Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
O meteograma para Bragança está lindo;)

69991986_metgram.gif
 


JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
Amigos na realidade não me parece que a precipitação que venha a cair seja sob a forma de neve uma vez que já estamos em Março e à latitude a que Portugal se encontra bem como a próximidade a um imenso oceano que funciona como amenizador da temperatura do ar não me parece que tal venha a ocorrer. Os modelos apresentam sim uma entrada de ar mais frio mas muito tímida, uma vez, que o ar mais quente anda muito próximo e com tendência a vencer o "duelo". Por conseguinte a precipitação sob a forma de neve a cair só mesmo na serra da estrela e a cotas mais altas. Este inverno com temperaturas baixas e neve teve um inicio de rompante mas também um fim precorce, isto é a minha opinião, aliás, os invernos em Portugal estão cada vez mais curtos: alguns dias de Dezembro e Janeiro depois esfuma-se...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Ainda faltam uns dias e até pode nem acontecer nada de especial na próxima semana, mas Março costumava ser um bom mês para a ocorrência de neve.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O que é que eu disse de mal ?? não posso dar a minha opnião ?? não me digam que é normal Portugal ficar "incluido" em grande vales depressionários que afectam a Europa, não me parece.

Não é normal, mas também não é anedótico. Aliás, já este Inverno aconteceu, a 30 de Novembro, no primeiro episódio frio que tivemos. Também não é normal nevar no Porto e já nevou este ano. Não é normal passarem ciclones extratropicais no norte de Espanha e já aconteceu este ano. Agora o adjectivo anedótico é que não faz sentido, chama-lhe esquisito, anormal, aberração.
E Portugal não está assim tão incluído no vale depressionário, digamos que está na encosta. A depressão é que é muito cavada.
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Amigos na realidade não me parece que a precipitação que venha a cair seja sob a forma de neve uma vez que já estamos em Março invernos em Portugal estão cada vez mais curtos: alguns dias de Dezembro e Janeiro depois esfuma-se...

Caro amigo, com todo o respeito mostro-lhe uma foto tirada em Maio de 2004 em Loriga, ainda estamos no inverno e na Primavera o tempo é muto instável, a temperatura varia muito ao longo dos dias, por issoé normal se voltar a nevar a cotas baixas.

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bem, por muitas depressões que já vi, esta é provavelmente a mais anedótica de sempre se se verificar :lmao: acho muito pouco provável, até quinta é sempre a cortar vamos lá ver o que nos vai restar, a não ser nuvens e alguma nortada.

Tal como o Ferreira5 , será a última vez que irei comentar um post teu.
E faço-o apenas porque apesar de tudo, partilhamos uma paixão em comum ,
que se resumirá nesta coisa simples e singela de olharmos todos os dias para o céu mal acordamos, mesmo quando sabemos que vai estar apenas azul.
Depressão anedótica?
Não sei o que é isso.Quererás dizer rara?
Também não: é uma depressão normal que vai sendo alimentada com permanente injecção de ar frio ,como tantas que se formam e desenvolvem
no Atlântico Norte nesta altura do ano que têm obviamente trajectórias e percursos diversos consoante a disposição de outras variáveis.
Até quinta é sempre a cortar, afirmas tu.
Também não.Basta comparar.
Vê o que o GFS dizia na quinta-feira:

my.php
[/URL][/IMG]

E então vê o que ele disse agora

my.php
[/URL][/IMG]

Com o ECMWF acontece a mesma coisa ( não coloco aqui os mapas para não massacrar os leitores e no argumento).

Apenas nuvens e nortada?
Também não. Seguramente .
Vamos ver . Vamos ver o que é que aí vem, mas será mais que isso, muito mais.
Concluindo :
-Oh Mário: há tópicos para todas as características e expontaneadades de todos os membros.Podemos falar sério ,tentar contribuir, ensinar,aprender e até disparatar. Há tópicos para tudo e para todos.
Este é de "seguimento ,previsão do tempo e modelos"...
Intervenções tuas como esta, pois que queres que te diga?
Descredibeliza -nos ? Sim :- A todos nós que neste tópico, tentamos contribuir com algo de novo na meteorologia em português.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
então quer dizer que é desta que até lisboa não vai escapar a neve não é verdade????

Não. Eu, com todas as reservas impostas pela distância temporal que ainda é alguma, apostaria em cotas a variar entre os 500 m no norte interior até aos 1000 m no sul. Se isto ocorresse há um mês, com uma menor radiação solar incidente, as temperaturas podiam ser uns 2 a 4 graus mais baixas, e aí podia ser mais animado, mas mesmo assim não nevaria em Lisboa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Segundo o IM os aguaceiros previstos para hoje e amanhã transformaram-se em Periodos de chuva ... provavelmente devido (para quem viu ontem) á chegada de uma espécie de sistema frontal esta tarde
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Caro amigo, com todo o respeito mostro-lhe uma foto tirada em Maio de 2004 em Loriga, ainda estamos no inverno e na Primavera o tempo é muto instável, a temperatura varia muito ao longo dos dias, por issoé normal se voltar a nevar a cotas baixas.



Bom dia.
Estou totalmente de acordo com a tua opiniao.
Ainda ão há muito tempo nevou na páscoa em Loriga, com acumulacao, e nesse ano esta quadra foi alta, nomeadamente segunda quinzena de abril.
Por isso tudo pode acontecer.
Para já, ainda é muito cedo, no entanto deixo o meteograma proposto pelo freemeteo:

http://freemeteo.com/default.asp?la=18&gid=2738210&pid=156

cumprimentos,
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Afinal os próximos dias não vão ser nada enfadonhos, alguma chuva, quiçá trovoada e queda de neve nas terras altas. Apenas para lembrar que a poucos dias alguns membros futuristas só falavam de AA...AA...AA.
Mas afinal o AA já foi e não ficou eternamente por cima de nós como alguns disseram.

Pois .. pois e chegaste a perceber porque é que esta depressão vai conseguir entrar na Quarta-Feira??

É simples meu caro .. enquanto que esta depressão que estava prevista somente para este fim de semana, a uma mera distancia de 72h deste acontecimento foi feito o prolongamento até Terça-Feira.
Isso originou que o AA se mantivesse mais a Oeste e possibilitando que apanhassemos com um bocado dessa enorme depressão que se vai instalar na Europa do Norte até ao Mediterraneo na proxima semana !!

Se tal não tivesse surgido de forma tão inesperada podias dizer By .. By a esta depressão de Quarta-Feira !!

Ou seja analisamos os modelos de acordo com o que se via ..

Enquanto aqui dizem alguns membros: ah e tal se o AA se mover mais para Oeste podemos ter neve a 400-500 metros e ninguem se queixa por dizerem isso ...

Outros podem dizer: ah e tal mas se o AA se mover mais para Este então adeus á depressão ..

Parece-me que em ambos os casos estamos a analisar os modelos, pois analisar os modelos não é apenas dizer que naquela situação vai ocorrer aquilo, mas estudar também os possiveis cenários.

Espero bem que tenham entendido de uma vez por outras o que queria dizer !!