boa tarde segundo o GFS e grande parte dos outros modelos setembro vai ter uma primeira metade com temperaturas muito altas e possivel fluxo de leste ( portanto o calor vai afectar o litoral), tambem é possivel a ocorrencia de instabilidade devido ao forte aquecimento diurno.
Previsão para 4ª Feira, 2 de Setembro de 2009 Céu limpo ou pouco nublado, temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) no litoral Oeste em especial durante a tarde e temporariamente forte (35 a 50 km/h) entre Sines e Sagres. Descida de temperatura, em especial da mínima. ESTADO DO MAR: Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 m. Temperatura da água do mar: 16-19ºC Costa Sul: Ondas de sudoeste com 0,5 a 1 m. Temperatura da água do mar: 23-24ºC Previsão para 5ª Feira, 3 de Setembro de 2009 Céu limpo ou pouco nublado, temporariamente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de oeste na região Norte, soprando moderado (20 a 30 km/h) de noroeste nas restantes regiões e temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral entre Sines e Sagres. Pequena subida de temperatura, em especial da máxima. Neblina ou nevoeiro matinal. Previsão para 6ª Feira, 4 de Setembro de 2009 Céu limpo ou pouco nublado, temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao meio da manhã. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste nas regiões do litoral Oeste e em especial durante a tarde. Pequena subida de temperatura. É isto que diz o IM para os próximos 3 dias.
Boas! Já li aqui membros a pregar o fim do Verão... Mas... o eterno AA parece ter uma "paixão" pelas nossas latitudes! Reparem na temperatura a 1400m! GFS: ECM: Boas prespectivas para quem escolheu Setembro para férias!
Amanhã e 6a feira por aqui, à semelhança de hoje, o regime de brisas vai imperar, com manhãs calmas/vento variável (e um pico de temperatura nessa altura), inicio da tarde com vento moderado de W e a meio/final da tarde entrada do vento do quandrante N e novo pico de temperatura. As máximas rondarão os 30º. Sábado já será mais quente, com o regime de levante a querer entrar, mas ainda predominarão as brisas, embora muito fracas e variáveis. Domingo chega o levante, que não se anuncia forte, quanto muito será moderado, que se vai manter grande parte da proxima semana com o consequente tempo quente e abafado que caracteriza este padrão. Noites tropicais devem regressar na sexta feira. Quanto a instabilidade e chuvas... só a partir de 2a poderá haver condições, mas mesmo assim duvido muito que pingue alguma coisa no litoral sul... A partir talvez de 5a feira da semana que vem parece haver tendência a instalar-se um AA já mais fresquinho após a passagem de uma superficie frontal. Pode ser a primeira entrada de ar "frio" no sul. Ou entao esfumaça-se tudo
Depois desta passagem de uma frente em dissipação que se prevê estes próximos dias, parece que o anticiclone volta a posição onde deveria ter estado em Julho mas parece querer fazer este mês de Setembro como um mês do pico de Verão... com o regresso das isotérmicas de 20ºC Kraliv... estamos com azar....
Pois Minho mas a confusão dos modelos a médio prazo é tanta que não dá para fazer previsões como deve ser. Nem ouso aqui projectar algo.
Eu há uma ou duas semanas atrás nem sonharia com a monotonia que eles vão mostrando como tendência agora. Até aí parecia mais ou menos consistente a retirada do AA para Oeste e outras altas pressões mais para o interior da Europa, e entrarem por aqui cavados de forma rotineira, ao invés disso, estamos a ver no médio/longo prazo bloqueios açoriano-britânico a norte. No longo prazo a confirmar-se um AC sobre as ilhas britânicas podem manter-se por aqui temperaturas acima da média para a época, e nesta posição do AC até se poderiam antever belos dias de praia na costa oeste no norte, pois não só a o AC está retirado bastante para norte como as tradicionais baixas pressões térmicas ibéricas ou norteafricanas também vão diminuindo de intensidade, logo as brisas/nortada mais desagradáveis também vão diminuindo de intensidade no litoral. A única vantagem deste padrão seria a possibilidade de uma ou outra depressão em altura se isolar a sul ou sudoeste. Mas parecem tempos chatos que temos pela frente, pelo menos mais duas semanas.
Pode-se escrever que o GFS está mais ou menos a manter a sintonia com as suas ultimas saidas, mas o ECMWF está com uma enorme inconstancia a médio prazo na colocação de ar frio em altitude; há um bloqueio mas como é esse bloqueio? Inicialmente parece forte mas depois é confusão. Parece certo que a partir de domingo se assiste uma mudança de padrão.
A partir da próxima semana...estou de FÉRIAS!!! Espero é que não se complique lá para o fds 18/20 (Portugal AirShow em Évora) Já agora, que venha instabilidade só depois.
Impressionante a concordância dos membros do ensemble. A propósito da situação de bloqueio anticiclónico a norte, é de facto impressionante, e fora daquilo que podia imaginar para Setembro. Serão, como já foi dito, tempos de marasmo... provavelmente infernais. Veremos o que surgirá depois
Atenção também há Madeira para a semana com condições para fortes trovoadas não sei a temperatura da agua do mar para a semana naquela região para o continente pronto mais do mesmo, tempo muito ameno e quente com muito sol...não descartando ainda a 100% alguma instabilidade no Sul.
Lá está tal como escrevi acima a complicação é de quanto ar frio em altitude haverá para ocorrer instabilidade, e como vão os modelos depois do bloqueio anticiclonico se vão comportar, e quem tenha experiencia de ver modelos sabe que o mês de Setembro e Outubro são bastante complicados para se fazerem previsões. O que é certo e com alguma margem de pouco erro é que calor vem ai agora se é com instabilidade...
Não são raras as vozes que por aqui se levantam a desdizer dos modelos de previsão apontando-lhes falhas e erros grosseiros e com isso substimando o seu real valor e sua actual super utilidade. Mas desta vez temos que lhes tirar o chapéu. Senão vejamos: -Na minha última intervenção neste tópico no já longínquo pretérito 28 de Agosto fazia aqui uma pequena brincadeira em jeito de trova com base nos modelos obviamente: Depois do calor que ir-se-ía manter ao longo do fim de semana, fiz referência aos pequenos solavancos para terça e quinta a noroeste ( 0,4mm e 1,1mm em P,Rubras respectivamente) e descida generalizada das temperaturas e adiantava que os calores estariam de regresso depois desses fugazes solavancos a partir de sexta. Pois bem : os modelos desta vez acertaram até em pequenos pormenores para mais de 120 horas e anteviram com propriedade e ocasião para mais de 160 horas. O bloqueio anticiclónico aí está , surpreendendo até pela sua pujança e durabilidade e os calores agora anunciados virão para já sem companhias desejadas (as nossas mui e estimadas trovoadas). Mas agora será mais difícil para os modelos apontar pormenores para mais das 100/120 horas e o marasmo que muitos receiam por tempo indeterminado, pode ser já quebrado ao virar de umas quantas runs. Uma certeza parece inquebrantável: Atenção que a próxima semana será muito provavelmente a melhor semana de praia de todo este Verão aqui pelo Litoral Norte... Toca a aproveitar , já que por enquanto, longe estão as trovoadas...