Situação das Albufeiras a 31 de Maio de 2008
Depois de um mês de Abril chuvoso que fez com armazenássemos muita água nas nossas represas, (relembro que
em Abril verificou-se uma subida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas), tivemos um mês de Maio bastante húmido. Eu diria mesmo que mais húmido que chuvoso.
E assim, chegados ao final do mês de Maio, vemos que no geral,
estamos próximos dos valores médios de armazenamento para o mês.
No último dia do mês de Maio de 2008 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 3 bacias hidrográficas e uma descida em 9.
Das 56 albufeiras monitorizadas, 28 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 2 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Maio de 2008 por bacia hidrográfica apresentam-se próximos às médias de armazenamento de Maio (período 1990/2000).
SNIRH
Mas como já referi no último mês, nem tudo é cor-de-rosa. O nível de escoamento este mês voltou a ser inferior ao normal em quase todos os rios monotorizados. Significa isto que toda a água que cai do céu e corre nos nossos rios, tem sido armazenada artificialmente, e ajusante das represas a água pouco corre.
No mês de Maio de 2008, considerando as 56 estações hidrométricas monitorizadas, verificou-se que 9 estações hidrométricas apresentam escoamento mensal superior à média e 28 apresentam escoamento mensal inferior à média.
Comparativamente ao escoamento mensal de Abril de 2008 verificou-se uma descida do escoamento mensal em 24 estações e uma subida em 9 estações.
SNIRH
Por fim, alguns gráficos do volume de escoamento acumulado durante este ano hidrológico em alguns dos principais cursos de água do país.
Como vemos estão muito a baixo do valor normal.
Estamos mesmo a precisar de uma lavagem geral. Mas que venha no Outono, para que não prejudique a agricultura..
Lima
Tâmega
Douro
Mondego
Tejo
Guadiana
Sado
Em melhor situação está o rio
Arade - Algarve