Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Eu tenho saudades é daquelas depressões à superfície vindas da Madeira que estacionavam perto de São Vicente ou a sul de Santa Maria...

:w00t: Isso malta isso... só assim é que chove decente por cá! Em superfície ou em altura, o que interessa é q estacionem aqui :cool:
Já vi que há muitos adeptas das feiras :D Uns dizem que as primeiras chuvas vêm na feira de Olhão, outros na de VRSA...o que a seca faz ao pessoal :lmao:
(In)felizmente, por cá não há alturas certas para nada, talvez seja isso que dá a piada à coisa!
Certo certo é que não vai haver gota de água até à noite de 4a!
Também é certo que até lá, tempo extremamente agradável, com ventos fracos do quadrante SE-S.
Parece que depois vem o nosso amigo AA para ajudar às feiras :D
Também é certo que hoje estava um dia de verão, apimentado por uma bela caldeirada na Ilha da Culatra...:D

Eu fazia um apelo ao vizinho Algarvio para colocar aqui a precipitação total do ano hidrológico transacto para os restantes membros do fórum perceberem que isto nao é choro :p
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Está tudo dentro do normal! Sábado mas principalmente Domingo a chuva é só no Norte e talvez Litoral Centro, chuva mais generalizada só a partir de Segunda e principalmente no Litoral e já na Quarta a abranger todo o território ;) sendo quinta uma situação de pós frontal com aguaceiros apenas...trovoadas em especial na quarta!

Pegando nesta previsão que fiz a uns dias apenas retiraria a chuva para o Sábado como se sabe não choveu! de resto não mudo uma virgula :p até acrescentaria trovoadas em especial na segunda e quarta no litoral oeste. De resto não entendo tanto pessimismo que por aqui vai principalmente no dia de hoje...O Algarve também vai ter alguma chuva e até boas possibilidades de alguma trovoada por isso não desesperem!! e lá por não fazer onde moram não quer diz que tenha sido um fiasco não faz ai faz noutros lados!! tanto pessimismo até me põe doente...
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Pegando nesta previsão que fiz a uns dias apenas retiraria a chuva para o Sábado como se sabe não choveu! de resto não mudo uma virgula :p até acrescentaria trovoadas em especial na segunda e quarta no litoral oeste. De resto não entendo tanto pessimismo que por aqui vai principalmente no dia de hoje...O Algarve também vai ter alguma chuva e até boas possibilidades de alguma trovoada por isso não desesperem!! e lá por não fazer onde moram não quer diz que tenha sido um fiasco não faz ai faz noutros lados!! tanto pessimismo até me põe doente...

O problema é precisamente esse, é que está muito mas muito dificil de fazer aqui! E não falo só de Olhão, Faro está na mesma, Tavira e o restante sotavento também nao está muito diferente (mais mm menos mm). Ainda é uma zona considerável, uns bons 50km de costa. Se tivesses passado cá o último mês acabarias por constatar o "escudo" que temos à volta, era ve-las passar em todo o lado menos aqui. E isto foi a tendência deste ano. Claro que mais cedo ou mais tarde alguma menina nos vai atingir em cheio :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O problema é precisamente esse, é que está muito mas muito dificil de fazer aqui! E não falo só de Olhão, Faro está na mesma, Tavira e o restante sotavento também nao está muito diferente (mais mm menos mm). Ainda é uma zona considerável, uns bons 50km de costa. Se tivesses passado cá o último mês acabarias por constatar o "escudo" que temos à volta, era ve-las passar em todo o lado menos aqui. E isto foi a tendência deste ano. Claro que mais cedo ou mais tarde alguma menina nos vai atingir em cheio :D

Aqui também não tenho visto quase chover! o mês passado apenas tive 2,1mm muitas zonas do Algarve tiveram mais que isto! mas o que quero dizer é que mesmo para o Algarve as possibilidades de alguma trovoada mais forte é possível no período que vai de segunda a quarta :thumbsup: por isso é que acho mal já se estar a pensar no AA que há de vir quando ainda nem sequer passou estes dias movimentados de Norte a SUL.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
por isso é que acho mal já se estar a pensar no AA que há de vir quando ainda nem sequer passou estes dias movimentados de Norte a SUL.

Isso mesmo, tanto negativismo e péssimismo...já por antecipação...enfim...:disgust::rolleyes:

Pessoal do Algarve tenham calma... que qualquer dia vão ter tanta chuva que vão desejar que ela pare...ainda só estamos no inicio de Outubro...talvez essa chuva abundante ainda não seja já para os próximos dias ,mas ela vai chegar concerteza..:thumbsup:

Mesmo para aqui no Norte nos próximos dias eu não espero mais que periodos de chuva moderada e localmente "forte"...se no conjunto dos dias acumular 30/40mm já fico satisfeito, é o que temos de momento...:thumbsup:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Isso mesmo, tanto negativismo e péssimismo...já por antecipação...enfim...:disgust::rolleyes:

Pessoal do Algarve tenham calma... que qualquer dia vão ter tanta chuva que vão desejar que ela pare...ainda só estamos no inicio de Outubro...talvez essa chuva abundante ainda não seja já para os próximos dias ,mas ela vai chegar concerteza..:thumbsup:

Mesmo para aqui no Norte nos próximos dias eu não espero mais que periodos de chuva moderada e localmente "forte"...se no conjunto dos dias acumular 30/40mm já fico satisfeito, é o que temos de momento...:thumbsup:

Ora nem mais, agora, tanto pessimismo, não leva a lado nenhum:unsure:
Ela ha de chegar concerteza, e ainda ha muito p'ra vir nestes dias.:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
bem estou a ver que isto promete .... promete uma bela seca e uns belos dias de praia .... é o que este tempo promete !!

Pode ser que amanhã vá á praia !!
Entre Segunda e Quarta estou pensando em comprar um barco para conseguir andar aqui no Algarve !!

Depois se calhar vou comprar um fato de mergulho e uma cana de pesca ou uma "arma" para caçar os polvos que vão sair da Ria Formosa devido á subida das águas !!

O Algarvio1980 já combinou comigo irmos juntos á pesca :lmao::lmao::lmao::lmao:

Vamos sim à pesca Aurélio, ainda somos capazes de apanhar alguma sereia na rede.:lmao:

Mesmo no Norte a precipitação tem vindo a diminuir, e em Olhão aumentou para 3 mm, já estou a ficar mais optimista.:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:lmao::lmao::lmao: :D

Grande Algarvio, ao contrário do que costuma acontecer o ECMWF é o que tem as previsões mais optimistas, pois coloca o AA mais para leste/nordeste e coloca uma nova depressão nos Açores e Madeira, enquanto que nós ficamos bloquedos pelo AA referido, mas sempre é melhor a posição do ECM do que o GFS, pois o Europeu dá-nos possibilidade das portas das depressões entrarem !!

Desta vez queremos (pessoal do Sul) a vencer :D
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A propósito desta conversa, a minha mãe e a minha avó relataram-me o seguinte evento: há cerca de 20 anos atrás, estavam na varanda da casa, na Manta Rota, por volta do dia 20 de Outubro, cerca das 15 horas. O mês tinha sido até então muito quente. De repente, avistam uma nuvem muita baixa e escura a deslocar-se vinda do mar, e subitamente fica muito escuro, e começa a cair uma tromba-de-água, com queda de raios ininterruptamente, durante uns escassos minutos. Consta que as nuvens passavam a grande velocidade, a chuva era diluviana e os trovões sucediam-se a um ritmo incrível. Depois, abrandou, mas continuou a trovoada ao longo da tarde, e os meses seguintes foram chuvosos.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Hoje pelas 17.30h observei a 1ª queda de precipitação em plena Serra do Gerês na sua zona de média altitude. No caminho de regresso entre o Gerês e Paços de Ferreira observei períodos de chuva fraca a moderada até sensivelmente à zona de Famalicão\Guimarães; Aqui por Paços de Ferreira pelas 21h chuviscou e a partir desse momento um ou outro período de chuva fraca.

A Chuva começa a descer de latitude...

"E também não queiram que logo quando chove seja de forma torrencial...."

Efectivamente tenho observado que um regime de chuvas mais constante e duradouro, com depressões provenientes do atlântico, nunca vieram com chuvas fortes - passar do zero ao oitenta de 1 dia para o outro...
Os outonos mais chuvosos começaram sempre de forma mais "subtil" para passados uns dias então chover em força.
Mas é a minha experiência...;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A propósito desta conversa, a minha mãe e a minha avó relataram-me o seguinte evento: há cerca de 20 anos atrás, estavam na varanda da casa, na Manta Rota, por volta do dia 20 de Outubro, cerca das 15 horas. O mês tinha sido até então muito quente. De repente, avistam uma nuvem muita baixa e escura a deslocar-se vinda do mar, e subitamente fica muito escuro, e começa a cair uma tromba-de-água, com queda de raios ininterruptamente, durante uns escassos minutos. Consta que as nuvens passavam a grande velocidade, a chuva era diluviana e os trovões sucediam-se a um ritmo incrível. Depois, abrandou, mas continuou a trovoada ao longo da tarde, e os meses seguintes foram chuvosos.

Eu penso que a data é capaz de ser 13 de Outubro que faz este ano 20 anos, pela hora da ocorrência e pela descrição da ocorrência tudo indica e varreu Faro, Olhão, Tavira e VRSA, sendo os estragos maiores em Faro, Olhão e Tavira.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Não se esqueçam que este é um tópico para previsões.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta saida das 0h do GFS está um mimo .. pelo menos a medio/longo prazo e seguiu a run de ontem do ECM das 12h !!

Esperemos que não mude !!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.