Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Ao que parece a frente está a empurrar a nebulosidade no litoral, dado isso não acredito muito na possibilidade de se formar alguma coisa por estes lados, mas posso estar enganado...:rolleyes:
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Parece que o IM alterou a previsao para trovoadas para quase todo o pais... acham que vamos ter realmente animação ?

semttuloxq.png

Ná, isso promete, promete e depois não acontece nada.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Acreditem que metade dos sítios que estão ai marcados com Chuva e Trovoada não irá acontecer nada, o IM tem dado muitos erros, ontem foi um grande exemplo.
Realmente nunca vi a Estação com Profissionais assim :disgust:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Qual foi o erro ontem do IM?

Para mim o Erro é que ontem até alerta meteram por causa da chuva e trovoadas no Algarve e também fizeram essa previsão, o Resultado é que aqui em Faro não caiu uma pinga e também foi o mesmo em vários sítios do Algarve.
Eu acho que o IM tem falhado muito, e á amigos ai que concordam com o mesmo, também percebo que as previsões não são muito fiáveis mas deviam melhorar. é a minha opinião, posso estar enganado :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acreditem que metade dos sítios que estão ai marcados com Chuva e Trovoada não irá acontecer nada, o IM tem dado muitos erros, ontem foi um grande exemplo.
Realmente nunca vi a Estação com Profissionais assim :disgust:

As previsões que envolvem situações (sobertudo as convectivas) são dificeis de fazer...pode haver uma grande trovoada num determinado local e a 10/15 Km, nem uma gota cair...e além disso como o nome indica são previsões, não são certezas absolutas...e que eu saiba ontem ocorreram aguaceiros e trovoadas bem intensos na zona de Aljezur...eles fazem previsões abrangendo distritos....e não localidades específicas...senão então eu posso dizer ( a título de exemplo) que o IM previa trovoadas para o ( distrito)Porto...mas a trovoada ocorreu em Penafiel....e com isso vou dizer que falhou porque não houve trovoada em cima da Cidade do Porto? Logo o IM falhou?:huh:

Isto é bem mais complicado do que parece, e a tarefa dos meteorologistas é por vezes bem ingrata....
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Pois e sei disso e tens razão Snifa, isto para mim é uma tristeza nao ver chuva e trovoadas, os velhos tempos é que eram bons :rolleyes:

Esta semana se tivesse ido passar Férias a Aljezur tinha-me safado. :lol:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
As previsões que envolvem situações (sobertudo as convectivas) são dificeis de fazer...pode haver uma grande trovoada num determinado local e a 10/15 Km, nem uma gota cair...e além disso como o nome indica são previsões, não são certezas absolutas...e que eu saiba ontem ocorreram aguaceiros e trovoadas bem intensos na zona de Aljezur...eles fazem previsões abrangendo distritos....e não localidades específicas...senão então eu posso dizer ( a título de exemplo) que o IM previa trovoadas para o ( distrito)Porto...mas a trovoada ocorreu em Penafiel....e com isso vou dizer que falhou porque não houve trovoada em cima da Cidade do Porto? Logo o IM falhou?:huh:

Isto é bem mais complicado do que parece, e a tarefa dos meteorologistas é por vezes bem ingrata....


Ora nem mais Snifa... E é realmente um pouquinho "ingrato" tantas vezes batalharmos nas mesmas ideias nestas linhas de discussão e depois ler certas coisas.

De uma vez por todas: OS ALERTAS DO IM SÃO LANÇADOS POR DISTRITOS!

Daí eu ter perguntado onde é que o IM errou... Previu o que aconteceu, lançou os alertas correctos... Todos podem falhar mas desta vez nem sequer falharam...

E quando nem sequer se falha ser-se acusado de falta de profissionalismo, é algo que dá que pensar...

E não me alongo mais, porque não quero de maneira nenhuma alimentar mais um "off topic".
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde ...
Bom mais um dia de verão (perdão outono) com um belo tempo de praia .... e chuva apenas na serra !!

Quanto ás previsões dos modelos está prevista desde Domingo até data incerta periodos de chuva e aguaceiros nas regiões do Norte e Centro mas em especial no Norte.

Ao pessoal do sul se calhar recomendava-se um passeio á beira mar e uma bela rega para quem tem horta !!
Porque os próximos 15 dias para o pessoal do sul está previsto bom tempo, ou pelo menos não está prevista chuva !!
Nada que não seja habitual por aqui .....

Cumprimentos, fiquem bem .... !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Boa tarde ...
Bom mais um dia de verão (perdão outono) com um belo tempo de praia .... e chuva apenas na serra !!

Quanto ás previsões dos modelos está prevista desde Domingo até data incerta periodos de chuva e aguaceiros nas regiões do Norte e Centro mas em especial no Norte.

Ao pessoal do sul se calhar recomendava-se um passeio á beira mar e uma bela rega para quem tem horta !!
Porque os próximos 15 dias para o pessoal do sul está previsto bom tempo, ou pelo menos não está prevista chuva !!
Nada que não seja habitual por aqui .....

Cumprimentos, fiquem bem .... !!

Nem mais Aurélio! Só tem chovido na serra. Ainda estive em Salir e pelo caminho apanhei uns valentes aguaceiros, em Loulé havia ruas em que as sargetas vertiam, vi vários ráios nuvem-terra. Hoje semelhante, vim agora de Lisboa, uns breves mas intensos aguaceiros a partir de Aljustrel. Aqui junto ao mar, nada, ouvem-se uns trovões muito ao longe de uma célula a NE aqui bem perto, que deixou chuva em Tavira (1,62mm). Isto já é offtopic, mas é para ilustrar que as previsões em situações convectivas são extremamente dificeis. (isto é bater no ceguinho :D) A zona de Faro e Olhão parece que tem um escudo anticonvecção, morre tudo na serra de Montefigo. :(
Quanto ao alerta amarelo de ontem para cá, não o acho de todo descabido, deve ter chovido bem pelo interior. Mas levanto uma questão. Para o alerta de calor, o IM basea-se na estação de Faro que, como sabemos, tem condições peculiares (o resto da região pode estar debaixo de calor abrasador e não há alerta porque em Faro a brisa maritima nao deixou a temperatura escalar). Por esta lógica, para o alerta de chuva, também se baseou em Faro? É que se assim for, enganaram-se redondamente. Se assim não for, há uma certa incoerencia. Acho que me fiz entender :D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
De quando em vez, lá aparecem aqui umas umas vozes críticas em relação aos modelos de previsão.
É normal que assim seja uma vez que alguns
confundem previsões com certezas.
Já aqui foi dito pelo Snifa e pelo Vitamos quase tudo.
Queria contudo dar um exemplo da fiabilidade
dos modelos que tanto nestas páginas analisamos.
A previsão da disposição das "peças" na sexta-feira à noite
para hoje era a seguinte ( escolhi o GFS como exemplo)

rtavn1081.png
[/URL][/IMG]

Pois bem : então vamos lá comparar com a situação verificada hoje
bem mais de 100 horas depois

rtavn061.png
[/URL][/IMG]

Descubra você as diferenças.
Creio que muito poucas, não?
As especificidades é que depois ditam desigualdades.

Se eu podia viver sem os modelos?
Podia, mas não era a mesma coisa...

Já agora , depois de alguma efervescência em alguns locais do
Continente (só alguns - muitos continuam a seco),
mais uns dias de alguma acalmia para depois,
no Domingo e Segunda chegar finalmente alguma chuva ao Noroeste (pelo menos)...
Isto segundo os tais modelos...e a tantas horas ainda...