Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
As imagens são impressionantes ( a 20 km da nascente)

:shocking:

foto2.jpg


foto3.jpg


foto5.jpg


foto6.jpg


foto7.jpg
foto9.jpg


foto10.jpg

Essa última imagem... é assim que o deserto começa... :facepalm:
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Por isso devíamos seriamente pensar na construção de centrais de dessalinização!
Centrais de dessalinização em nada servem para o interior. Já as barragens sim, fazem toda a diferença. Mas quanto a isso podemos agradecer aos politicos que fizeram contratos criminosos e a umas certas organizações de ambientalistas para as quais tudo é problema e nada é solução.

Felizmente o Alqueva foi avante, apesar das criticas de alguns iluminados("nunca iria encher na totalidade"), porque se hoje no norte e centro estamos assim o que seria do Alentejo sem Alqueva. Já Foz Côa não teve a mesma sorte.
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Deu hoje no jornal das 13 na rtp uma reportagem sobre as medidas tomadas na Galiza logo a seguir aos incêndios entre as quais colocação por via aérea de palha nas encostas ardidas, valas enormes de contenção, colocação de vedações tudo para contenção de cinzas e contaminação das águas bem como futuras derrocadas aquando das chuvas.

Isto para dizer que enquanto aqui andam a brincar ao faz de conta, às bocas abertas por causa da seca ninguém toma as medidas que lá tomaram para quando vier a chuva ela seja aproveitada e para evitar que depois andem a chorar que realmente houve chuva mas por causa dos incêndios as águas estão contaminadas e a lenga lenga do costume dos nossos queridos e competentíssimos políticos (só que não).:mad:

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/i...g-para-evitar-contaminacao-dos-solos_v1039802
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Centrais de dessalinização em nada servem para o interior. Já as barragens sim, fazem toda a diferença. Mas quanto a isso podemos agradecer aos politicos que fizeram contratos criminosos e a umas certas organizações de ambientalistas para as quais tudo é problema e nada é solução.

Felizmente o Alqueva foi avante, apesar das criticas de alguns iluminados("nunca iria encher na totalidade"), porque se hoje no norte e centro estamos assim o que seria do Alentejo sem Alqueva. Já Foz Côa não teve a mesma sorte.
Eu não digo que as centrais de dessalinização sejam a panaceia para todos os males mas deviam ser melhor estudadas. Eu tb sei que está a ser estudado o aumento da rede de pequenas albufeiras mas quando já se está no problema isso não resolve. Hoje aqui perto onde vivo foi inaugurado um furo público no lugar da Torre, pago pela Câmara da Batalha. Foi encontrada água abundante a 350m. Não foi barato mas vai resolver um problema crónico num lugar que não tinha água a não ser da rede. Vai ainda poder ser usada pelos bombeiros e encher o poço público. As câmaras podiam apostar numa rede de furos como redundância à rede pública.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Eu não digo que as centrais de dessalinização sejam a panaceia para todos os males mas deviam ser melhor estudadas. Eu tb sei que está a ser estudado o aumento da rede de pequenas albufeiras mas quando já se está no problema isso não resolve. Hoje aqui perto onde vivo foi inaugurado um furo público no lugar da Torre, pago pela Câmara da Batalha. Foi encontrada água abundante a 350m. Não foi barato mas vai resolver um problema crónico num lugar que não tinha água a não ser da rede. Vai ainda poder ser usada pelos bombeiros e encher o poço público. As câmaras podiam apostar numa rede de furos como redundância à rede pública.

Estudar as coisas nunca fez mal nenhum a ninguém, contudo e tendo em conta o panorama climático que conhecemos de Portugal, não faz muito sentido construir uma infraestrutura extremamente cara que será usada uma vez de 20 em 20 anos. Olhando para o caso das barragens em termos de utilidade não tem comparação.
Com isto não digo que no futuro com as alterações climáticas as centrais de dessalinização não possam vir a ser um recurso necessário.

Quantos aos furos, é possível que sejam uma solução mais viável, no abastecimento privado já o são. Em minha casa não usamos água da rede pública. Para o consumo da casa temos um furo com 70m e para o uso externo(regas e etc) um poço de anéis de betão com 12m. Felizmente ambos ainda com níveis de água satisfatórios tendo em conta a situação de seca.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Estudar as coisas nunca fez mal nenhum a ninguém, contudo e tendo em conta o panorama climático que conhecemos de Portugal, não faz muito sentido construir uma infraestrutura extremamente cara que será usada uma vez de 20 em 20 anos. Olhando para o caso das barragens em termos de utilidade não tem comparação.
Com isto não digo que no futuro com as alterações climáticas as centrais de dessalinização não possam vir a ser um recurso necessário.

Quantos aos furos, é possível que sejam uma solução mais viável, no abastecimento privado já o são. Em minha casa não usamos água da rede pública. Para o consumo da casa temos um furo com 70m e para o uso externo(regas e etc) um poço de anéis de betão com 12m. Felizmente ambos ainda com níveis de água satisfatórios tendo em conta a situação de seca.
Para mim neste momento tem de se pensar em tudo. Ou muito me engano ou as alterações climáticas no nosso país vão avançar mais rápido do que se pensa...
 
  • Gosto
Reactions: dahon e Cinza

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu diria que antes do desassoreamento deviam preocupar-se com a poluição. A cor daquela água é doentia.:disgust:

Concordo contigo, o veradadeiro problema é acima de tudo a poluição que tem crescido a olhos vistos.
Quanto ao assoreamento aquilo parecem-me ser uns bancos de areia, que estão a descoberto pois a água é pouca, e as margens são longas, nada de mais.
 
Última edição:

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,148
Local
Abrantes

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
DaniFR (não sei se és um entendido na matéria), mas não achas que o rio Tejo em Santarém (foto publicada acima) também não está a necessitar de um bom desassoreamento.
Não sou entendido da matéria. Como já foi dito, no caso do Tejo são bancos de areia, visto que nessa zona não existem açudes ou barragens, os sedimentos seguem o seu caminho em direcção ao mar, assim haja caudal. Também não se coloca o problema das cheias, o leito do rio é largo e tem encaixe para muita água. O problema do Tejo é mesmo a poluição e a seca.
Em Portugal tens também o exemplo do assoreamento da Barra de Aveiro que limita da dimensão dos navios que entram no porto.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
Esse senhor e um conjunto de cidadãos têm vindo desde ha anos a sinalizar as descargas da industria da celulose para o Tejo, mas infelizmente não se consegue fazer nada...lei demasiado branda e não existe fiscalização. As papeleiras fazem o que querem: É o eucalipto de um lado e as descargas poluentes de outro.

TEJO :

Vejam só isto, isto é um derrame , ja nem é simples poluiçao :

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https://www.facebook.com/arlindomanuelconsolado.marques/videos/1612977412092605/&show_text=1&width=560" width="560" height="444" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allowFullScreen="true"></iframe>


https://www.facebook.com/sergio.rosa.31149
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A casa dos meus avos no Algarve tem acoteia e cisterna.

A horta tem poco e tanque. Cheguei a tomar banho com agua da cisterna aquecida no fogao quando falhava a agua da rede. E a regar as arvores da horta com baldes, tirando a agua manualmente do poco.

Era assim na regiao decadas atras... nao sera hora de voltarmos a repensar a arquitectura e de recuperarmos estes elementos da nossa arquitectura tradicional?