Seguimento Sul - Abril 2011

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui por Silves também choveu torrencialmente por volta das 15h20. No Sitio das Fontes o rain rate máximo registado foi de 167mm/h, tendo aumentado o acumulado para os 17,8mm:rain:, enquanto que aqui em Silves tenho um acumulado de 11,5mm:rain:.

Hoje foi o dia com maior precipitaçõa registada no Sitio das Fontes, para este mês de Abril.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Já se ouve a trovoada. Chuva fraca e 14.0ºC. 86% HR.

Está em deslocamento para norte e vai passar mesmo sobre Portalegre; deixou muita chuva aqui em Estremoz. Entretanto, começam a surgir novas células a sul de Estremoz ...
Toda esta nebulosidade tem sido favorecido pelas temperaturas que chegaram a estar acima dos 20 ºC e pela presença de relevos montanhosos que reforçam consideravelmente o crescimento vertical das nuvens.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Já em Évora:

De caminho deparei-me com uma bela trovoada acompanhada de forte chuvada na zona de Sousel.

Aqui por Évora só alguns pingos e vento!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Cá mais para baixo e passada a fase convetiva avista-se já a 2ª dose no satélite. Deve começar novamente a chover pela fresquinha...

201104301700msg2msgirat.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a tarde foi marcada por um aguaceiro muito forte como o stormm referiu.

Máxima: 19.7ºC
mínima: 13.4ºC

Precipitação: 14 mm
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 20,8 ºC (13h15)


CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 14,4 ºC
Pressão atmosférica = 999 hPa

A tarde de hoje apresentou-se muito cinzenta, com chuva moderada a forte e acompanhada por trovoada; períodos de chuva mais branda desde as 19h15 até agora
:rain:

Este mês: Temp. máxima = 29,2 ºC (dia 15); temp. mínima = 7,2 ºC (dia 4).
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Olá a todos!
eu tenho um vídeo que gravei no dia em que houve o Tornado em Portimão (Não tinha net enquanto tive de férias e só agora é que cheguei a casa)
Este fenómeno que gravei, não me atrevo a chamar-lhe tornado porque não percebo nada do assunto, mas achei muito parecido. De inicio consegui ver uma espécie de "coluna" com ventos circulares, mas depois a coluna foi desaparecendo restando apenas aquilo que vão ver no, vídeo. Ocorreu por volta das 14:25 em Lagos no Algarve em frente a Meia praia. Ocorreu no mar mas depois atingiu a praia. Os ventos eram muito fortes como alias se pode ver pelas palmeiras. Durou no maximo 2 a 3 minutos mas só consegui apanhar em vídeo os momentos finais.

Deixo-vos o link para o vídeo no youtube porque não consegui incormporar aqui o vídeo.

link: http://youtu.be/CFNwVDF5GoA

Abraço

YouTube - Temporal em Lagos

Penso não ser muito normal escrever num seguimento com mais de um ano, mas ao navegar pelo Youtube, reparei neste vídeo. Penso que poderá ser a mesma tromba d'água, mas na sua fase «madura».

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=VV-MdxVAD6U&feature=endscreen&NR=1"]Algarve Water Spout - YouTube[/ame]

Peço desculpa por "ressuscitar" este tópico de seguimento, mas penso ser importante.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Penso não ser muito normal escrever num seguimento com mais de um ano, mas ao navegar pelo Youtube, reparei neste vídeo. Penso que poderá ser a mesma tromba d'água, mas na sua fase «madura».

Algarve Water Spout - YouTube

Peço desculpa por "ressuscitar" este tópico de seguimento, mas penso ser importante.

Espectacular :thumbsup:
Sem dúvida um fenómeno que merece ficar gravado nos arquivos da nossa meteorologia.

Grande partilha!