Seguimento Sul - Abril 2012



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui por Silves tudo calmo... o céu tem estado muito nublado, têm caido algumas pingas durante o dia, rendendo, até agora, 1,4mm no Sitio das Fontes. Trovoada nada... a máxima do dia foi de 19,5ºC e a mínima foi de 10,8ºC. Neste momento sigo com 14,6ºC.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Hoje, em viagem desde Portel para Lisboa, com alguma chuva, principalmente entre Montemor e Vendas Novas, onde trovejou com bastante intensidade por volta das 17:30.

À saída de Portel, vendo-se a ponta da célula que afectou a região entre Évora e Beja por volta das 15/16 horas:

FUfnz.jpg


FFuAL.jpg


A planície alentejana sob grande escuridão (desde São Manços para norte, célula que afectou a zona do Redondo):

sDdbr.jpg


À aproximação de Montemor, o céu começa a carregar-se:

P0yyP.jpg


E começa a chover, primeiro de forma fraca, e com uma formação um pouco estranha, que visualmente até parecia um tornado:

B3LsY.jpg


p8EIn.jpg


XlLU6.jpg


Mas não era, tratava-se de um pequeno braço a níveis muito mais baixos que as restantes formações, e que se vê aqui a meio da foto, já ao longe:

QiE35.jpg


FhSNT.jpg


Já a caminho de vendas Novas começa a chover torrencialmente, com forte trovoada:

gUuxX.jpg


xbShG.jpg


wkoJY.jpg


E desde Alcochete, a vista para as células do Ribatejo:

IhLEM.jpg
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Era para fazer a viagem Évora - Setúbal hoje, mas adiei para amanhã de manhã! Não me está a apetecer muito fazer viagens a chover copiosamente e com trovoada à mistura...

Estou a ver, pelas fotos do user David, que tomei uma boa decisão!

Já me bastou na 6ª ter demorado 1h40m a fazer 100 kms devido à intensa chuva que se abatia.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
As células parecem estar a formar-se agora, impressionantemente. Na baixa da cidade sigo com uma chuva ténue e apenas com 0,3mm, na parte alta tenho relatos de chuva relativamente moderada, mas que progride para NW. A diferença em poucos km é muita.

10,8ºC e 97% HR.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

A noite foi de pouca chuva e a trovoada que andava na zona de Sagres não chegou cá. O dia amanheceu com alguns chuviscos, que continuam neste momento. Para já, 1,4mm acumulados no Sitio das Fontes. Sigo com 13,3ºC e vento nulo.

Nota para o evento actual, que já rendeu 27,2mm nestes 4 dias.