparte...:lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Começa a confirmar-se que para o fim de semana vem calor, provavelmente a rondar os 40 graus no interior sul. Depois, lá para o meio da semana seguinte, há uma boa probabilidade de entrar uma depressão por NO, que poderá ser interessante, tendo em vista o calor instalado à superfície.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Boas, a partir do dia 20 julho vai chegar uma vaga de calor digna de registo

estou de ferias até dia 27 por isso não faz mal porque ainda quero aproveitar o calor a sério até ir trabalhar

fonte: meteociel


afinal eu tinha razão.....

o calor vem mesmo aí no próximo fim de semana.....

não podia calhar melhor para mim pessoamente..... vamos ver se o calor se aguenta durante toda a semana, mas dúvido de acordo com os modelos do gfs
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Vem calor sexta-feira, mais para o interior. No litoral vai continuar a circulação de Oeste e as temperaturas não vão subir tanto.

gfsgraphic.png


Para consultar estes meteogramas, consultar este tópico:

http://www.meteopt.com/forum/forum-comunidade/modelos-gfs-meteopt-com-beta-3398-4.html#post153080


.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
afinal eu tinha razão.....

Vem aí então uma vaga de calor digna de registo ? Já agora aonde ? Em Vila Franca ? E tem pelo menos 6 dias de anomalia +5ºC que é o que define oficialmente uma onda de calor ? Quando falas em vaga de calor, por favor, explica-te melhor, o país é pequeno mas ainda é bastante diversificado.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Vem aí então uma vaga de calor digna de registo ? Já agora aonde ? Em Vila Franca ? E tem pelo menos 6 dias de anomalia +5ºC que é o que define oficialmente uma onda de calor ? Quando falas em vaga de calor, por favor, explica-te melhor, o país é pequeno mas ainda é bastante diversificado.
afinal a vaga de calor é em marrocos... Vi mal o mapa, é k de geografia percebo pouco.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
afinal a vaga de calor é em marrocos... Vi mal o mapa, é k de geografia percebo pouco.

Sendo a definição do índice de duração da onda de calor (HWDI – Heat Wave Duration Index) segundo a Organização Meteorológica Mundial (WCDMP-No.47, WMO-TD No. 1071), considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência.

Fonte: IM

É apenas isso que está a ser chamado à atenção... Não existe nenhuma onda de calor prevista para os próximos dias a nível nacional, o que não quer dizer que não venha a ocorrer a nível local... Mas para já o que está previsto é uma subida das temperaturas no fim de semana e por 2 ou 3 dias, sendo que existe uma tendência para nova descida (já no limiar da credibilidade modelística...).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
O que ninguém vai tirar vai ser o vento leste no Algarve entre sábado e 2ªfeira, e depois volta ao mesmo. Algum calor no fim de semana mas nada por aí além, temperaturas normais para a época. O Levante é normal durar 3 a 4 dias, mais do que isto é anormal.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Seguimento Sul - Julho 2009

Qual a previsão do tempo para este fim-de-semana, para zona de Alcácer do Sal?

Calor (muito ou pouco) ou fresquito?:(
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Comportamento antagónico dos principais modelos para este fim de semana, dificultando a vida de quem tenta fazer previsões, planear o fim de semana, ou acautelar-se de possíveis "transpirações excessivas". Hoje é GFS a disparar: ISO 20 a 850hPa, a ocupar todo o território no Domingo (já com a 26 a entrar a sul), temperatura a 2m a atingir os 40ºC em extensa área do sul do país. Na outra ponta o ECM, com um domingo até de certa forma fresco com máximas a ultrapassar os 30º apenas no alentejo...

Definição e consonância precisa-se...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Olá :)

Apesar de ter estado sempre ausente tenho acompanhado este tópico dia-a-dia. :)

Deixo-vos aqui a minha opinião, baseada nos 7 tipos de modelos que tenho "estudado" ultimamente.

Nos próximos dias a temperatura máxima vai andar aos saltos, assim como a mínima também. O que quero dizer com isto é que pelo que tenho observado na minha estação as temperaturas máximas não deverão chegar aos 30ºC e não deverão baixar dos 26, 27 (estou-me a referir à zona costeira e litoral, como por exemplo Corroios - que fica a uns 6, 7 km do mar) pelo menos até sábado.

A partir de sábado a temperatura vai subir, mas ainda não temos bem a certeza se será uma subida significativa (na ordem dos 4ºC) ou uma subida ligeira (na ordem dos 2ºC) - tudo isto falando apenas no litoral.

Quanto mínimas essas vão andar num sobe e desce também até sábado. Tiro esta conclusão baseada nos dados registados pela minha estação, que tem tido mínimas alternadas de 17, 18, 19, e 20ºC.

Os dias deverão ser caracterizados por céu pouco nublado ou limpo, com algumas neblinas matinais e/ou alguma nebulosidade no final do dia. Noites algo húmidas com a HR a rondar os 60-80%.

Enfim, este tempo "inconstante" que estamos a observar poderá ter um fim à vista com a subida da temperatura, esperemos nós... :D :rolleyes:

Se alguém não concordar com alguma coisa que diga, afinal este tópico é para discussão de opiniões e estudos de modelos. :thumbsup: